Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Acho que a principal causa de metade das discussões aqui é o facto de alguns membros gozarem com aquilo que outros dizem. Acho que isso era completamente desnecessário. Há alguns que pensam que são mais que os outros, e ás vezes é também por viverem em determinadas regiões onde se pensa que o tempo é melhor e mais interessante que noutras regiões que são assim, e também parece que tentam meter inveja. Posso estar enganado, mas ás vezes é o que me parece. Fico-me por aqui!
Concordo contigo! ainda há uns meses debatemos isso e referi esse ponto de vista, ou seja que alguns se " gabarem" porque pensam que vivem num tipo de clima melhor que os restantes e tentam " passar" essa mensagem de inveja para os outros e quem o faz são quase sempre os mesmos, mas não vou referir nomes como é óbvio.
Quem vive no litoral queixa-se da nortada e do " fresco" e quem vive no interior queixa-se do calor e das barragens já quase sem água.
Em suma, este clima é impossível de agradar a todos.
Quem vive no interior é quase um " insulto meteorológico" desejar bastante calor todos os Verões, esse está mais do que garantido, e a tendência será cada vez mais essa.
E para terminar, penso que outro aspecto a ter em conta são as temperaturas elevadas que temos tido nos últimos anos, ou seja como a fasquia já está tão elevada parece que os 25ºc ou os 26ºc em Julho são " frescos e anormais" , quando na verdade ainda não o são.
 
Última edição:


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Discutir sobre o tempo é um bocado inútil. Nunca, como em quase tudo na vida, é possível estarmos todos contentes. Só há uma coisa que me faz confusão, é pessoas queixarem-se com a falta daquilo que os números desmentem. Tivemos uma primavera muito quente e um Junho muito quente. Quanto a Julho ainda nem a meio vamos. Isto não é uma questão de opinião, são factos. Não sou eu a dizer, é o IPMA. Viver no litoral e queixar-se de nortada faz tanto sentido quanto eu viver em Viseu e queixar-me do calor no verão e do frio no Inverno. Viseu é quente no Verão e tendencialmente frio no Inverno. É um facto. De que vale eu dizer que está muito calor todos os dias em que estiver muito calor em Viseu? Se este calor não me for suportável, é melhor mudar de lugar. Se o queixar-me baixasse a temperatura ainda me dava a esse trabalho mas parece que não resulta, portanto, como dizia o outro: 'ai aguenta, aguenta.'
P.S: passei a tarde na rua e estava bastante quente. :D
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A isso chama-se senso comum, obviamente que um "Meteolouco" tem sempre o bichinho de algo que chegue ao extremo a nível de fenómenos climáticos

Compete a cada um, saber/conhecer/distinguir o clima ou micro-clima de cada região e aceitar o que os "Deuses" da Meteorologia nos reservam. Eu não tenho uma grande relação com o calor, muito menos com 40ºC +, mas também me sabe bem ter dias com 34ºC ou 35ºC para fazer praia e umas churrascadas à noite.

O problema é quando nos queixamos diariamente que o clima mudou, e que vão estar 40ºC em Lisboa e que vai estar um grande bafo e de repente... já se queixam da Nortada e dos 25ºC. Haja coerência :p.

Anyways, @Trovoada extreme weather , espero que continues a participar e a dar o teu contributo neste Fórum, porque todos nós Séniores,Juniores,Benjamis whatever aprendemos todos os dias uns com os outros.

E vamos todos agora ao nosso foco principal :thumbsup: .
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, mais uma vez pedimos para avançar. O tema já foi discutido, esclarecido, as coisas que tinham que ser resolvidas e que passavam o razoável foram tratadas, e tudo sanado!
Portanto, digamos que não faz muito sentido estarmos agora aqui todos a discutir sobre a discussão! :D

Lembrem-se da queixa ainda ontem sobre o conteúdo deste tópico. Assim, desde o "resolver" há umas horas até aqui já vai mais um rol de mensagens sobre o mesmo... Adiante pessoal!
Bom seguimento a todos! ;)

