Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Sim, eu percebo o que queres dizer,Topê.

O nosso clima é de picos de precipitação ao longo do ano, enquanto o clima de boa parte da Europa ( em especial no Norte e Centro) é muito certinho e previsível.

Apesar do que muitas vezes se diz que o nossa clima é chato, no resto da Europa é que é , eu não estou nada de acordo. O nosso clima ( e o da Península Ibérica em geral) é um maná para os amantes de fenómenos Meteorológicos. Não é nada previsível, não é nada certinho, é irregular, é de picos, é de ciclos também é, por vezes, de grande espectacularidade.
Tanto podemos ter um inverno ameno como um Verão mais fresco e cheio de trovoadas, etc.

Chamo a atenção para algo que poucas pessoas reparam, os extremos climatológicos. A irregularidade do nosso clima provoca a existência de extremos, em especial na precipitação, que chega a rocar o extraordinário, comparando com os valores médios.

Sim sem duvida, o efeito do atlantico determina o nosso clima. O Litoral Norte a nível de precipitação acaba por ser regular também, tem períodos anticiclonicos secos mais ou menos prolongados, por vezes fora de época, mas depois é sempre mais tarde ou mais cedo varrido por superfícies frontais sabendo que ao final do ano, mesmo em anos secos tem cerca ou mais de 1000mm anuais e muitos dias de chuva ao longo do ano. A nivel convectivo é que funcionamos mal,na Austria,Hungria, em Itália a Norte e centro pouco chove no Inverno, e na primavera caem grandes trovoadas e grandes chuvadas, isso nós não temos.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Vejam este exemplo de Berna, Suiça:
lwR6IzO.png


Tal como o Topê disse estes países tem muita conveçção no verão com as trovoadas, muitas vezes os grandes temporais nestes países da Europa central são no verão, por exemplo o mês com maior pluviosidade é Agosto e o menor é Março.
Ao contrário do clima português aqui não há meses secos, média anual de 911mm, menor do que a do litoral norte.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
não é todos os dias que levo com chuva com 3º,4º graus de temperatura em Lisboa ás 14:00, nem é todos os dias que vemos o Santuário de Fátima pintado de branco, isto para dizer que até tivemos um evento fora do padrão, neste Inverno quente.
.

Por acaso foi um evento muito interessante , registei a mínima do dia e mínima deste inverno às 13:28 do dia 27 de fevereiro, 3,9ºC com aguaceiro brutal de granizo. Claro que foi algo fugaz, e pouco representativo deste inverno morno, mas não deixa de ser curioso como o inverno por vezes prega algumas partidas... :cold:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É uma boa entrada fria que promete uns dias bem fresquinhos, pena ser escassa em precipitação, e com esta circulação de Norte os aguaceiros ficarão retidos nas montanhas da Galiza :cold:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O Extremo Norte do Minho ainda poderá ter sorte. Ainda poderá chegar lá alguma precipitação. Por exemplo, o GFS vai modelando cota 0 para Melgaço. Por vezes, Castro Laboreiro tem belos nevões nestas entradas. Haja condições favoráveis...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
M

Membro excluído 274

Validez: sábado, 05 marzo 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción


Precipitaciones en Galicia, Cantábrico, alto Ebro y Pirineos. De forma mas débil, es probable que también se den en el norte de Castilla y León, sistemas Central e Ibérico, sierras orientales de Andalucía y norte de islas Canarias de mas relieve. No se descartan en puntos aislados de ambas mesetas y Extremadura. Poco nuboso en el área mediterránea y en Baleares.

La cota de nieve ira descendiendo hasta quedar en torno a 500/800 m en el norte peninsular y 800/1000 m en el centro.

Temperaturas en descenso en la mayor parte del país, que podría ser notable en el área del Golfo de Vizcaya y en el sudeste peninsular.

Predominio de vientos del nordeste en Canarias, y del oeste o noroeste en la Península y Baleares, con probables intervalos de fuerte en el litoral gallego, cantábrico y de Alborán y zonas de montaña del prelitoral mediterráneo.

