Seguimento meteorologico Japao 2018

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Hoje seguimos em Nagano com clima bem frio e vento bem puxado de norte, agora sigo com na minha cidade fazem 3,6 as 17;00

Esta a nevar fraco devido a um intenso sea efect snow a pressao central da area de baixa pressao que esta a causar o sea effect snow esta em 980hpa com 3 centros.

E estamos a beira da entrada de uma siberiana muito intensa, nas areas de Niigata estao prevendo uma tempestade fenomenal com ventos de ate 30m/s, amanha a pressao vai cair para 960hpa a alta da siberia estara em 1048hpa o que da um gradiente de pressao de quase 100hpa num espaco nao maior que 3000km !
 


Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Ainda seguimos com tempo bem frio a tempestade ainda nao desarmou e esta a nevar miseravelmente forte na área voltada para o mar do Japao.

Essa é uma imagem do radar meteorológico por incrível que pareça essa nuvem de neve esta com potencial de precipitação de 50mm :eek: alguém consegue imaginar como isso deve ser SOBERBO !!! e essa área esta sobre uma intensa atividade eletromagnética, essa é uma das poucas áreas do mundo que neva muito frequentemente com raios e trovoes embora os raios sem trovao sejam mais comum, devido o mar do Japão ser extremamente quente devido a corrente quente que possui e também devido ao ar frio da Sibéria ser extremamente frio isso propicia fortes tempestades de neve convectivas com trovoadas !

sigo agora com -6c as 23'00
 
Última edição:

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Ao ver isto lembrei-me, por acaso, de há quase um ano atrás ir buscar dados de uma climatologia, penso que do NODC, para essa zona e nessa altura achei interssante a disparidade de temperaturas entre o Norte e Sul do mar do Japão. Fui agora revisitar os dados e realmente é interessante aquela corrente de água mais quente junto à costa contrastando em quase 12ºC com a costa oposta. Deixo aqui a imagem para o mês de Janeiro.
LzHzpZE.png
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Eu desde há alguns anos que acho o clima subtropical húmido do Japão curiosíssimo, nomeadamente da costa oeste. O seguimento do cubensis foi a chave para isso.
Verões quentes mas húmidos e chuvosos (regime de monção que chega até quase aos 40º de latitude norte), águas mornas tanto para banhos nos meses quentes (para quem vive na costa e gosta de praia) como para proporcionar o tal "Sea Effect Snow" brutalíssimo. A ilha de Hokkaido tem as maiores acumulações de neve do mundo.
Depois há os ciclones tropicais.
Deve ser o melhor país para meteo/geoloucos. Paralelamente a um seguimento meteorológico animado, há sempre a possibilidade de sentir a adrenalina de um sismo, quando não é fatal claro.

:D


(Vídeo de Janeiro de 2017 - vejam em HD)
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Hoje em Nagano estamos com uma atmosfera primaveril a máxima foi de 11,9c a mínima em 1c lembrando que o clima Japones é bem estavel e essas entradas de sul tao intensa nao fazem parte do esperado para janeiro.

Ontem devido a uma área de baixa pressão tivemos quase 50mm acumulados de chuva. Porem o frio anormal que esta fazendo na Siberia mongolia, vai comecar a descer e estao previsto para depois da passagem de mais um ciclone extratropical uma poderosa entrada siberiana para dia 23-25 os modelos estao prevendo uma iso a 850hpa de até -15c em Hokkaido até -20c.

E neve para varios dias seguidos embora o clima do sul de Nagano seja muito continental para as nevascas do mar do japao chegarem aqui, o maximo que chega até aqui é 15-20cm de puro powder, quando vem de norte, de sul pode chegar ate 1 metro quando passam ciclones na costa do pacifico como dia 22 esta previsto.

