Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Infelizmente os regimes torrenciais vão sendo cada vez mais frequentes no nosso clima, desde 2014 que não há um inverno em que chova decentemente e que encha o rio varias vezes. No ano passado apenas foi bom para isso no norte. Enfim, é o que temos, seria bom que isto mudasse de vez, mas com o AA sempre a rondar é complicado. Os modelos andam à nora e já não falta muito para isso, o GFS prevê 100mm em praticamente apenas 3 dias, o ECM voltou a retirar tudo e prevê apenas 12mm só para segunda. Realmente está mesmo a ser um inverno atípico :wacko:


Há que aproveitar bem este evento, pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Grande corte nos modelos relativamente á precipitação, o ECM para aqui dá uns fantásticos 5mm e só 2ª feira, o GFS também não está melhor, parece-me que no litoral é que a chuva terá relevância... não sei não, mas este inverno vai dando sinais de ser uma pasmaceira...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.

Regressa o AA e numa posição que nem para frio decente dá, frio a sério só lá para a Grécia e norte de África..

jKRNSHu.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Grande corte nos modelos relativamente á precipitação, o ECM para aqui dá uns fantásticos 5mm e só 2ª feira, o GFS também não está melhor, parece-me que no litoral é que a chuva terá relevância... não sei não, mas este inverno vai dando sinais de ser uma pasmaceira...


Mesmo no Litoral já esteve melhor. E mesmo assim será um evento rápido ( vamos ver se não corta ainda mais) depois de novo o AA a reinar.

Este Inverno está mesmo bom para o AA e a pasmaceira. :facepalm:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A previsao para aqui na proxima segunda está algo agressiva.
Vento a 60 km/h(imagine-se as rajadas...)
50 mm de acumulado.
Os solos talvez voltem a saturar.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Há que aproveitar bem este evento, pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.
Acho que já não vou aproveitar nada, os modelos já estão no modo de cortar, o ECM dá uns fantásticos 6mm, o GFS prevê 20mm mas já esteve nos 80mm, é mais um evento igual ao do início de dezembro, bom para o litoral. E depois o AA está de volta, também não é assim que os invernos são bons em chuva, um dia com 100mm e depois voltar o sol durante o mês todo. E quando o AA voltar nem frio vai haver.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Diferença das bebedeiras.

ECM coloca 1.5 mm na 2ª feira, já o GFS coloca 10 mm, na saída das 6, porque na saída anterior, colocava mais de 100 mm. :cheers: Conclusão, o GFS nem a 48 h, funciona quanto mais a mais horas. :buh: O ECM nunca mostrou nada de relevante e não irá acontecer nada de relevante. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Diferença das bebedeiras.

ECM coloca 1.5 mm na 2ª feira, já o GFS coloca 10 mm, na saída das 6, porque na saída anterior, colocava mais de 100 mm. :cheers: Conclusão, o GFS nem a 48 h, funciona quanto mais a mais horas. :buh: O ECM nunca mostrou nada de relevante e não irá acontecer nada de relevante. :D
É de ser véspera de ano novo :D enfim, quando vi o ECM a insistir em acumulados miseráveis vi logo que o GFS ia fazer o mesmo. Normalmente o GFS só ganha quando não prevê chuva nenhuma :lol:porque quando prevê, é só delírios. Resumindo: a rega tão esperada não Virá.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Já são varios modelos a apontar para rajadas de 90 km/h, nomeadamente Gfs,Wrf e Arpege.
Para mim o Arpege é de longe o melhor modelo na previsao de vento, superando o Gfs.
Sim é verdade, acho as previsões do Arpege a nível de velocidade média e rajada máxima de vento muito mais fiáveis que qualquer outro modelo.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
ivQ6KbS.jpg



http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-12-30-Inicio-de-2017-sera-de-frio-e-chuva




Para já não é metereologistas que se diz senhores " jornaleiros" é meteorologistas..:D

A primeira semana do ano? Vai chover a semana toda com fortes chuvas? Os meteorologistas avisam que o "pior do Inverno" está para vir? Quando?

E depois qual a fonte da informação para falar num Janeiro e Fevereiro de Inverno muito rigoroso?, o IPMA? :unsure:

E finalmente, o que é Fruio? :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e james

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Acho que já não vou aproveitar nada, os modelos já estão no modo de cortar, o ECM dá uns fantásticos 6mm, o GFS prevê 20mm mas já esteve nos 80mm, é mais um evento igual ao do início de dezembro, bom para o litoral. E depois o AA está de volta, também não é assim que os invernos são bons em chuva, um dia com 100mm e depois voltar o sol durante o mês todo. E quando o AA voltar nem frio vai haver.

Aqui no Litoral Norte também já não dá grande coisa. Já andou nos 140 mm, depois foi sempre a descer, agora já vai nos 30/40 mm.
Provavelmente na próxima saída vai para aí para os 15 mm.
Vai cair uma chuvinha para regar as couves, depois vem o nosso companheiro inseparável AA, sabe - se lá até quando. :suicidio:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
ivQ6KbS.jpg



http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-12-30-Inicio-de-2017-sera-de-frio-e-chuva




Para já não é metereologistas que se diz senhores " jornaleiros" é Meteorologistas..:D

A primeira semana do ano? Vai chover a semana toda com fortes chuvas? Os Meteorologistas avisam que o "pior do Inverno" está para vir? Quando?

E depois qual a fonte da informação para falar num Janeiro e Fevereiro de Inverno muito rigoroso?, o IPMA? :unsure:

E finalmente, o que é Fruio? :D


Isto parece mais um desejo de um meteolouco do que uma previsão meteorológica...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.