Seguimento Meteorológico - Europa 2025

Segue-se por aqui uma noite de autêntico temporal em Roterdão, com trovoada à mistura. Acho que é a primeira vez que apanho chuva a sério desde que cheguei aqui há um mês... :rain: :trovao:
 
Segue-se por aqui uma noite de autêntico temporal em Roterdão, com trovoada à mistura. Acho que é a primeira vez que apanho chuva a sério desde que cheguei aqui há um mês... :rain: :trovao:
Eu já estive aí de férias há uns 17/18 anos, e gostei imenso.
Recordo-me que estive em várias cidades da Holanda, agora tem de se dizer Neerdland, estive aí num final de maio ou início de junho, apanhei sempre bom tempo, nada de frio ou chuva, mas aí as casas estão preparadas para isso.
Se tiveres oportunidade visita outras terras, eu numa semana visitei Roterdão, Amesterdão, Delft, e Haia, e uma famosa praia ao pé de Haia.
Voltando ao clima prepara-te para o inverno. Voltando ao off-topic, a vida não é barata aí, e na altura uma coisa que reparei os holandeses, não apreciavam quem não falava holandês. Se puderes visita o máximo possível do país, os transportes públicos funcionavam bem, mas o comboio era carote. O que é surreal era os parques de estacionamento com centenas de bicicletas, é um outro mundo.
 
Recordo-me que estive em várias cidades da Holanda, agora tem de se dizer Neerdland
Isso é algo que não sabia antes de vir para aqui, mas para os holandeses "Holanda" ("Holland") e "Países Baixos" ("Nederland") são coisas diferentes. Para eles o país chama-se Nederland, enquanto que a Holanda é uma região correspondente a duas províncias do país: Noord-Holland e Zuid-Holland. :eek:

Se tiveres oportunidade visita outras terras, eu numa semana visitei Roterdão, Amesterdão, Delft, e Haia, e uma famosa praia ao pé de Haia.
Já visitei todas essas cidades, tirando Delft, simplesmente não partilho todas as viagens que faço convosco porque não tenho de o fazer. Inclusive já fui à Flandres e a Bruxelas também. E fui também ao norte dos Países Baixos, à zona dos diques gigantescos e da aldeia de Gietoorn. :D

a vida não é barata aí
Pois não, sobretudo para quem tem um salário português.

os holandeses, não apreciavam quem não falava holandês.
A sério? Isso já deve ter sido há vários anos, porque a experiência que tenho não poderia ser mais distinta. A realidade é que, até ao momento, só devo ter apanhado uma ou duas pessoas holandesas que não sabem (ou não querem) falar inglês, maioritariamente pessoas idosas. Os imigrantes tendencialmente tampouco falam inglês, mas o resto (e sobretudo os mais jovens) falam muito bem inglês, aliás. :)

os transportes públicos funcionavam bem, mas o comboio era carote. O que é surreal era os parques de estacionamento com centenas de bicicletas, é um outro mundo.
Não é só o comboio, todo o transporte público é caro aqui. Por outro lado, a qualidade do transporte público é incomparável à que existe em Portugal. :w00t:
 
:lmao:
Ah, os holandeses... é complicado para alguns belgas, veja a história da divisão do século XVI.

Tem que ir comer mexilhões de Zeeland.


Sabia que os holandeses, belgas e luxemburgueses estão (estavam) na vanguarda com o Benelux. https://www.benelux.int/fr/
Em termos de urbanismo, estão 30 anos à frente, pois grande parte do país está abaixo do nível do mar.
Para terminar, os flamengos (belgas do norte) e os holandeses são como os valões (belgas do sul) e os franceses.

Os belgas são complicados... e ainda há a comunidade germanófona.
 
rcc_eude_month_eur_ttt_ano6_2025_14.png
 
Nestes últimos dias já devo ter vivido mais dias de trovoada do que lá em casa, na Charneca, durante um ano inteiro. :trovao:

Entretanto esta noite parece que vai passar uma frente fria a sério, que deverá acumular mais de 20 mm no local onde me encontro segundo a KNMI. :rain: Amanhã, em contrapartida, já foi emitido aviso amarelo para vento forte para a região.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980