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Concordo contigo! ainda há uns meses debatemos isso e referi esse ponto de vista, ou seja que alguns se " gabarem" porque pensam que vivem num tipo de clima melhor que os restantes e tentam " passar" essa mensagem de inveja para os outros e quem o faz são quase sempre os mesmos, mas não vou referir nomes como é óbvio.
Quem vive no litoral queixa-se da nortada e do " fresco" e quem vive no interior queixa-se do calor e das barragens já quase sem água.
Em suma, este clima é impossível de agradar a todos.
Quem vive no interior é quase um " insulto meteorológico" desejar bastante calor todos os Verões, esse está mais do que garantido, e a tendência será cada vez mais essa.
E para terminar, penso que outro aspecto a ter em conta são as temperaturas elevadas que temos tido nos últimos anos, ou seja como a fasquia já está tão elevada parece que os 25ºc ou os 26ºc em Julho são " frescos e anormais" , quando na verdade ainda não o são.
Para finalizar! Essa tentativa de invejar os outros, é uma tentativa falhada...:lol: pode chover menos e pode estar mais calor, mas jamais trocaria o meu Alentejo por outra zona qualquer! :cool: Felizmente, aqui também temos de tudo um pouco.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Entretanto coloco só a observacao incrivel de Ahvaz, Irao. Vale a pena ir seguindo no Wunderground!!!
http://www.accuweather.com/pt/ir/ahvaz/210047/weather-forecast/210047
44ºC e céu encoberto. A máxima foi de 53ºC e há uns dias foi de 54ºC, muito perto do recorde mundial.

Na California também se atinge 50ºC. Está a ser um verao tostado no hemisfério norte.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Entretanto coloco só a observacao incrivel de Ahvaz, Irao. Vale a pena ir seguindo no Wunderground!!!
http://www.accuweather.com/pt/ir/ahvaz/210047/weather-forecast/210047
44ºC e céu encoberto. A máxima foi de 53ºC e há uns dias foi de 54ºC, muito perto do recorde mundial.

Na California também se atinge 50ºC. Está a ser um verao tostado no hemisfério norte.

O irão todos os anos tem sempre temperaturas acima dos 50 graus aquilo lá é uma tosta !
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Para dia de amanhã as mínimas altas vão dar um bom contributo para máximas escaldantes. Espero que não traga problemas para populações e bens.
Infelizmente, a probabilidade desses problemas acontecerem é muito alta. O que me preocupa são os idosos que vivem nas aldeias do interior sul. Bem podem estar habituados a este tipo de eventos, mas ninguém merece este calor extremo...:(
 

Mike26

Cumulus
Registo
12 Ago 2015
Mensagens
143
Local
Rio de Mouro/Campo Grande
Todos os verões costumo passar uma semana em Julho e outra em Agosto num monte alentejano alguns kms a norte de Reguengos de Monsaraz. Este ano até passei por lá naquela semana de Junho em que também passou pelo país uma vaga de calor brutal (em que ocorreu o incêndio de Pedrógão) e a estação IPMA de Reguengos no dia mais quente registou uma temperatura máxima de cerca de 42,3ºC se não estou em erro. Moro perto do litoral sintrense e só posso dizer que a sensação de passar por temperaturas dessas no interior do país é uma coisa incrivelmente desconfortável, estar na rua é um autêntico martírio. Se há algo com o qual me solidarizo é com a malta que mora mesmo nestas zonas e tem de passar por isto no Verão. Ninguém merece um calor destes.

Resumo disto tudo: antigamente queixava-me quando a nortada na minha zona todos os verões nunca deixava a temperatura subir consideravelmente para poder passar uns ótimos dias na praia. Agora nos dias de hoje, só abençôo essa bendita ventania que ajuda a refrescar (e bem!) todo o litoral a norte de Lisboa :D é um alívio ter essa espécie de limitador no Verão que impede o ar de alcançar temperaturas tão elevadas.

