Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A faixa costeira a sul do sistema montanhoso Sintra/Montejunto sofre imenso com a nortada. Mais particularmente, o Cabo Espichel e a faixa algarvia da Costa Vicentina (até Sagres) são mesmo das zonas do país onde a nortada é mais intensa (a par da faixa da Ericeira/Sintra). A diferença de temperaturas máximas no Verão na costa ocidental desde Sagres até Caminha é pouco significativa. Acontece que Lisboa já se encontra uns bons 20 km da faixa costeira mais exposta (Cascais), e por isso não só o vento Norte é menos intenso como já atravessou uma boa faixa de terra antes de chegar à capital. O que faz uma diferença enorme nas temperaturas máximas. O mesmo acontece em Setúbal, que está também a uns 20 km do Cabo Espichel.

Boas Jorge,
Não querendo entrar numa de " aqui é mais que forte do que aí", da minha experiência, o litoral entre o Cabo da Roca e Cabo Raso é estupidamente ventoso,julgo que só Cabo Carvoeiro,Sagres é que se aproximam.

Convém não esquecer que por cá temos muito mais vento devido aceleração do dito cujo pela vertente sul da serra. Sem a serra de Sintra nunca tinha tanto vento violento, ha estudos que falam nisso, e faz sentido.
Ainda ontem, estive na Praia Grande,Sintra e estava vento nulo a fraco, tanto na areia como em zonas mais altas.
O guincho estava com nortada moderada a forte, o padrão normal.
E aqui há uma diferença, se saíres da faixa costeira, e seguires um pouco para o interior do concelho tens localidades com nortada violenta que é uma coisa doida. Por razoes pessoais, ando agora bastante na zona da Malveira da Serra, é simplesmente incrível o vento que ocorre por lá.
Por vezes o Arome e Arpege(quase sempre) conseguem modelar localmente mais vento nesta área restrita. De resto estou de acordo com teu post.
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas Jorge,
Não querendo entrar numa de " aqui é mais que forte do que aí", da minha experiência, o litoral entre o Cabo da Roca e Cabo Raso é estupidamente ventoso,julgo que só Cabo Carvoeiro,Sagres é que se aproximam.

Convém não esquecer que por cá temos muito mais vento devido aceleração do dito cujo pela vertente sul da serra. Sem a serra de Sintra nunca tinha tanto vento violento, ha estudos que falam nisso, e faz sentido.
Ainda ontem, estive na Praia Grande,Sintra e estava vento nulo a fraco, tanto na areia como em zonas mais altas.
O guincho estava com nortada moderada a forte, o padrão normal.
E aqui há uma diferença, se saíres da faixa costeira, e seguires um pouco para o interior do concelho tens localidades com nortada violenta que é uma coisa doida. Por razoes pessoais, ando agora bastante na zona da Malveira da Serra, é simplesmente incrível o vento que ocorre por lá.
Por vezes o Arome e Arpege(quase sempre) conseguem modelar localmente mais vento nesta área restrita. De resto estou de acordo com teu post.

Estou de acordo, não queria ir ao pormenor. O meu objectivo era apenas referir que o sistema montanhoso Montejunto-Estrela não faz diminuir a nortada do lado sul, uma vez que alguns dos pontos mais ventosos da costa (Vila do Bispo e Sagres, por exemplo), encontram-se precisamente para sul. Mas esqueci-me do Cabo Carvoeiro!

Os pontos mais expostos, que entram mais pelo mar dentro, é natural que sejam os mais ventosos. Por isso, o Cabo Carvoeiro, o Cabo da Roca e Cabo S. Vicente são os que sofrem mais com a nortada devido a esse efeito. O Cabo Espichel, e mesmo algumas pontas dos concelhos de Aljezur/ Vila do Bispo (por exemplo a Ponta da Atalaia e o pontal da Carrapateira), numa escala ligeiramente menor, também são extremamente ventosos.

