Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde!

A barragem do Vale do Sado está com menos de 4% de água disponível, pouco mais que nada! Para não falar em barragens pequenas, poços e alguns furos da região que estão a zero. A situação é grave e está a complicar-se a cada dia que passa, nota-se já no campo algumas árvores secas e com as folhas queimadas do sol tórrido.

Lembro-me em 1995, que foi um ano de seca, e a barragem Monte da Rocha estava nesse ano muito baixa, nem forneceu água para regadio. Nesse ano o outubro foi completamente seco e estávamos desesperados com a falta de chuva. Nesse ano começou a chover no dia 19 de Novembro, era chuva atrás de chuva. Estávamos com a barragem vazia, em Janeiro de 1996 a barragem estava a descarregar. Em pouco tempo passámos de uma situação de grande seca a campos inundados com as barragens a descarregar . Choveu de 19 de Novembro de 1995 até meados de Maio de 1996, foi um inverno e primavera bastantes chuvosos. Quem se lembra desse inverno sabe que foi assim.

Lembro que já havia muitos comentários que até ao fim de 1995 já não vinha mais chuva, era tempo quente até ao Natal, e de repente o tempo mudou e fez mudar as opiniões de toda a gente e muitos já diziam:" Éh pá, tanta chuva, já farta, tudo encharcado"

Aqui ninguém manda, nem políticos, nem nada! Políticos só para gerir as reservas de água, só isso, ou não!!
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Autêntico monstro!
d5BU5w4.png


Está mais que sabido que disto não saímos tão depressa, como podem ver até dia 21 teremos esta desgraça e em vez de enfraquecer torna-se ainda mais forte. Terminar outubro como terminámos setembro começa a ser uma realidade. É verdade que estamos apenas a dia 6, mas todos sabemos o que tem acontecido até agora, o anticiclone ganha sempre e tão depressa não nos larga. Estamos em entrar num ponto critico de norte a sul, e as imagens que vão aparecendo assim o confirmam.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Este tópico de dia para dia torna-se cada vez mais o "descalabro"... Têm passado por aqui de tudo, desde adivinhos a pessimistas, sou da mesma opinião de muita gente o mês ainda agora começou e já andam para ai a dizer que está condenado e não sei mais o que... já para não falar em alguém que em tempos não se calava com o calor, agora é a chuva:rain: nós e ainda bem, não podemos mandar na meteorologia e por isso mesmo temos que nos contentar com o que temos, enquanto não houver nada de novo passeiem, vão à praia e aproveitem o bom tempo, porque algum dia ela terá que vir... Este tópico mais parece uma comédia, chove não chove, está condenado, não está e depois, ainda temos o "antilope" dos Açores...

:w00t::huhlmao:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Desde à uns anos que assim é, quase sempre a mudança após a primeira quinzena de Outubro, faço anos este mês após a primeira quinzena e lembro-me que assim tem sido... Se assim não for o AA lá terá que acabar por "quebrar"... vamos ver:hmm:

A minha questão tinha a ver com a adjectivação. Será bom tempo? Neste momento, não me parece.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A minha questão tinha a ver com a adjectivação. Será bom tempo? Neste momento, não me parece.

Compreendo, totalmente aceitável... mas como disse nos últimos anos, a mudança apenas se dá após a primeira quinzena de Outubro... Acho que todos conhecemos o clima que temos e para o qual caminhamos, uma coisa é certa o AA não dura para sempre!:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.