Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Pessoal do deserto da Ibéria (iberium desert?), tudo bem?

Hoje tenho 2% de Humidade relativa e -27,0ºC de ponto de orvalho.
É normal sentir tanta sede?:huh:

Obrigado pela ajuda.
As estações wunderground ai à tua volta registam todas humidade acima dos 10% e de todas as que vi, o ponto de orvalho mais baixo era -4ºC. Deve ser algum problema. Nunca tinha visto valor tão baixo, nem mesmo aqui na minha zona que é muito mais seca.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
As estações wunderground ai à tua volta registam todas humidade acima dos 10% e de todas as que vi, o ponto de orvalho mais baixo era -4ºC. Deve ser algum problema. Nunca tinha visto valor tão baixo, nem mesmo aqui na minha zona que é muito mais seca.

Por aqui registo também 4% de HR, o higrómetro é um daqueles do Lidl da Bresser, ainda nem 1 mês tem acho eu.

Edit: Não sei até que ponto o fumo e material particulado que anda pelo ar não tem a sua quota parte no processo de secura, mas acredito bem que haja relação, até porque o vento nem sempre está de leste.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui registo também 4% de HR, o higrómetro é um daqueles do Lidl da Bresser, ainda nem 1 mês tem acho eu.
Registei 2% HR por aqui em 2011 também, penso que em Junho ou Julho.
Pronto, afinal pode não ser uma avaria e também não é assim tão invulgar. :D
Só acho estranho porque as restantes estações wunderground perto de Paços de Ferreira nenhuma tem humidade abaixo dos 10% e o ponto de orvalho não é assim tão baixo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Tenho tido vento de OSO (de NNE de manhã) e há imenso fumo (mesmo muito!) de incêndios na zona. Fechei todas as janelas de casa e lá fora o cheiro é intenso e o sol está laranja escuro.

Sigo com os mesmos 2% de Hr e, depois de ter subido aos -25ºC, sigo com -27,0ºC de POrvalho.

Claro que são condições raras mas são o culminar da secura que temos.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Tenho tido vento de OSO (de NNE de manhã) e há imenso fumo (mesmo muito!) de incêndios na zona. Fechei todas as janelas de casa e lá fora o cheiro é intenso e o sol está laranja escuro.

Sigo com os mesmos 2% de Hr e, depois de ter subido aos -25ºC, sigo com -27,0ºC de POrvalho.

Claro que são condições raras mas são o culminar da secura que temos.
Enganei me ...o meu ponto de condensação é de 16
Orvalho é que é 59


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Tenho tido vento de OSO (de NNE de manhã) e há imenso fumo (mesmo muito!) de incêndios na zona. Fechei todas as janelas de casa e lá fora o cheiro é intenso e o sol está laranja escuro.

Sigo com os mesmos 2% de Hr e, depois de ter subido aos -25ºC, sigo com -27,0ºC de POrvalho.

Claro que são condições raras mas são o culminar da secura que temos.

Ontem com o vento a soprar de Leste até meio da tarde, registei 7% de humidade valor muitíssimo baixo para esta zona mais litoral.

Hoje com a brisa marítima de WSW a entrar mais cedo , tenho agora 19% de humidade.

O ambiente na rua é doentio o céu está encoberto pelo fumo ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
tempresult_ctm9.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Olha os Açores...
Bem, em Portugal nem tudo é mau. A nossa insularidade ainda permite destas coisas: sonhar meio acordado. :D
Vamos ver se se confirma o que pode ser uma ciclogénese.


Por cá. Bem, por cá menos seco o ambiente com o cair da noite. A Humidade relativa subiu para os 32% e o ponto de orvalho trepou para os 0,0ºC. Coisas da Chã de Ferreira. ;)
E a temperatura trambolhou-se também.
Há um pouco menos de fumo no ambiente e o vento acalmou.
Parece-me que as noites frescas e algo húmidas não são boas para os incêndios, apenas os dias nesta zona. Os bombeiros já terão folga durante a noite...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parece-me que as noites frescas e algo húmidas não são boas para os incêndios, apenas os dias nesta zona. Os bombeiros já terão folga durante a noite...

Errrrr....:hehe:
Ops! A humidade relativa não passou dos 50%, mesmo com a frescura (frio!) da madrugada.
Tanto fumo, e tanta secura. Agressiva para o nariz, olhos, pele. Foi assim toda a noite em todo o Vale do Sousa.
Doentio isto...

Felizmente temos aqui este tópico...:D
muro.jpg
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Errrrr....:hehe:
Ops! A humidade relativa não passou dos 50%, mesmo com a frescura (frio!) da madrugada.
Tanto fumo, e tanta secura. Agressiva para o nariz, olhos, pele. Foi assim toda a noite em todo o Vale do Sousa.
Doentio isto...

Felizmente temos aqui este tópico...:D
muro.jpg
Também tenho sentido algo parecido, os lábios sempre secos e tenho bebido mais água que o normal. As alergias também tem atacado mais do que o normal para esta época do ano.
Atingimos o fundo do poço (figurativamente e literalmente), já que não chove, ao menos uma correntezinha de oeste.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.