P.S.: Malta, atenção que não estou com isto a querer invejar alguém relativamente ao clima da sua zona. A minha intenção é apenas deixar o meu testemunho no que toca àquilo que custa passar pelos extremos do interior do país no Verão. Quem nunca passou por tal, acredite que só pode agradecer por isso.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Todos os verões costumo passar uma semana em Julho e outra em Agosto num monte alentejano alguns kms a norte de Reguengos de Monsaraz. Este ano até passei por lá naquela semana de Junho em que também passou pelo país uma vaga de calor brutal (em que ocorreu o incêndio de Pedrógão) e a estação IPMA de Reguengos no dia mais quente registou uma temperatura máxima de cerca de 42,3ºC se não estou em erro. Moro perto do litoral sintrense e só posso dizer que a sensação de passar por temperaturas dessas no interior do país é uma coisa incrivelmente desconfortável, estar na rua é um autêntico martírio. Se há algo com o qual me solidarizo é com a malta que mora mesmo nestas zonas e tem de passar por isto no Verão. Ninguém merece um calor destes.

Resumo disto tudo: antigamente queixava-me quando a nortada na minha zona todos os verões nunca deixava a temperatura subir consideravelmente para poder passar uns ótimos dias na praia. Agora nos dias de hoje, só abençôo essa bendita ventania que ajuda a refrescar (e bem!) todo o litoral a norte de Lisboa :D é um alívio ter essa espécie de limitador no Verão que impede o ar de alcançar temperaturas tão elevadas.

P.S.: Malta, atenção que não estou com isto a querer invejar alguém relativamente ao clima da sua zona. A minha intenção é apenas deixar o meu testemunho no que toca àquilo que custa passar pelos extremos do interior do país no Verão. Quem nunca passou por tal, acredite que só pode agradecer por isso.
Sim, ao contrário de alguns, dá perfeitamente para perceber que não estás a tentar invejar e mesmo se estivesses não tinhas grande sucesso. :huhlmao: O mau de viver na região sul no verão é este, sempre foi e será sempre daqui para a frente, aparecem estas ondas de calor muito extremas porque de resto, as temperaturas antes desta loucura apesar de serem acima dos 30ºC eram excelentes. Temperaturas baixas no verão e ventanias, dispenso, já presenciei várias vezes isso na costa oeste e detestei. Gosto do frio e da chuva e realmente tenho muitas saudades, mas esta é a altura normal para o calor, o que não é normal aqui são estas temperaturas de momento e a seca extrema que estamos a atravessar. Resta-nos agora, aguentar e rezar para que o próximo outono/inverno compensem estes anos terríveis que temos passado, tanto no sentido da seca como do calor. :)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Todos os verões costumo passar uma semana em Julho e outra em Agosto num monte alentejano alguns kms a norte de Reguengos de Monsaraz. Este ano até passei por lá naquela semana de Junho em que também passou pelo país uma vaga de calor brutal (em que ocorreu o incêndio de Pedrógão) e a estação IPMA de Reguengos no dia mais quente registou uma temperatura máxima de cerca de 42,3ºC se não estou em erro. Moro perto do litoral sintrense e só posso dizer que a sensação de passar por temperaturas dessas no interior do país é uma coisa incrivelmente desconfortável, estar na rua é um autêntico martírio. Se há algo com o qual me solidarizo é com a malta que mora mesmo nestas zonas e tem de passar por isto no Verão. Ninguém merece um calor destes.

Resumo disto tudo: antigamente queixava-me quando a nortada na minha zona todos os verões nunca deixava a temperatura subir consideravelmente para poder passar uns ótimos dias na praia. Agora nos dias de hoje, só abençôo essa bendita ventania que ajuda a refrescar (e bem!) todo o litoral a norte de Lisboa :D é um alívio ter essa espécie de limitador no Verão que impede o ar de alcançar temperaturas tão elevadas.

P.S.: Malta, atenção que não estou com isto a querer invejar alguém relativamente ao clima da sua zona. A minha intenção é apenas deixar o meu testemunho no que toca àquilo que custa passar pelos extremos do interior do país no Verão. Quem nunca passou por tal, acredite que só pode agradecer por isso.
Algumas pessoas pensam que 25ºc e nortada não é bom para a praia e acham que 40 e tal graus é que é bom... estão redondamente enganadas, aí á uns anos anos fui a Badajoz e apanhei lá 45ºc, era penoso andar na rua, bastaram 2 minutos a andar e já estava a suar por todo o lado, nestes dias assim só se está bem é em casa no escuro.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.