Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O ECMWF 12 Z está bom, mas como dá saltos de 24 em 24 h não se tem tão boa noção como no GFS:

O melhor dia parece ser sábado, resta saber como estaremos de precipitação, pois sem ela até pode ser cota 0 que não cai nada:cold:

A esperança para queda de uns flocos a cotas mais baixas virá de células que descarreguem mais frio e eventualmente façam descer a cota :

to5d2FU.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
No nevão de Janeiro de 2009, estava em Guimarães, o nevão caiu apenas com único aguaceiro. Não tinha caído nada antes, não caiu mais nada depois. Em 2010, em 1994, 1987, 2014 ( água - neve) a mesma coisa. Não sei porquê, mas tenho a ideia que, quando ocorre neve, água - neve, etc. Em cotas muito baixas, não pode existir precipitação muito abundante.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Mas precipitação escassa está previsto desde o início. E até poderá beneficiar as cotas muito baixas. Só convém que a precipitação não seja zero.

Exacto até porque a precipitação continua lá e nestas situações convectivas a sua contabilização por parte dos modelos e colocação nos mapas é muito mais dificil.
Desta vez estamos a fugir a tendência aqui do nosso cantinho, ela depressão não está a fugir para Leste, nem vai ficar retida no oceano, e mais não vejo que está a ir tudo para a Espanha até é bom sinal ve-la junto ao nosso litoral :D , isto pode trazer muitas surpresas,estamos já a falar num cenário abaixo das 84h,
Sinceramente nunca pensei que tal viesse acontecer este Inverno,estou assim :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e james

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O ECMWF 12 Z está bom, mas como dá saltos de 24 em 24 h não se tem tão boa noção como no GFS:

O melhor dia parece ser sábado, resta saber como estaremos de precipitação, pois sem ela até pode ser cota 0 que não cai nada:cold:

A esperança para queda de uns flocos a cotas mais baixas virá de células que descarreguem mais frio e eventualmente façam descer a cota :

to5d2FU.gif

Acho que vai ser lotaria total.
Caros amigos e companheiros de forum não quero por-me em euforias máximas, mas as melhores entradas em Itália que levam neve a Roma,Napoles, são assim. E nessas situações os modelos também não acertam na precipitação coloca-na no mar, perdida não sei a onde e depois puff, eis ela a cair onde menos se espera.
 
  • Gosto
Reactions: james

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
530 dam de geopotencial em praticamente todo o país é raro.
 
  • Gosto
Reactions: Agreste

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acho que vai ser lotaria total.
Caros amigos e companheiros de forum não quero por-me em euforias máximas, mas as melhores entradas em Itália que levam neve a Roma,Napoles, são assim. E nessas situações os modelos também não acertam na precipitação coloca-na no mar, perdida não sei a onde e depois puff, eis ela a cair onde menos se espera.

Sim, mas Itália tem toda uma massa Europeia a Norte que reforça a continentalidade da entrada, é mais fácil nevar em Roma ou Napoles do que no Porto ou Viana do Castelo.

Apesar de Roma estar perto do mar, uns ventos de Norte ou Noroeste são ventos já com algum trajecto continental, e isso faz diferença, uma entrada fria de nordeste em Itália apanha bastante frio do Leste :cold:
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E mesmo, falando de temperaturas e na generalidade, nestes eventos, as células que vão surgindo e vão " descarregando frio ", provocam alterações nos valores das temperaturas ( máximas e mínimas) que são indetetaveis pelos modelos. Lembro - me que em janeiro de 2010, por exemplo, o termómetro no início da tarde andava à volta dos 0 graus. 2009 a mesma coisa, etc. E, no dia anterior ou no próprio, as temperaturas previstas eram mais altas.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Sim, mas Itália tem toda uma massa Europeia a Norte que reforça a continentalidade da entrada, é mais fácil nevar em Roma ou Napoles do que no Porto ou Viana do Castelo.

Apesar de Roma estar perto do mar, uns ventos de Norte ou Noroeste são ventos já com algum trajecto continental, e isso faz diferença, uma entrada fria de nordeste em Itália apanha bastante frio do Leste :cold:

É mais facil nevar em Beirute ou em Jerusalém que no litoral norte, é mais nevar no Golfo Persico que no Algarve é pouco por ai.
sim claro eles são beneficiados duplamente face a nós pelo continente europeu a norte, e não têm o empatas do AA:lol: sempre a desviar as massas de ar frio do nosso territorio.
Mas mesmo assim são estas entradas que levam a neve a essa região.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
E mesmo, falando de temperaturas e na generalidade, nestes eventos, as células que vão surgindo e vão " descarregando frio ", provocam alterações nos valores das temperaturas ( máximas e mínimas) que são indetetaveis pelos modelos. Lembro - me que em janeiro de 2010, por exemplo, o termómetro no início da tarde andava à volta dos 0 graus. 2009 a mesma coisa, etc. E, no dia anterior ou no próprio, as temperaturas previstas eram mais altas.

exactamente, mesmo nos pos frontais notas isso, estás em regime de aguaceiros, não está a chover estão 12º,13º graus, cai um aguaceiro a temperatura cai 4º ou 5º graus.
 
  • Gosto
Reactions: james e jonas_87
Estado
Fechado para novas mensagens.