Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O nosso clima nunca teve neve a cotas baixas todos os anos. O normal é a sua ocorrência com intervalos de vários anos.

Com uma exceção, que foi o anormal período dos anos 30 / 50, em que furacões percorriam o Atlântico e chegavam à Europa no inverno, o Algarve cobria - se de neve a cota zero e havia secas que duravam anos.

Além do mais, do que tenho visto , nos últimos tempos, seja lá qual for a razão, vejo todo o Hemisfério Norte em mudança, não só o nosso país.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Esta imagem está monumental. Hoje no Estádio da Choupana, Madeira:

CY8QAMZW8AA0FfN.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ultimamente, tenho ouvido falar por aqui de entradas frias para aqui, para ali e para acolá. O que eu vejo é tendência para temperaturas( máximas e mínimas) bem acima da média para a época para os próximos tempos.

E a Primavera a dar sinais de querer já entrar no final de Janeiro ( eu já tenho árvores a florir, por isso a Primavera deve estar para chegar), apesar de este inverno estar a ser uma pálida amostra. :facepalm:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Este Inverno tem sido um autêntico flop nem tenho muitos adjectivos para descrever a desilusão que tem sido. A questão é que é já o 2º Inverno seguido extremamente desinteressante que assistimos, esperemos que estas amostras de Inverno, sejam compensados no futuro.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tenho visto nespereiras carregadas de nêsperas quase comestíveis, estranho inverno este. :wacko:

Sim é verdade esta ano por aqui as nespereiras estão bem carregadas, também se deveu pelo facto de não ter chovida na sua floração.
Ainda a semana passada comentei com o meu pai, que elas tinham mais frutos do que folhas.
Mas creio que a maturação dos frutos não deve de ocorrer antes de finais de Abril/princípios de Maio, pelo menos costuma ser assim todos os anos.
As minhas nêsperas estão do tamanho de uma moeda de 1 cêntimo.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e vamm

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já que falamos de fruta, hoje vi uma macieira já cheia de maçãs a "engordar". Não é de admirar pois no início de Dezembro estava em flor...:facepalm:

Por falar em macieiras as minhas bravo de esmolfe ainda estão cheias de folhas, e conta-se pelos dedos as que estão amarelas.
Elas normalmente com os Invernos frios como os anteriores costumam perder as folhas todas até Fevereiro, mas acho que este ano vai ser complicado elas perderem as folhas, pelo andamento do frio.

Vejam o mapa das horas de frio, desde o dia 1/10/15 até 21/01/16

http://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/fruta/
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em minha casa, tenho algumas árvores a florir, algo que nunca vi tão cedo em Janeiro.

Este inverno, frio a sério esteve no passado fim de semana e mais 3 ou 4 dias e terminou por aí.

Este inverno também se verificaram algumas entradas de Norte, que apenas se sentia uma aragem fresca. Perfeitamente anormal, pois em Dezembro ou Janeiro, estas entradas normalmente são gélidas.

Vendo as previsões do IPMA a médio e longo prazo e as previsões mais próximas do GFS, este inverno está praticamente feito no que toca a verdadeiras entradas frias ( a não ser que haja uma grande surpresa, mas acho improvável) .

A minha esperança é que possa ocorrer uma (s) entrada ( s) fria(s) tardia( s) lá para Abril/ maio , que muitas vezes acontece e que surgem como uma espécie de compensação. E por vezes até são bem interessantes.

No entanto, não tenho assim tanta esperança. O clima, nos últimos tempos, anda tão descaracterizado, que às vezes tenho a sensação que estamos a tropicalizar - nos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.