Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
por161012105013.jpg
Fonte: IPMA Belo pós frontal assim até dá gosto:w00t::D
 
  • Gosto
Reactions: jonas e TiagoLC


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
9BDfI3j.gif


@guisilva5000 continuando a ideia que os modelos estão loucos de todo, aqui temos o ECM na run das 12z. Sinceramente as mudanças das 96h para as 120h e das 216h para as 240h parecem-me uma embaralhação, pois não há movimentos naturais das altas e das baixas pressões. Por exemplo, o Nicole em pleno cavamento para 947 hpa é travado a fundo por altas pressões de 1017 hpa que surgem numa trajectória nada natural...
Por isso espero que a atmosfera ainda nos reserve muitas surpresas nos próximos dias :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, o mês de Outubro será seco e não vejo nenhuma mudança de padrão. Basta fazer uma análise séria aos modelos e ver principalmente os ensembles dos mesmos. Não gosto de depressões vindas de NW, o sul precisa de uma cut-off e isso não mostram os modelos.

Aqui, posso acrescentar mais isto, o último ano hidrológico por aqui, ficou reduzido a 2 episódios, o 1 de Novembro com uma cut-off e a Maio, de resto, foi tudo seco e este ano hidrológico que começou agora, parece que é para continuar, sempre com a mesma situação de anos anteriores.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aqui, o mês de Outubro será seco e não vejo nenhuma mudança de padrão. Basta fazer uma análise séria aos modelos e ver principalmente os ensembles dos mesmos. Não gosto de depressões vindas de NW, o sul precisa de uma cut-off e isso não mostram os modelos.

Aqui, posso acrescentar mais isto, o último ano hidrológico por aqui, ficou reduzido a 2 episódios, o 1 de Novembro com uma cut-off e a Maio, de resto, foi tudo seco e este ano hidrológico que começou agora, parece que é para continuar, sempre com a mesma situação de anos anteriores.

Boas Algarvio1980, no outro dia encontrei esta foto, fiquei impressionado.
É costume a cascata do vigário ficar assim a esta altura do ano?



Desculpem offtopic.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boas Algarvio1980, no outro dia encontrei esta foto, fiquei impressionado.
É costume a cascata do vigário ficar assim a esta altura do ano?



Desculpem offtopic.

Aqui está a explicação ...
http://barlavento.pt/mais/ambiente/cascata-de-alte-voltara-a-ter-agua-ainda-este-verao

É tudo junto aquífero fraco e utilização das águas para a agricultura. Ainda assim a noticia faz referência e parece-me plausível que mesmo sem a retirada de água pouca ou nenhuma água chegaria à queda.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Não sei se viram...mas o ipma prevê neve para a Torre no dia 23!:lol:
Isso é que era....:D
Também me parece que estamos a atravessar um período muito instável...pode ser que venha algo interessante!;)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e TiagoLC

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde este fim de semana vim a beja esta paisagem e desoladoura tudo seco e tempo quente ja fazia falta umas boas chuvadas, deviam estar varias semanas a chover seguidas para acabar com a maldita seca. Bom fim de semana a todos
O Sul precisava de uma cut-off para a situação de seca se desagravar, coisa que ainda não apareceu este outono, e também não se vê nada disso nos modelos. Começou por aparecer alguma esperança mas depressa tudo foi parar ao mesmo sitio de sempre. E até ao final do mês não se vislumbra grande coisa para o sul.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.