Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,567
Local
Braga, Merelim (70m)
A run das 18z está um mimo :D:trovao:
U667ySN.jpg

NPjGRwc.jpg

KUp9QVj.jpg

KUp9QVj.jpg

Já foi tudo ao ar. :lol::disgust:
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC


Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Sinceramente e como este é um tópico dedicado á nossa opinião, pessoalmente as trovoadas não despertam muito interesse é algo que me passa um pouco ao lado, é me quase indiferente que tenhamos muitas, poucas trovoadas e nem fixo na minha memória, quando são em menor ou maior numero, mas compreendo para quem goste muito deste fenómeno seja frustrante verem frustradas previsões deste fenomeno, enquanto por exemplo no Litoral Norte chuva á para todos os gostos, trovoadas por vezes não são tão frequentes..
O que para mim é vital é mesmo a precipitação com ou sem trovoadas e ai, o Litoral Norte do nosso pais tem tido em fartura, e as restantes regiões em abundância, até porque é a precipitação que desagrava ou irradia os problemas de seca que vão aparecendo. E neste aspecto acho que este ano tem sido bastante rico e fertil e interessante.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sinceramente e como este é um tópico dedicado á nossa opinião, pessoalmente as trovoadas não despertam muito interesse é algo que me passa um pouco ao lado, é me quase indiferente que tenhamos muitas, poucas trovoadas e nem fixo na minha memória, quando são em menor ou maior numero, mas compreendo para quem goste muito deste fenómeno seja frustrante verem frustradas previsões deste fenomeno, enquanto por exemplo no Litoral Norte chuva á para todos os gostos, trovoadas por vezes não são tão frequentes..
O que para mim é vital é mesmo a precipitação com ou sem trovoadas e ai, o Litoral Norte do nosso pais tem tido em fartura, e as restantes regiões em abundância, até porque é a precipitação que desagrava ou irradia os problemas de seca que vão aparecendo. E neste aspecto acho que este ano tem sido bastante rico e fertil e interessante.
Não percebo como é que ficas indiferente quando há trovoada. :p
Para mim sempre foi algo que me fascinou. Melhor dizendo, gosto de meteorologia especialmente por causa da trovoada. Mas enfim, cada um tem os seus gostos. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Topê e jonas

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Não percebo como é que ficas indiferente quando há trovoada. :p
Para mim sempre foi algo que me fascinou. Melhor dizendo, gosto de meteorologia especialmente por causa da trovoada. Mas enfim, cada um tem os seus gostos. :thumbsup:

Acho as trovoadas fixes, até porque já me foram muitas vezes úteis :lol::lmao:a nivel de cidadãs :lol:.Mas a nível somente de fenómeno meteorológico,passa-me uma pouco ao lado, curto mesmo é de chuva, frio, neve, para mim Ilhas Faroé ou Ilha de Vancouver está no ponto.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,470
Local
Olhão (24 m)
Que rica semana de férias que eu tirei, nem um dia de jeito e para a semana já dá mais calor. :brucelee: :brucelee:

Mais pareço ser a Deolinda quanto às férias. :lol:

 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
dei agora conta, estamos em maio e só agora as minhas macieiras estão a dar florvai ser para o natal
Isso também depende da variedade das macieiras, eu tenho aqui 2 bravos de esmolfe, que ainda mal começaram a dar as primeiras folhas.
Mas lá está elas também mantém as folhas velhas até fevereiro, isto se cair poucas geadas como foi o caso deste inverno.
As maçãs são tardias, só se apanham em outubro ou mais tarde.

Enviado do meu Vodafone 785 através de Tapatalk
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Isso também depende da variedade das macieiras, eu tenho aqui 2 bravos de esmolfe, que ainda mal começaram a dar as primeiras folhas.
Mas lá está elas também mantém as folhas velhas até fevereiro, isto se cair poucas geadas como foi o caso deste inverno.
As maçãs são tardias, só se apanham em outubro ou mais tarde.

Enviado do meu Vodafone 785 através de Tapatalk
mas a que tenho costuma dar cedo mal o sol aquece amadurecem por finais de agosto
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Tanto o ECM e o GFS já retiraram o calor :lol: que estavam a projectar á uns dias atrás, poderemos não ter fenómenos convectivos nos próximos tempos, mas também já foram retiradas maximas a bater ou a superar os 30º graus no Litoral, voltando para valores de temperatura maxima entre os 22º- 25º no litoral centro e abaixo dos 22,23º, podendo descer abaixo dos 20º no Litoral Norte. E mais o GFS começa a colocar circulação Oeste com uma depressão a cavar para o Noroeste da Península acima das 174h :lmao:
Ultimamente os modelos tendem sempre a retirar calor á medida que avançam, os episodios de calor têm sido até á data uma raridade, se isto se confirmar teremos muito provavelmente mais um mês com temperaturas abaixo da média ou com muito esforço dentro da média. A precipitação essa já está acima.
Para mim excelente, para quem anseia por tempo quente, Verão,etc pode ser complicado.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Topê, o calor virá a seu tempo!! os meses de Maio apresentam muita variabilidade climática nos anos, e o Junho também. Tens ainda o Julho, Agosto, Setembro e às vezes Outubro que são meses complicados em termos de calor. Mas tudo pode acontecer, pode ser um verão fresco, a ver vamos.
 
  • Gosto
Reactions: Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Topê, o calor virá a seu tempo!! os meses de Maio apresentam muita variabilidade climática nos anos, e o Junho também. Tens ainda o Julho, Agosto, Setembro e às vezes Outubro que são meses complicados em termos de calor. Mas tudo pode acontecer, pode ser um verão fresco, a ver vamos.

Sim eu próprio já disse isso várias vezes que o calor virá ai é só uma questão de tempo, como a chuva, o calor também é sempre uma questão de tempo, da mesma maneira que Portugal não iria virar Marrocos quando o ano passado tivemos meses consecutivos sem precipitação ou precipitação abaixo da média, agora também não vai passar a ser as Ilhas Faroé, o calor virá, para mim quanto mais tarde e com menos intensidade melhor, mas esse é o meu gosto pessoal.
Referi apenas o comportamento atmosférico actual, e depois de um periodo prolongado de precipitação principalmente a sul, poderia ser expectável que viesse ai não digo uma onda de calor mas uma entrada quente mais vigorosa, o ECM andou nessa com 2,3 runs seguidas onde previa temperaturas máximas por exemplo em Lisboa já acima dos 30 graus, recuou nesta ultima run retirando o calor( quando refiro calor refiro a temperaturas bem acima da média superiores a 27º graus de maxima) e o GFS mantém também esse tipo de previsões com a ausência de calor, se a tendência for essa é muito provável que este mês acabe por ser fresco, pois neste mês de contrastes se não tivermos calor o mês irreversivelmente acabará fresco, por mim óptimo para outros nem por isso.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,696
Local
Açores
Due to planned maintenance the EUMETSAT website and web applications will be unavailable from Wednesday 18 May 18:00 UTC until Thursday 1 May 01:00 UTC.

http://www.eumetsat.int/website/home/index.html (canto inferior esquerdo)

Assumo que se tenham enganado e em vez de May 1 seja June 1 (se bem que 1 de Junho é uma quarta e não quinta). Positivo seria se o portal fosse completamente remodelado (não lhe faria mal nenhum) e que implementassem agora a melhor resolução nas imagens dinâmicas de satélite. Ver-se-á :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.