Estamos bem no deep winter agora (final de janeiro comeco de fevereiro)
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Hoje como previsto ocorreu uma nevasca que somou 10cm em minha cidade, em Tokyo chegou a 20cm.
Ate agora foi a maior do ano a temperatura ficou em 0c a maior parte do dia, devido a alta temperatura os flocos hora caiam bem grande e bem lentos devido ao baixo indice de vento. Nao foi causado pelo sea effect e sim por uma frente quente que passou ao sul.
Amanha vai chegar a maior onda de frio do ano e pode ser a mais intensa de vários anos, vai causar um imenso sea effect com muito powder snow as iso vao descer até -25c(850) no norte do mar do japao, e em boa parte do mar do japao vai ficar em -20c. A siberiana vai ser intensa!

Aqui na minha cidade como avia dito muito raramente chega a nevar forte quando vem do sea effect porem desta vez estao prevendo neve forte para quase 3 dias seguidos, a ultima vez que chegou a 20cm vindo de norte foi a 14 anos atras. porem aqui quando o sea effect ta forte fica nevando fraco vários dias seguidos, aqui na minha cidade esta previsto para chegar a -14c a ultima vez que chegou assim foi a 14 anos que chegou a -18c
 
Última edição:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
enquanto a Europa passa por um inverno quente aqui no Japao seguimos ainda com a entrada siberiana hoje nevou o dia todo fraco a maxima foi de -3c agora as 20;00 fazem -5c ainda nevando fraco (sea effect ). a neve que caiu dia 22 ainda nao derreteu.

100KM ao norte em Hakuba a maxima foi de -6c e agora esta -9,5c e nevando forte (eu nunca vi nevar a -9c aqui na minha cidade, deve ser puro powder nao? ainda mais com uma iso 850hpa de -20c ).

Amanha segundo a previsão sera sol (o que eu duvido muito acho que vai continuar nevando fraco) e máximas ainda negativas
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Minha casa em Hakuba (eu vou pra la normalmente quando sobra um tempinho )



So que nao! rs quando eu for rico com certeza eu vou comprar uma assim huahua
Agora fazem -5,2c e parou de nevar rs

Que sonho! Principalmente com a paisagem exterior! Sempre sonhei em ter uma casa assim. Uma na neve e outra na praia! ahaha
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Agora em minha cidade fazem exatos -10c Temperatura mais baixa do inverno ate agora sao 00'40 da noite amanha a minima provavelmente vai ficar abaixo de 11c :cold: O ceu esta incrivelmente estrelado e o vento e nulo
Então a temperatura vai subir 21ºC ?
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Agora chegamos na epoca que o clima fica meio monotono no sul de Nagano, nao neva e nem chove e o ceu fica bem azul com nuvens de neve sobre os alpes.

Segundo a previsao isso vai durar até sexta, quando a possibilidade de neve aqui no sul devido a uma frente quente que passara de sul. Hoje a máxima foi de 5,5c e a mínima -4c.

O lago de Suwa aqui da cidade começou a congelar devido as minimas que chegaram a -11c a uns dias atras


E aqui em Kurumayama que é uma regiao com varios skis e esse ponto esta a 1900m de altitude é como se fosse a serra da estrela do Japao eu sempre gosto de ir para la desfrutar o crepúsculo de inverno quando o ceu fica indigo é incrivel !(esse dia porem tava cedo )
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Hoje em minha cidade tivemos mais um dia frio a Mínima ficou em -9c a máxima em 5c. O vento hora soprava forte porem o céu estava bem azul e os alpes bem visíveis.

Amanha ficara bem nublado (nuvens altas ) devido a proximidade de uma frente quente e durante a noite pode chegar a nevar, a frente quente passara bem ao sul +-200km. entao a influencia nao vai ser tao intensa.

Porem estao prevendo mais uma onda de frio que vai vim da Sibéria bem intensa, e um sea effect snow bem intenso, até mesmo aqui chegara a nevar e ficara nublado vários dias seguidos
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Hoje seguimos com um clima um pouco mais quente do que a media, como esperado tivemos uma neve anteontem a acumulação foi bem maior do que o esperado, mesmo a frente quente ter passado bem ao sul, tivemos 20cm de neve. como nevou com temperaturas negativas a acumulação de mm ficou 9mm.

Estamos na eminencia de um forte entrada Siberiana as isos vao chegar a -14c (850hpa) o lago congelo de ponta a ponta, e as minimas vao chegar até -13c devido a imensa forca da onda de frio.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES