Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O GFS nesta run das 6 volta a carregar no frio, está claramente muito diferente do ECM...
Quem ganhará?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu nem falo em frio e neve, pois isso só mesmo nos locais habituais, refiro-me concretamente a precipitação e instabilidade. :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu nem falo em frio e neve, pois isso só mesmo nos locais habituais, refiro-me concretamente a precipitação e instabilidade. :rain:
Se o GFS 6Z acertasse neve não seria só nos locais habituais, mas a probabilidade de acertar é 1%...
Seria interessante, mas não estou a ver.
Já o ECM retirou frio e instabilidade, pode ser que seja só uma run e depois volte a colocar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O GFS 12Z está um sonho!!!
Muito frio, chega a colocar ISO -4º, com bastante precipitação. Pena a distância temporal e o facto do ECM (para já) não acreditar no mesmo cenário.
 
M

Membro excluído 274

Qual neve qual quê... só viria estragar o pouco que resistiu a este inverno de pena... chuva e muita de preferência!
Há 3 dias que arde na minha aldeia... zona de carvalho nativo que ninguém recorda de ter ardido antes, das poucas que resistem ao avanço do pinheiro no concelho... que fúria e revolta sinto dentro de mim!:angry:
Já chega São Pedro! Meses e meses de precipitação abaixo da média... chega! Que se abram as torneiras de uma vez! :angry:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A run do ECMWF 12 z está atrasada devido a um problema no centro ECMWF.

Mensagem no site Meteociel:

Run de ECMWF/CEP en retard à cause d'un problème au centre ECMWF.

The ECMWF run will be delayed due to a problem at ECMWF HQ.

http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php


Será quer o problema foi terem visto a run das 0 z tão desfasada do GFS e agora estão a analisar o que se passou ? :D :malandro:

O GFS está bastante bom, e vale mais pela chuva prevista do que pela neve, que em muitos casos só virá prejudicar..:unsure:




 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Será quer o problema foi terem visto a run das 0 z tão desfasada do GFS e agora estão a analisar o que se passou ? :D :malandro:

O GFS está bastante bom, e vale mais pela chuva prevista do que pela neve, que em muitos casos só virá prejudicar..:unsure:




Realmente o desfasamento entre ECM 0Z e GFS 12Z é brutal, vamos ver se na run das 12 o ECM volta ao previsto inicialmente: Chuva, instabilidade, frio e neve ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Muita neve fora de época e fora dos locais habituais a esta altura do ano é das coisas que só vem estragar, basta seguir o exemplo da Primavera do ano passado...

Temperaturas máximas de 25ºC ou por vezes a tocar os 30ºC em meados de Março não é tão anormal como possa parecer à primeira vista, tradicionalmente costumamos ter 1 ou 2 semanas, secas e de temperaturas máximas bem altas a meio de Março para depois descerem outra vez e com elas regressar alguma chuva.

Agora digam o que disserem não me parece sensato desejar mapas destes a fim de Março:hmm:

gfs-1-162.png


Espero que as próximas runs cortem no frio que não faz falta nenhuma nesta época, fique a chuva que essa ainda faz parte da época, desde que não venha estragar como no ano passado:rain:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Muita neve fora de época e fora dos locais habituais a esta altura do ano é das coisas que só vem estragar, basta seguir o exemplo da Primavera do ano passado...

Temperaturas máximas de 25ºC ou por vezes a tocar os 30ºC em meados de Março não é tão anormal como possa parecer à primeira vista, tradicionalmente costumamos ter 1 ou 2 semanas, secas e de temperaturas máximas bem altas a meio de Março para depois descerem outra vez e com elas regressar alguma chuva.

Agora digam o que disserem não me parece sensato desejar mapas destes a fim de Março:hmm:

gfs-1-162.png


Espero que as próximas runs cortem no frio que não faz falta nenhuma nesta época, fique a chuva que essa ainda faz parte da época, desde que não venha estragar como no ano passado:rain:
Mesmo! Chuva pode vir com fartura, agora neve e frio, em Março? Depois das plantas já estarem todas a "acordar"? Seria ainda pior que a Primavera do ano passado, já toda a gente anda a semear coisas que não resistem ao frio e isso seria um enorme prejuízo. Também espero que o frio diminua, mas que a precipitação fique pois ter temperaturas destas com muito vento seco de leste, está tudo a ficar uma lástima, isso sim é necessário e já desejo mais por a situação estar como está, do que propriamente para o seguimento meteorológico ser mais interessante.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.