Días 05 y 06 (sábado y domingo)

Precipitaciones en Galicia, Cantábrico y Pirineos, más frecuentes e intensas en el área cantábrica, donde podrían ser persistentes. De forma mas débil, es probable que también se den en Castilla y León, resto del extremo norte peninsular, Sistemas Central e Ibérico, sierras del nordeste de Andalucía y norte de islas Canarias de mas relieve, sin descartarlas en el resto del país, aunque serán muy poco probables en el área mediterránea peninsular, oeste de Andalucía y sur de Canarias, donde podría estar poco nuboso o con intervalos nubosos.

La cota de nieve ira descendiendo hasta quedar en torno a 600/900m. en la mitad norte peninsular, sin descartar que el domingo todavía alcance valores mas bajos.

Temperaturas en descenso en la mayor parte del país, que podría ser notable en muchas zonas del interior peninsular.

Predominio de vientos del nordeste en Canarias, y del oeste o noroeste en la Península y Baleares, con probables intervalos de fuerte en el litoral gallego, cantábrico y de Alborán y zonas de montaña del norte peninsular.

Días 07, 08 y 09 (lunes, martes y miércoles)

Probablemente continúe una situación atmosférica similar a la de días anteriores, con inestabilidad en el norte peninsular, y precipitaciones en Galicia, Cantábrico y Pirineos, que podrían ser localmente persistentes en el área cantábrica, y con probabilidad de afectar también a otras zonas del cuadrante noroeste y sierras del sudeste peninsular, Sistemas Central e Ibérico, Baleares y norte de Canarias. Las precipitaciones serán de nieve en zonas altas de la Península, aunque sin descartarlo en otras zonas mas bajas, especialmente en el norte y este. No se descarta alguna precipitación, débil en general, en el resto del país. No se esperan grandes cambios en las temperaturas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e Thomar

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Como já tenho vindo a afirmar, as previsões mensais têm vindo a afastar - se das previsões de longo prazo. Estas que falam à muito tempo de temperatura acima do normal, estão a ser cada vez mais contrariadas pelas previsões mensais, que cada vez mais vão prevendo, pelo contrário, temperaturas abaixo do normal.
Na minha opinião, poderá ter a ver com a progressiva perda de influência do " El Niño ". Os modelos sazonais previram uma dada situação meteorológica com base neste fenómeno. Mas poderão não estar a lidar devidamente com esse enfraquecimento.
Vamos acompanhando, mas palpita - me que os próximos meses poderão trazer surpresas.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
O Extremo Norte do Minho ainda poderá ter sorte. Ainda poderá chegar lá alguma precipitação. Por exemplo, o GFS vai modelando cota 0 para Melgaço. Por vezes, Castro Laboreiro tem belos nevões nestas entradas. Haja condições favoráveis...
Para entrimo, que fica praticamente encostado ao soajo a cota é 600metros para sábado com 100% de probabilidade de precipitação... http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/entrimo-terracha-a-id32030
 
  • Gosto
Reactions: james
M

Membro excluído 274

Bom dia!
A AEMET continua a querer fazer-nos sonhar...

Vilardevós (Chaves)
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/vilardevos-id32091

A Gudiña (Vinhais):
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/gudina-a-id32034

Puebla de Sanábria (Bragança):
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/puebla-de-sanabria-id49166

A AEMET já emitiu aviso amarelo por neve para Ourense Montaña para 6ª feira.

Validez: viernes, 04 marzo 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción:
Cielos cubiertos, con lluvias débiles al principio, que se intensificarán y con chubascos durante la tarde. Cota de nieve en torno a 1400 m, bajando hasta 700-800 al final del día. Temperaturas en ascenso ligero hasta el mediodía y en descenso después, con mínimas al final del día. Heladas débiles en zonas altas. Vientos del suroeste girando al oeste y noroeste y aumentando a intervalos de fuertes, con rachas muy fuertes en el litoral norte y zonas altas.

Validez: sábado, 05 marzo 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción:
Cielos cubiertos con lluvias y chubascos, generalizados en la mitad norte y sin descartar alguna tormenta en el litoral. Cota de nieve entre 500 y 700 m. Temperaturas en descenso, más acusado en las máximas. Heladas en zonas altas. Vientos del noroeste y norte fuertes en el litoral, más flojos en el interior.
 
  • Gosto
Reactions: dopedagain
Estado
Fechado para novas mensagens.