Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
:ill:

calmexjpeg.jpg

sw5ARIg.jpg


Não resisti.
Já lá vão uns anos que ando neste fórum e ciclicamente lá aparece a necessidade de prescrever um cAAlmex.

À parte da evidente falta de chuva, preocupa-me que seja pior a emenda que o soneto. Ou seja que do nada comecem a aparecer previsões como tivemos em 2015/2016 com quase 100mm de precipitação num só dia.
Tendo em conta condições de stress que os solos apresentam e os solos queimados dos incêndios(principalmente a bacia do Zêzere), e toda a conjugação de factores provenientes desta seca, não se conjugam muito bem com certos níveis de intensidade de precipitação.
 


M

Membro excluído 274

2007 ou 2008, estou na dúvida...

Lembro-me de apanhar castanhas murchas do sol e falta de humidade.



Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Em 2007 já eu estava licenciado e a trabalhar, foi antes de 2003... lembro-me de nos Santos em Chaves (1 de Novembro) andar de manga curta e calção.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Foi esse evento e o início de Setembro de 2004, principalmente o dia 4, em que passou um monstro de supercélula aqui com bastante vento, bolas enormes de saraiva até 7cm e até produziu um tornado em Vila Verde.

A 23 de Fevereiro de 2010 foi a última grande saraivada que vi. Grandes calhaus. Penso que nesse dia também caiu bastante na zona centro. Desde aí tem sido bem monótono. A última situação de trovoadas severas que tivemos no Minho e Douro deve ter sido a do 4 de Janeiro de 2014.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A 23 de Fevereiro de 2010 foi a última grande saraivada que vi. Grandes calhaus. Penso que nesse dia também caiu bastante na zona centro. Desde aí tem sido bem monótono. A última situação de trovoadas severas que tivemos no Minho e Douro deve ter sido a do 4 de Janeiro de 2014.
Boa memória, nunca vi uma saraivada como essa, metia muito medo só o som. O meu pai quis registar o momento depois de ter passado :D

 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa memória, nunca vi uma saraivada como essa, metia muito medo só o som. O meu pai quis registar o momento depois de ter passado :D



Aqui caíram duas durante essa tarde. Uma primeira já bastante intensa, e outra mais para o fim da tarde, essa foi uma loucura. Quando se estava a aproximar fazia um barulho aterrador, parecia que o mundo ia acabar. Deviam ter aí uns 5 cm. Para não falar dos relâmpagos a cruzarem os céus. Uma semana depois passou a Xynthia. Um inverno que nunca esquecerei.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sempre ouvi dizer por cá que a run 18z do GFS é das mais estapafúrdias, e tendo em conta o panorama, julgo que nem vale a pena consultar os modelos.
Calor a disparar a partir de Domingo, é possível que regressem noites tropicais,como de costume, Portalegre será uma das vitimas da lestada nocturna.
Se muitos por cá se queixam da falta de precipitação, eu queixo-me do mesmo e do vento forte que não desarma,salvo raras excepções, amanhã regressa outra tareia para esta zona em particular,enfim é o que temos...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Tens razão, já lá está :D

Entretanto tinha apagado o post, já que levaste para lá a publicação! ;)

Mas faço aqui um apelo ao pessoal, antes de pensarem em publicar alguma coisa no seguimento livre vejam se se pode enquadrar em algum dos tópicos já existentes no MeteoPT. :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.