Seguimento meteorologico Japao 2018



Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Estamos no auge do inverno essa onda de frio que chegou agora é a mais forte do ano agora fazem -4,3c as 23'00hrs.
Em algumas cidades da regiao do mar do Japao chegaram a acumular 1 metro nos últimos 3 dias.
Depois que o sea effect abrandar la pelo dia 8 as minimas previstas estao para baixo de -12c.
E teremos ai outra onda de frio de quase mesma intensidade... Esse ano parece que vai ser um fevereiro bem frio e nevoso, pelo menos a 5 anos nao fazem tanto frio como esse ano
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
O clima ainda esta bem frio e estamos sobre um entrada de norte com ventos durante o dia, é bem frio quando venta forte com temperaturas próximo a 0c.

Essa foto é de sabado antes da chegada de uma area de baixa pressao, essas nuvens sao da frente quente alguns minutos antes de começar a nevar bem molhado a maxima tinha sido de 5c. O lago ja tava quase derretendo



parece algum lugar na Groenlândia nao ?
 
Última edição:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Aqui em Nagano o clima se abrando bastante ontem tivemos uma forte nevada causada pelo sea effect snow porem nao acumulou muito algo entre 2cm.
As nevadas causadas pelo sea effect sao muito bonitas e devido ao forte fluxo de norte hora parecia um furacao de neve e vento branco hora acalmava e os flocos ficavam gigantes caindo bem lento.

Agora sigo com -3c as 10hrs o frio ja esta de pouco em pouco abrandando e o dia ficando mais longo
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
O clima em Nagano deu uma boa amenizada, parece ate dificil de acreditar que estava ate a alguns dias atras fazendo aquele frio tao intenso.
Hoje a maxima ficou em 8c a minima foi de -6c



o clima tem ficado assim com nuvens altas e céu nao cristalino, a previsão esta para continuar assim e ascencao de temperatura nenhuma forte siberiana prevista para os proximos dias nem sea effect snow forte
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
O clima em Nagano mudou grandemente de frio com fortes ventos vindo do Norte (siberiano) Para ventos com predominância de Sul e quase nenhum sea effect.

Hoje a maxima foi de 16c embora a minima tenha ficado em -5c.
Foi uma mudança brusca e como sempre a tendência é uma volta intensa do frio, como nao houve grandes nevasca esse ano(>30cm) (a utima vez que isso aconteceu ja faz mais de 4 anos )
Estamos ainda na esperança de uma forte nevada causada por frente quente e depois uma forte entrada siberiana, para esse inverno nao passar em branco.
Tudo indica que essa anormal entrada de sul terminara dentro de 4dias e ai sim poderemos ter uma semana bem de inverno com nevascas.
Aqui no sul de Nagano a epoca mais provavel de nevar forte (mais de 30cm) é de meados de fevereiro até meados de marco quando o sol ja esta mais quente e evapora melhor o mar
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Ate agora o clima de Nagano sofreu uma grande mudança as ISOs (850hpa) negativas estao se afastando a uma velocidade impressionante um pouco a oeste na mongolia as ISOS de 10c ja podem ser observadas. Amanha sera a saida definitiva das ISOS de 0c (podem voltar mais nao igual antes) O japao tem uma peculiaridade de ter uma grande predominância de ISOS negativas de novembro ate meados de marco, Algo bem uniforme coisa que seria esperado em grandes latitudes e nao tao proximo do equador como o centro do Japao unicamente possível pela forte influencia das siberianas

O continente se aqueceu assombrosamente rápido e areas que estavam com ISOS de >-20c estao agora com 5-10c.
O clima do Japao porem tem uma volatilidade menor que a do vizinho continental, e as ISOS aumentam de forma mais devagar. Porem como o clima do Japao sofre grande influencia tambem do clima continental, teremos uma subida acentuada, maximas em 20c e minima acima de 4c. As ISOS vao chegar proximo a 10c (Depois de quase 5meses)
Encerrando assim muito prematuramente o inverno 2018

porem Hokkaido que nao sofre tanta influencia do clima da China tera ISOS ainda berando -20c para essa semana. Embora o que aconteceu na China Mongolia (o aquecimento anormal abrupto) tambem influenciara no Clima de Hokkaido.
Hokkaido tem um clima fortemente influenciado pelas entradas de noroeste que vem diretamente da Siberia e a costa leste fortemente influenciada pelo Gelado oceano de Okhostk (que congela todo ano ate a altura de Hokkaido)

Ontem tivemos Neve forte causada por um fenomeno que nao foi nem Sea effect e nem frente quente, eu nunca tinha visto, porem nao rendeu grandes acumulacoes algo entre 1cm.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Ontem depois de 4 meses e 1 semana a maxima passou de 20c ficando em 20,8c. dando um gostinho de temperaturas mais agradaveis.

Essa é uma foto recente dos alpes aqui da regiao ainda muito brancos.


