Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ainda bem que existe este canto no fórum, onde toda a gente pode ter o seu comportamento "facebook style" lembrando jogos antigos como o "telefone estragado".

Um membro manifesta de forma ligeira que gostaria de uma pausa e de uns dias de sol... Erro crasso! No telefone estragado: "uns dias de pausa", "ele disse que em Portugal chove demais", "ele disse que Portugal tem clima desértico", "ele disse que não devia chover em Portugal e quem não achar isso é cócó"...


Já se sabe que um mero desabafo por aqui pode significar linchamento em praça pública :D

Concordo, extrapolou-se de uma maneira... vá lá que isto é mundo virtual, caso contrário o rapaz era apedrejado. :lol:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Um membro manifesta de forma ligeira que gostaria de uma pausa e de uns dias de sol...

Se o membro em questão ( noutro tópico que não este) disse isso, não tem mal nenhum, aliás quero deixar bem claro que a minha resposta/observação era apenas ao post do James, e nada de indirectas para alguém ou algo que tenham dito aqui no forúm.

Ou seja, e muito sinceramente, eu pensei que o James se estava a referir ao " comum" cidadão ( inculto em Meteorologia) e até aos média, que na sua generalidade querem sempre bom tempo e sol, fugindo isso da realidade Portuguesa, daí a minha resposta.

De qualquer modo e se se está a "criticar" ou referir a algum post deve-se fazer quote/citação do mesmo, para que se perceba do quê e de quem se está a falar, ou a quem se está a responder. Se um membro diz algo noutro seguimento e aqui ninguém faz citação do post, quem não estiver atento não percebe nada do que se está a falar :D
 
M

Membro excluído 274

Marasmo sem fim à vista...

graphe_ens3_oqw6.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Portugal, muita gente gostaria de viver na Península Arábica, onde tinham tempo seco o ano inteiro.

Vêm 2 ou 3 dias onde chove um pouco mais e querem verão outra vez.

Eu não consigo compreender isso, ultrapassa a minha capacidade de compreensão. :facepalm:

Acredita que grande parte dos portugueses adora chuva.. Quando estão deitados, no quentinho, a descansar ou a dormir. eheh!
Acho que todos percebem que a chuva é uma dádiva, mas é inegável o transtorno que a mesma causa à esmagadora maioria da população - que vive em meio urbano.

Aqui no Porto, por exemplo, temos uma média de precipitação anual (+/- 1200 mm) superior a Dublin e Londres. No entanto muita gente acha que Londres é uma cidade onde chove todos os dias ..contudo a sua média anual anda pelos 600 mm, são mitos que se criam na cabeça das pessoas, sobertudo as menos informadas..

Ainda assim a cidade do Porto tem mais 1000 horas anuais de sol, quando comparada com Londres.

Em números redondos, Lisboa (2800h) tem mais 400h de sol que o Porto (2400h), e isso já faz com que olhemos para o Porto como uma cidade cinzenta.
Agora, imaginem Londres com 1400 horas de sol anual.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ainda assim a cidade do Porto tem mais 1000 horas anuais de sol, quando comparada com Londres.

Em números redondos, Lisboa (2800h) tem mais 400h de sol que o Porto (2400h), e isso já faz com que olhemos para o Porto como uma cidade cinzenta.
Agora, imaginem Londres com 1400 horas de sol anual.

Será essa falta de horas de sol que leva muita gente a dizer que Londres é uma cidade chuvosa, quando até nem é.

É uma cidade cinzenta, nublada, húmida, isso sim, mas em termos de chuvas o total anual nem é muito significativo ( não há nenhum mês em que ocorram 100 mm de precipitação média) para uma cidade a uma latitude já algo elevada e exposta a depressões atlânticas vigorosas e mais afastada da influência do AA.

Já agora cá ficam os dados para Londres ( Greenwich), embora com mais horas de sol o Porto tem mais do dobro da precipitação anual, no entanto (e fruto da menor latitude) não tem as temperaturas tão frias ( e muito menos dias de neve) como Londres no Inverno, que só não é mais fria pois a massa urbana causa o chamado efeito de "ilha de calor", no entanto os subúrbios e zonas rurais circundantes são mais frios no Inverno :cold:

ftTYOFh.jpg
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Ainda bem, que vem uns diazinhos com sol e temperatura a rondarem os 20ºC, para tirar o bolor aos algarvios. :D :huhlmao:

Já agora, quem é que não gostava de ter um dia como ontem teve Estepona com mais de 200 mm. :inocente:

Eu cá não devia contar isto, senão ainda mandam-me internar, uma vez sonhei que estava um temporal tão grande, que fui à janela e as ondas do mar batiam no prédio, para quem mora a 2 kms do mar em linha recta anda um pouco maluco. :D :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: rokleon

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Calma Joralentejano! Antes do natal o tempo vai mudar....o anticiclone vai enfraquecer daqui alguns dias/semanas ....

Enviado do meu Wiko Pulp através de Tapatalk
Pelo menos por agora não se vê um enfraquecimento, o ECM prevê qualquer coisita nos últimos dias da previsão mas depressa desaparece, o GFS insiste em 0 de tempo instável e de frio é igual e quando aparece algo retira logo na proxima saida. Quando o AA aparece nesta altura já dificilmente desaparece do pé de nós, esperemos que seja só a primeira quinzena.
 
M

Membro excluído 274

Sinceramente não me surpreende, já imaginava que a fatura da abundancia das ultimas semanas seria bem cara...
Neve aos magotes, chuva a cântaros... aí está a fatura! :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb e TiagoLC

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sinceramente não me surpreende, já imaginava que a fatura da abundancia das ultimas semanas seria bem cara...
Neve aos magotes, chuva a cântaros... aí está a fatura! :lmao:

Abundância ? Chuva a cântaros?
Aqui para cima, só temos tido uma ou outra frente expresso e estamos a viver provavelmente uns dos meses de Dezembro mais quentes e secos que me lembro.
Não vejo qualquer perspectiva de mudança de padrão nas próximas semanas.
Mas claro que o AA haverá de quebrar um dia, só espero que não seja só em Abril como em 2012.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.