Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
São frequentes esses ecos quando há inversão térmica.

Obviamente não sei dizer se será mesmo isso ou não, mas é uma hipótese razoável, visto haver certamente uma marcada inversão térmica sobre o mar. Temos ar fresco perto da superfície e ar muito mais quente a ser transportado por cima vindo da península.
Será que a poeira pode ter influência no radar?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O ecm continua a insistir em outra onda de calor extrema a partir de dia 23 de julho , sendo assim o litoral poderia vir a bater recordes de temperaturas ! :(:calor::sweat:

Trovoada, estás louquinho para apanhar um calor de bater recordes. Acho, que todos ficamos em pulgas quando é para bater recordes.

Eu, prefiro calor agora em Julho e Agosto, do que estar em Outubro e a bater recordes. :huhlmao:A ver, se Faro ainda apanha uma nortada de jeito para bater o recorde de Julho. :lol: :D
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Trovoada, estás louquinho para apanhar um calor de bater recordes. Acho, que todos ficamos em pulgas quando é para bater recordes.

Eu, prefiro calor agora em Julho e Agosto, do que estar em Outubro e a bater recordes. :huhlmao:A ver, se Faro ainda apanha uma nortada de jeito para bater o recorde de Julho. :lol: :D

Mas pelo ecm para dia 23 é vento de leste e não nortada , mas se vier aí uma nortada de jeito tu bates o recorde de julho , agora se vier vento de leste eu bato o recorde de julho ! :D:calor::sweat:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Será que a poeira pode ter influência no radar?

Dependerá do tamanho das partículas.

Se fosse areia mesmo (grãos), como numa tempestade de areia, certamente.
O tipo de poeiras que está em suspensão em altitude nestas situações suponho que seja bastante mais pequeno e é possível que não tenha a dimensão mínima para ser "visto" no radar. Na verdade não me lembro de ver assinaturas no radar destas poeiras que nos atingem... Mas posso estar enganado ou a esquecer-me de já termos falado nisto no fórum.

Seja como for, era necessário saber as especificações de cada um dos radares, para ter a noção do tamanho necessário para ser "visto" em cada um, e depois investigar um pouco sobre as poeiras que nos afectam. Pode ser uma pesquisa didática. :p
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
tempresult_czk9.gif


Era desta que nevava decentemente nos pontos mais altos de todas as ilhas :huhlmao:

tempresult_iig2.gif


Ainda não consegui apanhar uma saída do CFS que modele um furacão severo para os Açores. Algum dia, algum dia :rolleyes:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Questiono mais porque é que existem modelos que fazem previsões até 6 meses? WTF

No caso não são 6 mas sim 9 meses :D

O CFS é o modelo sazonal da NOAA/NCEP e amavelmente disponibilizam os dados ao público. Já ouviste falar sobre previsões sazonais do GFS? Eu também não :D

Parece-me ser realista pensar que num futuro não muito longínquo a NOAA, à semelhança dos restantes IM's, começará a restringir o acesso aos dados (e o CFS irá certamente desaparecer como dano colateral). O que seria/será de nós, amadores, sem o GFS e o WRF nos seus atuais moldes? Só se dará o devido valor quando não se puder reaver :D

Não perguntaste mas cá deixo a previsão do CFS para o mês que vem.

dIG8N5r.png

OiM3fsM.png
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Quem quiser se despedir do antigo GFS mediante a publicação de cenários dantescos ou comparações que o faça agora :D

O GFS paralelo tornar-se-á operacional com a saída das 12z.

Se isto for verdade resta saber o que é que acontecerá aos restantes portais. A convergência com o ECMWF acabaria com a maioria dos devaneios.


Novidades aqui:
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Quem quiser se despedir do antigo GFS mediante a publicação de cenários dantescos ou comparações que o faça agora :D

O GFS paralelo tornar-se-á operacional com a saída das 12z.

Se isto for verdade resta saber o que é que acontecerá aos restantes portais. A convergência com o ECMWF acabaria com a maioria dos devaneios.


Novidades aqui:


Ahahahah

GFS needs more than an upgrade! It's so bad !!ECMWF is 100 million light years better than GFS
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.