Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Para o ano, a moderação pode passar a chamar o tópico das frustrações. :D Se formos analisar profundamente este tópico, todo o ano existe lamentações e frustrações. Se, no Inverno não fizer frio e não cair neve lá vem a frustração, se chover no norte e não no sul, lá vem mais uma, depois é que não chove, depois é que choveu demais e é melhor parar que está tudo alagado, depois é que vem um calor infernal no Verão, depois é que está nortada e mau para a praia, depois é que não chove quando queremos e os deuses estão contra nós, depois é que desejei tanta chuva e mau tempo, que passou um vendaval e levou-me a barraca e no final, o culpado é só um o antílope dos Açores.

Depois, outro facto, é a variação dos comentários que variam todos os anos, se o ano tivesse tido chuva e todos estivessem contentes, diziam não há crise, prefiro ter o AA agora do que em pleno Inverno, como o ano foi seco na maior parte do país, o pessoal até pede chuva no Verão e agora que nem Setembro quer nada connosco são mesmo os deuses que estão contra nós.

Em 2009, cheguei a Dezembro que nem erva havia por aqui, estava uma paisagem de Verão, mas a partir de meados de Dezembro, o tempo mudou e foi o Inverno mais chuvoso deste século, quem diria... :rolleyes:


E porque não nos podemos lamentar , já que isto é um seguimento livre .
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Para o ano, a moderação pode passar a chamar o tópico das frustrações. :D Se formos analisar profundamente este tópico, todo o ano existe lamentações e frustrações. Se, no Inverno não fizer frio e não cair neve lá vem a frustração, se chover no norte e não no sul, lá vem mais uma, depois é que não chove, depois é que choveu demais e é melhor parar que está tudo alagado, depois é que vem um calor infernal no Verão, depois é que está nortada e mau para a praia, depois é que não chove quando queremos e os deuses estão contra nós, depois é que desejei tanta chuva e mau tempo, que passou um vendaval e levou-me a barraca e no final, o culpado é só um o antílope dos Açores.

Depois, outro facto, é a variação dos comentários que variam todos os anos, se o ano tivesse tido chuva e todos estivessem contentes, diziam não há crise, prefiro ter o AA agora do que em pleno Inverno, como o ano foi seco na maior parte do país, o pessoal até pede chuva no Verão e agora que nem Setembro quer nada connosco são mesmo os deuses que estão contra nós.

Em 2009, cheguei a Dezembro que nem erva havia por aqui, estava uma paisagem de Verão, mas a partir de meados de Dezembro, o tempo mudou e foi o Inverno mais chuvoso deste século, quem diria... :rolleyes:

Tudo dito...
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
É excelente! Este inverno, até apareceram algumas cut-off's daí ter sido muito bom para o Algarve, mas a capacidade de armazenamento nessas duas barragens não é muita (segundo os dados do snirh), basta os seus afluentes encherem algumas vezes para as barragens ficarem bem abastecidas. Para ser sincero, este inverno que passou, as poucas vezes que choveu, até foi bastante bom, o problema é que foram, tal como disse, poucas e de curta duração. Chovia 2/3 dias e ficava sem chover mais de 2 semanas, e grande parte desse tempo era com vento de leste, o dito vento que é capaz de acabar com metade do caudal de uma ribeira poucos dias após as chuvas. Para uma barragem, como esta que abastece a minha região encher, é preciso chover bastante tempo seguido e não apenas 2 ou 3 dias em que chove tudo de uma vez e que depressa se atinge a média, porque não é pelas médias serem atingidas que a seca acaba, em todos o sentidos. Mas pronto, a tendência é mesmo esta, cada vez chover menos tempo mas as poucas vezes que chove é tudo de uma vez.

Esse facto de haver invernos como o anterior em que o norte, centro e Alentejo pedem por chuva e com razão, e o Algarve é brindado com belas cut-off's com as características precipitações bruscas/curtas, e por outro lado haver invernos como já tivemos aí recentemente em que a chuva é farta e persistente no norte e centro, mas há sempre pessoal do sul aqui a chorar que as frentes mal lhes toca, tem muito a haver com a posição do AA. Quando está na posição "normal" de inverno, a sul, temos a circulação zonal que pode fazer chegar o grosso das frentes atlânticas ao oeste da PI, mas o sul mal leva com a cauda. Quando a dorsal está mais a norte, temos seca quase generalizada, mas o Algarve pode ter a sorte de levar com as tais cut-off's mediterrânicas de sul/este que têm caminho livre com a subida do AA, e a própria circulação deste quando está posicionado sobre a PI ainda ajuda na deslocação para oeste das ditas cujas.

Aqui estou eu

Em relação a mim, verdade é um bocado complicada de se ouvir. O que quero dizer com isto é o seguinte: o facto de eu andar mais ausente também não significa, como o @mr. phillip disse, que eu tenha deixado de seguir o fórum em si. A diferença entre o meu comportamento inicial neste fórum (digno de uma criança entusiasmada com a meteorologia, em que cada post meu eu colocara 50 toneladas de smiles e tudo e mais alguma coisa era motivo para postar) e agora, é que, para além de ter crescido bastante nesse sentido e ver realmente o que é importante e relevante de se postar e dizer (para não fazer aqui um flooding de posts) também aconteceram coisas que me "cortaram as asas"...