Hoje devemos ter sol forte e tivemos ontem neve nos alpes que por incrivel que pareça caiu no meio da montanha nao no topo e nao na base, no meio!
A minima de hoje foi de -2,2c e agora fazem 5c as 11"30.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Estamos sobre uma alerta de tempestade de neve para amanha exatamente no primeiro dia de primavera !
Essas tempestades que se formam com uma area de baixa pressao a norte como essa que aconteceu em janeiro desse ano

Tendem a ter neve com chuva. porque o ciclone mais a norte puxa toda as isos negativas


Agora essa que se formou para manha sao as perfeitas, que nao tem nenhuma area de baixa pressa ao norte e esta passando a sul da ilha principal que quer dizer que vai puxar uma iso negativa para a ala norte da tempestade que resulta em grandes nevascas. So nao da para saber se vai ser forte porque ja esta muito quente para uma nevasca colossal, mais esse sistema de tempestade sempre geram algo entre 20 a 50cm de uma so vez quando sao mais violento, esse inverno é o primeiro (ou melhor essa primavera )
Podem passar muitos anos e nao acontecer nenhuma vez no inverno todo uma area de baixa pressao assim as da imagem acima sao mais comum, ate o ano de 2006 eram muito mais comum essas tempestades sem outro ciclone a norte, o que geralmente "estraga" a tempestade por puxar isos positivas acima do Japao
 
Última edição:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Aqui no Japao seguimos com um clima atipico. Semana passada varios dias chegou a 25c, e ontem e ate-ontem tivemos neve moderada causada pelo sea effect snow !!!
Isso é invulgar de clima tropical passamos para clima boreal isso em menos de 10 dias !
A iso de 0c foi embora e hoje deve chegar a 18c !
 
Última edição:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Agora estamos no ponto máximo de umidade, essa época que o sol chega no máximo possível, no Japao tem um efeito curioso, o Japao é uma ilha mas o seu clima nao aparenta ser de ilha (a parte de Nagano ) mas com o sol em quase potencia maxima (77graus) o nível de evaporação atinge tal nível que parece que todo o pais fica com clima de ilha superchuvosa.

Qualquer coisa chove ! ate mesmo aquelas nuvens finas com céu ensolarado faz chover!!! isso dura ate meados de mes 7 qualquer coisa faz chover!

Isso me faz lembrar(2009-2010) quando morei em Sado (ilha no estado de Niigata ) em finais de outubro quando cheguei a ilha o clima era bem semelhante tudo fazia chover, essa epoca (outubro-dezembro) as massas de ar frio da siberia comecam a descer e na area do Mar do Japao so chove ! tudo faz chover qualquer coisinha mesmo.

E como o ar frio da siberia é muito intenso as tempestades sao colossais ! com raios trovoes granizo é um espetaculo a parte e quanto mais vai chegando proximo do final de ano as tempestades ficam mais furiosas! um pouco antes de virar verdadeiros furacoes de neve! é um show raro o clima do mar do Japao !

Ano retrasado quando tive o prazer de morar 2 meses em Nagaoka (Niigata) novembro e dezembro(fui nessa epoca exatamente para pegar o maximo do clima extremamente umido dessa temporada), peguei o começo dessa epoca extremamente chuvosa da area do mar do Japao.
Chove muito novembro, é normal chegar novembro e nao ter sequer 1 dia de sol o mes inteiro ! 16:50 ja esta absolutamente escuro de tantas nuvens. a media nos anos mais chuvosos novembro chega acumular até 500mm dezembro pode chegar até 600mm 700mm!! e depois de meados de dezembro cai em forma de neve toda essa precipitação !!!

Eu costumo dizer que quem nunca morou em Niigata nao sabe o que é nevasca !!! e Nagaoka é uma cidade grande 250mil habitantes, mas as pessoas la sao bem diferentes eles sao bem isolados do resto do Japao e Nagaoka é conhecido por ser um dos Lugares que mais tem garotas bonitas do Japao é muito interessante e elas sao bem bonitas mesmo !!! o clima permanentemente nublado de final de ano deixa as garotas com um olhar albino que combina muito rs...
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tufão Nº7 deixa feridos em sua passagem por Okinawa

O tufão Prapiroon trouxe chuva e ventos fortes para a província de Okinawa e, até amanhã desta segunda-feira (2), havia deixado quatro pessoas feridas, divulgou a Kyodo. Desde o meio-dia desta segunda-feira, o 7º tufão da temporada estava localizado a 160Km ao norte de Kumejima, no Mar do Leste da China. Com uma pressão atmosférica de 965 hPa e ventos de até 180Km/h, ele estava se movendo par o norte em direção a Kyushu com velocidade de 20Km/h, de acordo com a agência de meteorologia.

A agência prevê que o tufão se moverá na direção nordeste no Mar do Japão após se aproximar de Kyushu, possivelmente trazendo chuva pesada para uma ampla área no oeste do arquipélago principal.Nas 24 horas até o meio-dia de terça-feira (3), partes do sul de Kyushu poderão ser atingidas por 300mm de chuva, enquanto a parte norte de Kyushu, Shikoku e Okinawa também terão forte precipitação. Ventania intensa afetará Kyushu e as ilhas tropicais de Amami e de Okinawa até a terça-feira.


A agência de meteorologia alerta para deslizamentos, forte ventania e inundações.

Portalmie

 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES