Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Boa tarde alguém me sabe dizer qual e a media de precepitacao deste mês para a região centro.

Em Novembro na região centro em geral são entre 100 a 150mm de acordo com o último Atlas climático 1971-2000 publicado há uns anos atrás mas pode haver grandes diferenças entre zonas e periodos mais curtos


VhEDW3H.png



pu437Sd.png

BTIQsZc.png


g3uvIVF.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Fiquei confuso com esta saída do GFS, retirou quase a precipitação toda para 6ª feira e apenas coloca alguma a sul de Lisboa.
Também fiquei, e não só com o GFS, todos os modelos retiraram e mudaram a precipitação toda para sábado. É caso para dizer que só podemos tirar conclusões quando estiver a acontecer.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Fiquei confuso com esta saída do GFS, retirou quase a precipitação toda para 6ª feira e apenas coloca alguma a sul de Lisboa.


No Norte também retirou a precipitação quase toda. Agora dá meia dúzia de mm, parece que se está a esfumar a possibilidade de um bom evento para amanhã/ sexta.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Fiquei confuso com esta saída do GFS

A próxima que está a ser gerada vai mudar novamente tudo. Neste particular, o ECM continua a prever precipitação para a sexta-feira, já que o IPMA e o AEMET mantêm precipitação para o dia 25, inclusive com maior probabilidade de acordo com o AEMET (95%/90% para Valência de Alcântara).
Creio que os diferentes modelos não estão em sintonia quanto à evolução após este fim de semana, já que uns mantêm a instabilidade e outros a estabilização com uma corrente de Leste. Vamos esperar pelas próximas runs para tirar algumas conclusões.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A próxima que está a ser gerada vai mudar novamente tudo. Neste particular, o ECM continua a prever precipitação para a sexta-feira, já que o IPMA e o AEMET mantêm precipitação para o dia 25, inclusive com maior probabilidade de acordo com o AEMET (95%/90% para Valência de Alcântara).
Creio que os diferentes modelos não estão em sintonia quanto à evolução após este fim de semana, já que uns mantêm a instabilidade e outros a estabilização com uma corrente de Leste. Vamos esperar pelas próximas runs para tirar algumas conclusões.


E parece haver uma grande divergência entre o GFS, que aposta num padrão chuvoso e entre o ECM, que aposta no AA e tempo não muito frio.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
GFS volta a carregar na precipitação e a colocar novamente na sexta, anda tudo descontrolado:wacko:
 
M

Membro excluído 274

Boa tarde,

As estações transmontanas vão aguentando o frio...
Às 12h:

Bragança: 3.2ºC
Vinhais e Mogadouro: 4.3ºC
Chaves: 4.4ºC
Montalegre: 2.2ºC

Acredito que Montalegre terá algo de neve... acredito que Bragança também poderá ver um ou outro floco ou agua neve no inicio da precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O que entendem por surpresas? Nevar a cota 400-500 metros ou próxima?

Penso que na última actualização o IPMA previa cota 900 metros no extremo Norte do País.

Sinceramente não creio que neve abaixo dos 800 metros, e isto já muito no limite..

A meu ver se nevar em Bragança, Montalegre, isso não são surpresas, é algo habitual.

IPMA:

Previsão para 5ª feira, 24.novembro.2016

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros na região Norte a partir do
meio da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões,
e sendo por vezes forte no litoral a partir do meio da tarde.
Queda de neve acima de 1000/1200 metros, sendo acima de 900 metros
nas terras altas do extremo norte.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, rodando
para o quadrante sul a partir da tarde, e tornando-se moderado a
forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h no litoral e até
90 km/h nas terras altas.
Formação de gelo ou geada, em especial no interior.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Pequena descida de temperatura.

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado, tornando-se geralmente muito
nublado a partir do final da tarde.
Aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no litoral oeste.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste e nas
terras altas no final do dia.
Formação de geada no interior.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente pouco nublado, tornando-se gradualmente muito
nublado, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros no
fim do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no final do dia.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da manhã,
sendo por vezes forte a partir do meio da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, rodando
para o quadrante sul a partir da tarde, e tornando-se moderado a
forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 80 km/h.
Pequena descida de temperatura.

Por surpresas quero dizer nevar em Bragança por exemplo, que fica bem abaixo dos 1000 m previstos. 400\500 m era bom era :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por surpresas quero dizer nevar em Bragança por exemplo, que fica bem abaixo dos 1000 m previstos. 400\500 m era bom era :)

Neve em Bragança é algo relativamente comum, não é um acontecimento assim tão raro.

Para mim seria uma surpresa se caíssem uns flocos aos 400/500 m neste evento, mas penso que a esta cota nem água neve.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Neve em Bragança é algo relativamente comum, não é um acontecimento assim tão raro.

Para mim seria uma surpresa se caíssem uns flocos aos 400/500 m neste evento, mas penso que a esta cota nem água neve.

Sim é relativamente comum, no entanto neste evento seria uma supresa tendo em conta a cota prevista, não sei se me faço entender.
Eu estou a 500m, apesar de saber que a probabilidade de ver alguns flocos é 1% amanha de manha cedinho irei observar quando começar a precipitação para ver se vejo alguns flocos. (Se a precipitação começar de manhã cedo como é óbvio)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Gostei da referência ao extremo norte!

Extremo Norte será já praticamente na Fronteira?

Penso que se referem à zona de Montalegre, Bragança, Chaves, Lamas de Mouro..:unsure:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.