Desde ter que me desfazer da minha estação meteorológica, do meu site, da minha máquina fotográfica, e de mais coisas, neste momento estou simplesmente num vazio. Não há entusiasmo para postar, não há dados para partilhar, e mal e porcamente (com um telemóvel que tem o visor partido em dezenas de sítios e que já mal funciona) consigo fazer registos. Também não é um telemóvel de 1000 euros ou uma estação toda XPTO que vão fazer de mim mais do que os outros nem é isso que eu pretendo, porque para mim não há nada mais importante do que a igualdade para todos, não importa a qualidade dos registos em si, mas sim a intenção com que são feitos. E os motivos que nos levam e levaram a fazê-los, e os sentimentos por detrás deles.

Não estou a fazer-me de coitadinho nem de pobre, aliás longe disso, estou a ser muito sincero no que estou a dizer neste momento. A verdade é essa, é que tenho as asas cortadas e tenho que admitir que, apesar do que eu disse no parágrafo anterior, a verdade é que isto de não ter equipamento desmoraliza bastante, mas pronto melhores dias virão e estou a trabalhar para isso. A trabalhar para andar para a frente, porque todos os dias em que lutamos ficamos mais fortes.

Depois também existem outras coisas neste momento que não contribuem nem ajudam em nada para conseguir andar de cabeça erguida mas isso são outros 500.

Mas pronto como disse, estou a trabalhar para me endireitar, e mesmo que não tenha estação nem nada do que tinha, nunca, mas NUNCA, deixei de gostar da meteorologia. Isso ninguém me tira. Aquela sensação de, mesmo tendo 27 anos, ver uma trovoada pela primeira vez em muito tempo e apetecer-me dar pulos de contente como um miúdo de 10 anos. Isso esteve sempre guardado cá dentro.

Se tudo correr bem, lá mais para a frente voltarei a ser mais assíduo com algumas novidades. Um dia de cada vez...

Lembro-me bem desses teus posts. Posso dizer que ainda cheguei a acompanhar o fórum e até a fazer seguimento na "Old School" do MeteoPT :D. Os tempos eram outros, e para mim tal como para vários membros (lembrei-me agora do @actioman da neve em Elvas que também já não o vejo há uns tempos) as condições a nível pessoal para fazer seguimento também mudaram muito. Mas acredito que tudo há de voltar a bombar outra vez tal como a situação meteorológica :trovao:

Antilope_cervicapra_3_gall.jpg

Essa do "antílope dos açores" do nosso personagem engraçado @Trovoada extreme weather vai ficar para a História, mais uma marca de linguagem a usar também para fazer um pouco de troça do nosso amiguinho (até certo ponto) AA.

Então não é foi por isso que perguntei qual era a data , é que pela aquela imagem é um monstro autêntico .

Boa! Também tinha essa curiosidade em relação à foto do @Lightning .
Também me lembro de um evento convectivo severo de 16 de Setembro de 2007 que assolou Leiria com chuva e trovoada fortes a meio do dia, não sei é se com a mesma natureza.


:D Lembro-me que essa segunda imagem costuma ser divulgada aqui no nowcasting de nevões (ou supostos nevões ), mas sendo esses prazos das fases alargados a mais de 200 horas também se aplica perfeitamente a situações anticiclónicas como a atual com belas regas modeladas no 2º painel que aparecem, se esfumam ou se adiam a cada saída posterior :sweat:

É melhor tomares um calmante , eu hoje tomei um senão dava me uma coisa má só de olhar para os modelos .

:lol: Vê lá que calmante tomas. O melhor calmante é mesmo tomar partido do chato do AA, e por exemplo ir dar um mergulho, fluvial ou marítimo, é sempre refrescante :hehe:
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Fotocópia de 2011 à vista, com o verão a prolongar-se por outubro. Veremos por quanto tempo o AA se manterá forte. Nesse ano, no fim do mês o AA acabou por romper, mas infelizmente choveu tudo num só dia aqui em Braga (26 out). Geralmente é assim que acabam situações destas, mas, como é óbvio, nada disso é garantido.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Para tentar animar a malta.:rolleyes:


A médio prazo continuamos com um padrão complexo e difícil de prever, esperamos que se mantenham as temperaturas dentro ou acima do normal para a época, e com possibilidade de chegada de algumas perturbações que poderão deixar precipitação, embora neste momento seja difícil prever com exatidão esses dias.

Para já, não temos motivos para crer que o outono venha a ser seco, já que até temos sinais contrários, que favorecem a ocorrência de chuvas intensas em outubro e novembro.
Com a atmosfera particularmente dinâmica nestes últimos tempos, é difícil fazer prognósticos concretos.



BestWeather

Isto são previsões!! Por favor publica no tópico apropriado! ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
E quando se pensava que a situação não podia piorar mais, eis que aparecem previsões de temperaturas na ordem dos 34°/35°C e mínimas quase tropicais no inicio de outubro. Para além de não termos chuva, ainda temos de levar com temperaturas completamente anormais para a altura do ano. :maluco:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Em todo o horizonte modelístico dos dois principais modelos não se vislumbra nada de significativo no que toca à precipitação.

A primeira semana de Outubro ainda não vai trazer a quebra do bloqueio, ou seja as depressões vão continuar a passar a Norte em direção às Ilhas Britânicas e nós aqui ficamos a ver o AA com 1020/1030 hPa... :sono:

Os dias passam e a situação mantém-se, não há nada a acrescentar em relação ao post de terça-feira. :(

Até dia 10 não se vislumbra nada que não seja meia-dúzia de pingos, isto no Norte e Centro...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas pessoal desculpem o off-topic. A minha estação nos dias 6\7\8 de stemebro por alguma razao registou 100 e tal milimetros de precipiração em cada dia.
Como faço para apagar isso do historico do wunderground? há alguma forma.
Desde ja obrigado.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.