Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite superfície frontal fria com óptimo aspecto quase a entrar no litoral centro vamos ver o que nos reserva, estou com boas perspectivas em relação á precipitação.:D:rain::rain::w00t::w00t:

Julgo que a frente que estamos a presenciar se trata ainda de uma frente quente, as superficies frontais frias ainda estão a caminho, mas corrijam-me se estiver a dizer parvoíces:o:

Aqui assinalei ainda 2 frentes frias, se bem que de acordo com várias cartas de análise frontal, é sugerida a fusão numa só frente.
glqUeN6.png


Análise frontal MetOffice 00 UTC de Domingo:
sJZ8x10.png
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Julgo que a frente que estamos a presenciar se trata ainda de uma frente quente, as superficies frontais frias ainda estão a caminho, mas corrijam-me se estiver a dizer parvoíces:o:

Aqui assinalei ainda 2 frentes frias, se bem que de acordo com várias cartas de análise frontal, é sugerida a fusão numa só frente.
glqUeN6.png


Análise frontal MetOffice 00 UTC de Domingo:
sJZ8x10.png

Ao que parece referi algumas parvoíces, ainda bem que estou no seguimento livre, se não já me tinham caído em cima... De facto o que eu assinalei no post anterior como sendo frentes frias, penso agora que não eram mais que frentes quentes:o, não tive muito cuidado a analisar as diferentes massas de ar. Como resultado a superficie frontal fria que se perspetivava para o fim desta madrugada estava ainda algo afastada e a fortalecer-se à medida que se aproximava de ar mais quente presente sobre o oceano e PT continental. Daí se explica o facto desta mesma superficie frontal fria estar a evoluir muito rapidamente à medida que está mais próxima de PT cont.
PipmDDa.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Paelagius

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Embora no radar ainda não se perceba, aproximam-se do Litoral centro, Lisboa e Setúbal umas zonas bem vermelhas com aspecto bastante activo.
http://en.sat24.com/en/sp/km

Para o seguimento meteorológico a curta distância deve-se usar sempre o radar. No infravermelho colorido as nuvens altas, desprovidas de qualquer tipo de precipitação, podem ser confundidas com as nuvens convectivas e/ou causadas pela convecção.
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Para o seguimento meteorológico a curta distância deve-se usar sempre o radar. No infravermelho colorido as nuvens altas, desprovidas de qualquer tipo de precipitação, podem ser confundidas com as nuvens convectivas e/ou causadas pela convecção.
Eu sou totalmente amador e não percebo muito, mas estas nuvens altas neste tipo de frente não são em geral convectivas, ou seja com capacidade de gerar eventos com maior pluviosidade e ventos fortes? Obrigado
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Eu sou totalmente amador e não percebo muito, mas estas nuvens altas neste tipo de frente não são em geral convectivas, ou seja com capacidade de gerar eventos com maior pluviosidade e ventos fortes? Obrigado

Não. Neste tipo de eventos, a convecção é reduzida porque a atmosfera, na sua globalidade, está mais ou menos estável. A chuva é persistente porque a humidade relativa do ar é muito elevada precisando de poucas forças externas para ocorrer a precipitação. Podem ocorrer acumulados brutais mas com pouco vento (porque a chuva cai incessantemente. Isso depois depende de vários fatores, entre os quais a intensidade da frente).

Nuvens altas não significam necessariamente precipitação. Por vezes o jet traz nebulosidade mas não precipitação (e aparece 'vermelho' no infravermelho colorido). O infravermelho colorido apenas dá uma estimativa da temperatura das nuvens. Quanto mais alta mais fria (não indicando nada sobre os processos que ocorrem abaixo). Já o radar indica a refletividade dos hidrometeoros na atmosfera. Os fenómenos convectivos tipicamente formam partículas com maior tamanho (congeladas) e por consequência têm maior refletividade. Já as plumas tropicais parecem inofensivas no radar devido à reduzida refletividade/pequeno tamanho das gotículas mas são capazes de despejar muita chuva.

O satélite é útil para se tentar perceber o tempo que faz em locais sem cobertura de radar. Pode também ser interessante para ver o tempo desenrolar-se. Mas para o acompanhamento sério da situação meteorológica não é de todo aconselhável seguir-se pelo satélite. Isso é a opção de 'pobre' (que é o que eu faço nos Açores porque não tenho outro remédio :D). Usa-se sempre o radar não obstante as suas limitações associadas aos eventos estratiformes.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não. Neste tipo de eventos, a convecção é reduzida porque a atmosfera, na sua globalidade, está mais ou menos estável. A chuva é persistente porque a humidade relativa do ar é muito elevada precisando de poucas forças externas para ocorrer a precipitação. Podem ocorrer acumulados brutais mas com pouco vento (porque a chuva cai incessantemente. Isso depois depende de vários fatores, entre os quais a intensidade da frente).

Nuvens altas não significam necessariamente precipitação. Por vezes o jet traz nebulosidade mas não precipitação (e aparece 'vermelho' no infravermelho colorido). O infravermelho colorido apenas dá uma estimativa da temperatura das nuvens. Quanto mais alta mais fria (não indicando nada sobre os processos que ocorrem abaixo). Já o radar indica a refletividade dos hidrometeoros na atmosfera. Os fenómenos convectivos tipicamente formam partículas com maior tamanho (congeladas) e por consequência têm maior refletividade. Já as plumas tropicais parecem inofensivas no radar devido à reduzida refletividade/pequeno tamanho das gotículas mas são capazes de despejar muita chuva.

O satélite é útil para se tentar perceber o tempo que faz em locais sem cobertura de radar. Pode também ser interessante para ver o tempo desenrolar-se. Mas para o acompanhamento sério da situação meteorológica não é de todo aconselhável seguir-se pelo satélite. Isso é a opção de 'pobre' (que é o que eu faço nos Açores porque não tenho outro remédio :D). Usa-se sempre o radar não obstante as suas limitações associadas aos eventos estratiformes.
Muito obrigado pela explicação, foi muito esclarecedor!:D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Muito obrigado pela explicação, foi muito esclarecedor!:D

A meteorologia é muito diversa. As plumas tropicais também o são.

Há plumas tropicais mais instáveis em que paralelamente à chuva estratiforme há uma constante formação de células convectivas como há as plumas tropicais, sendo a que passou pelo continente um exemplo, em que a chuva estratiforme é a predominante havendo aqui e ali alguma célula convectiva de reduzida dimensão/intensidade. Há também plumas tropicais com pouca chuva (nos Açores há muito disso).

Há plumas tropicais em que a HR é muito elevada como há plumas tropicais em que a HR é tão inconsistente que há brutais abertas no meio da nebulosidade.

Eu uso o termo 'pluma tropical' e muitas vezes o termo 'rio atmosférico' (porque enfatizo a natureza tropical do ar quente). Mas no dia-a-dia tipicamente usa-se o termo 'frente fria' (porque, teoricamente, é).

Cada evento tem que ser visto individualmente. Há muita variável em jogo :p
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e luismeteo3
Estado
Fechado para novas mensagens.