Quando falas costa de Portugal, só se te tiveres a referir uns 20 km da costa, porque tudo o que é mais distância do mar é logo um forno. Isso funciona em todos os países, incluindo França. Brest quase não tem dias de calor, por exemplo.Andei a semana passada de férias pela Suica e zona de Colmar em Franca, e devo dizer que nunca mais me apanham no sul da Europa no Verao. É absolutamente insuportavel o calor. Só nos Alpes é que se anda bem. As noites nao refrescam como na costa Portuguesa e as casas nao tem ar condicionado, ou seja é impossivel dormir. Durante é um calor humido quase irrespirável. Sinceramente, acho que os paises que vivem do turismo no Verao tem seriamente de repensar o seu modelo economico. Conheco alias cada vez mais gente a fazer férias no Norte da Europa. Italia, Sul de Franca, Grecia e Espanha sao para esquecer. Portugal safa-se pela proximidade ao Atlantico, pelo menos no litoral.
Espanha certamente vai tirar ilações rapidamente! Temos estado a comparar-nos este ano com outros países Europeus mas esquecem-se dos anos em que só Portugal ardia. Espanha a seguir a 2022 tem agora o pior ano de incêndios de sempre. Os restantes anos praticamente era irrisório face à dimensão do país. Não sei qual a generalidade das causas mas acredito que vão ter uma resposta mais robusta do que a nossa!![]()
Controlado fogo na Extremadura espanhola. Avançava há dez dias
A área ardida em Espanha este ano ronda os 400 mil hectares. Em Cáceres, Extremadura, arderam 17.300 hectares.www.publico.pt
Pode tirar, mas a gestão do território em Espanha depende muito das regiões autónomas. Na Galiza certamente não são tiradas ilações que se vejam no terreno, está tudo na mesma há décadas (tal como em Portugal).Espanha certamente vai tirar ilações rapidamente!
É verdade. Grande inversao termica por aqui esta noite. Na zona junto a fronteira do Luxemburgo chegou mesmo a -2C e -1C em alguns vales. Ha fotos de geada e gelo. No entanto nao é excecional para esta altura do ano.