Seguimento Marítimo 2025 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc.)

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Até Domingo vai baixando a temperatura da água na costa Sul; na costa Oeste mantém-se ou tem uma ligeira subida a norte, depois e até 23, segundo o ECMWF 12z de ontem, baixa significativamente na costa Oeste. No Sotavento não deverá em todo este prazo descer dos 20ºC/21ºC. As anomalias são negativas em todo este período.

Obrigado! Bem...la se vao as minhas esperancas de se manter nestes 23/24 ahha.

Ver anexo 24015

Agua geladinha para todos, ao menos ninguem se fica a rir.
1752144724520.webp

Aparentemente melhorou um bocadinho, acho. :)

Autoridade Marítima deteta “onda de calor marinha” no Algarve​

Autoridade Marítima deteta “onda de calor marinha” no Algarve​

Como ocasionalmente abordo, é um tópico importantíssimo mas miseravelmente explorado -> https://psl.noaa.gov/marine-heatwaves/ & https://www.mercator-ocean.eu/ocean-intelligence/state-of-the-ocean/marine-heatwaves-archive/

MHW_maps_demo_detrend_global.png

Curioso, a bóia costeira em Faro marca 20.2°C e a oceânica marca 22.3°C.

Estou neste momento na Costa da Caparica e a água do mar está incrível. Maré cheia, vento nulo na praia e a água a uns 19 ou 20°. A semana passada mal se podia entrar na água de gelada que estava.

De momento, vento de Leste, na semana passada estavamos com Nortada forte, será por isso que aqueceu?

Estou neste momento na Costa da Caparica e a água do mar está incrível. Maré cheia, vento nulo na praia e a água a uns 19 ou 20°. A semana passada mal se podia entrar na água de gelada que estava.

De momento, vento de Leste, na semana passada estavamos com Nortada forte, será por isso que aqueceu?
Possivelmente devido ao vento de sul/sudoeste que se manteve até meio da tarde de ontem. Além disso, a partir da tarde surge a nortada, mas não é intensa o que não arrefece muito a água como é normal. Hoje e nos próximos dias deverá manter-se este cenário.

Hoje fui à praia da Costa de Caparica e a água estava ótima, a temperatura devia andar na casa dos 19ºC e a do ar nos 26 a 27ºC com o vento a soprar fraco de SO.

• Gosto
Reactions: StormRic