Recordo-me que estive em várias cidades da Holanda, agora tem de se dizer Neerdland
Isso é algo que não sabia antes de vir para aqui, mas para os holandeses "Holanda" ("Holland") e "Países Baixos" ("Nederland") são coisas diferentes. Para eles o país chama-se Nederland, enquanto que a Holanda é uma região correspondente a duas províncias do país: Noord-Holland e Zuid-Holland.
Se tiveres oportunidade visita outras terras, eu numa semana visitei Roterdão, Amesterdão, Delft, e Haia, e uma famosa praia ao pé de Haia.
Já visitei todas essas cidades, tirando Delft, simplesmente não partilho todas as viagens que faço convosco porque não tenho de o fazer. Inclusive já fui à Flandres e a Bruxelas também. E fui também ao norte dos Países Baixos, à zona dos diques gigantescos e da aldeia de Gietoorn.
Pois não, sobretudo para quem tem um salário português.
os holandeses, não apreciavam quem não falava holandês.
A sério? Isso já deve ter sido há vários anos, porque a experiência que tenho não poderia ser mais distinta. A realidade é que, até ao momento, só devo ter apanhado uma ou duas pessoas holandesas que não sabem (ou não querem) falar inglês, maioritariamente pessoas idosas. Os imigrantes tendencialmente tampouco falam inglês, mas o resto (e sobretudo os mais jovens) falam muito bem inglês, aliás.
os transportes públicos funcionavam bem, mas o comboio era carote. O que é surreal era os parques de estacionamento com centenas de bicicletas, é um outro mundo.
Não é só o comboio, todo o transporte público é caro aqui. Por outro lado, a qualidade do transporte público é incomparável à que existe em Portugal.