Depois, claro, o efeito da Serra de Sintra provoca uma aceleração adicional importante à velocidade do vento em determinados locais (que tu já os tens investigado :-p) que nem precisam de estar a escassas centenas de metros do oceano! Acredito sinceramente que possam os ventosos do país nesta época.

Já agora, a Fóia (Serra de Monchique) por vezes apresenta médias de velocidade do vento muitíssimo elevadas em regime de nortada!

Seja como for, adoro a Costa Vicentina no Verão também pelo seu clima consideravelmente mais fresco nesta época relativamente à margem sul/Lisboa.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Uma das maiores ondas de calor registadas no continente, foi precisamente no mês de Junho, entre 10 e 20 de Junho de 1981.

A reanálise NECP/DOE da temperatura aos 850hPa, dessa tarde, dá-nos uma ideia do porquê de Lisboa (Geofísico) ter chegado aos 41,5ºC nesse dia.

4S7cC0Q.png

Aliás, esse dia foi particularmente quente na região de Lisboa:
Alverca: 43,5
Lisboa Geofísico: 41,5
Lisboa Portela: 43,0
Lisboa Ajuda: 41,0

Nem Sintra escapou:
Sintra Granja: 41,4
Cabo da Roca: 39,5
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Em relação à onda de calor que vem há uma diferença para a de 1981 , na onda de calor de 1981 as isos eram maiores , nesta onda de calor as isos estão bastante altas mas não são iguais às da onda de calor de 1981, lisboa deve chegar aos 40 graus nesta onda de calor e na de 1981 chegou aos 41.5 graus .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Lembro me de há uns 4 anos (2013) também ter estado quase 40°C em Lisboa em Junho, lembro me de estar em Carcavelos e não haver vento e a areia queimar literalmente os pés.

No ano passado Setembro também teve os extremos do ano, quem sabe se Junho fica com os extremos este ano.

Não falando só de Lisboa, todo o país sofrerá. Well, excepto Aveiro xD
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Lembro me de há uns 4 anos (2013) também ter estado quase 40°C em Lisboa em Junho, lembro me de estar em Carcavelos e não haver vento e a areia queimar literalmente os pés.

No ano passado Setembro também teve os extremos do ano, quem sabe se Junho fica com os extremos este ano.

Não falando só de Lisboa, todo o país sofrerá. Well, excepto Aveiro xD

Não foi Junho, mas sim Julho, dia 7. A estação do Geofísico marcou 39,2ºC. Também me lembro bem desse dia, o céu estava com algumas nuvens altas. Nesse dia estive a limpar a piscina de uns conhecidos meus, e por causa das nuvens não se sentia muito a radiação, era mais um calor abafado, mas a verdade é que acabei com um belo escaldão :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Não foi Junho, mas sim Julho, dia 7. A estação do Geofísico marcou 39,2ºC. Também me lembro bem desse dia, o céu estava com algumas nuvens altas. Nesse dia estive a limpar a piscina de uns conhecidos meus, e por causa das nuvens não se sentia muito a radiação, era mais um calor abafado, mas a verdade é que acabei com um belo escaldão :huhlmao:

Lembra te também do dia 6 de julho de 2013 em que chegamos também aos 40 graus .
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Não foi Junho, mas sim Julho, dia 7. A estação do Geofísico marcou 39,2ºC. Também me lembro bem desse dia, o céu estava com algumas nuvens altas. Nesse dia estive a limpar a piscina de uns conhecidos meus, e por causa das nuvens não se sentia muito a radiação, era mais um calor abafado, mas a verdade é que acabei com um belo escaldão :huhlmao:

Ups, isso :D
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Explorando tópicos e posts de 2013, verifico que ambos os dias (6 e 7 de Julho 2013), a estação do Geofísico teve máximas de 39,2ºC.
Porém, na do Gago Coutinho, o dia 6, de facto, superou em 3 décimas o dia 7 (39,8ºC e 39,5ºC respectivamente).

Foram 2 dias de bastante calor, com temperaturas praticamente iguais :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.