Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Parece que estamos oficialmente no Verão de São Martinho! Que desespero:angry:

Este ano, é com uma cervejinha e um gelado fresquinho. :D

Para mim, só quando ver tudo em bikini no Natal aí, é que digo chegaram as alterações climáticas. :inocente: Até lá, é a variabilidade climática normal do nosso clima. Sim, está mais quente, mas já fez no passado episódios iguais com temperaturas altas. A precipitação, essa sempre foi irregular no sul do país e as secas são recorrentes, tal como as cheias repentinas também o são. Fenómenos mais extremos agora do que no passado, não sei, antigamente, já passava tornados só que não havia tantos meios de divulgação e isso faz transpor que haja mais eventos do que na realidade existem.

O Portal do Clima do IPMA, diz que vem aí uma grande seca em 2022. :D Mas, 2019, vai tudo água abaixo e vai ser a loucura. :huhlmao:

Podem analisar, brincar e aprender: http://portaldoclima.pt/pt/#
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,662
Local
Açores
E foi só há 10 dias atrás que a Ophelia passou a poucas centenas de quilómetros de Sta. Maria.

Surreal.

Que ilhas foram destruídas pelos furacões nas Caraíbas? Poucos se lembram e isso é bastante assustador já que o mesmo aconteceria aqui. O continente - que seria a principal fonte de assistência - está demasiado ocupado com a devastação dos incêndios.



 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,825
Local
Lisboa e Alenquer
As alterações nesta década são evidentes, só nao sabemos se a seguir vem anos mais frios ou com chuva mais normal e previsível, mas para quem como eu nasceu nos anos 80 e me lembro de como era a partir dai de 86 e nos 90, digo-vos que o que temos hoje é assustadoramente diferente. sempre houve anos de seca, mas anos mais normais se seguiam. É difícil por isto em qualquer coisa palpável pq infelizmente o que uma pessoa tem como certo não é traduzido em números, pq os números são interpretados de formas mto distintas dependendo que quem os lê.

lembro-me por exemplo, que até ao verão de sao martinho, todos os anos chovia dias sem parar, dias seguidos. geralmente chegava a chuva pela vindima (Alenquer é uma região com muitas vinhas) e havia sempre quem tentasse vindimar antes das primeiras chuvas. Em Outubro qdo andávamos na escola ja mta gente ia de gorro e luvas, hoje vão de calções os miudos até Dezembro. E Havia as cheias...Novembro num ano de cheia, podia ja significar caudais grandes dos rios...noutros anos era mais para Fevereiro até Abril. E o frio? Havia grandes geadas antes do natal, em Novembro tb já as havia, dependendo do ano. E duravam dias a fio..consistentemente.

E depois temos os Verões, que estranhamente pareciam-me mais quentes e sem esta nortada que dura meses. Havia muitas noites de calor intenso abafado em Agosto, estranhamente essas noites quase desapareceram.

Bem podia continuar por aqui a fora...mas, o que tenho a dizer é que aquelas pessoas que não acreditam nas alterações climáticas é pq não andam atentas ou pq já se esqueceram como era. Só ha duas hipóteses, ou estamos em cenário alterações verdadeiras, ou isto foi so uma flutuação normal e o clima volta a ser o que era na próxima década...porque estar diferente, ele está.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,123
Local
Genval, Bélgica
As alterações nesta década são evidentes, só nao sabemos se a seguir vem anos mais frios ou com chuva mais normal e previsível, mas para quem como eu nasceu nos anos 80 e me lembro de como era a partir dai de 86 e nos 90, digo-vos que o que temos hoje é assustadoramente diferente. sempre houve anos de seca, mas anos mais normais se seguiam. É difícil por isto em qualquer coisa palpável pq infelizmente o que uma pessoa tem como certo não é traduzido em números, pq os números são interpretados de formas mto distintas dependendo que quem os lê.

lembro-me por exemplo, que até ao verão de sao martinho, todos os anos chovia dias sem parar, dias seguidos. geralmente chegava a chuva pela vindima (Alenquer é uma região com muitas vinhas) e havia sempre quem tentasse vindimar antes das primeiras chuvas. Em Outubro qdo andávamos na escola ja mta gente ia de gorro e luvas, hoje vão de calções os miudos até Dezembro. E Havia as cheias...Novembro num ano de cheia, podia ja significar caudais grandes dos rios...noutros anos era mais para Fevereiro até Abril. E o frio? Havia grandes geadas antes do natal, em Novembro tb já as havia, dependendo do ano. E duravam dias a fio..consistentemente.

E depois temos os Verões, que estranhamente pareciam-me mais quentes e sem esta nortada que dura meses. Havia muitas noites de calor intenso abafado em Agosto, estranhamente essas noites quase desapareceram.

Bem podia continuar por aqui a fora...mas, o que tenho a dizer é que aquelas pessoas que não acreditam nas alterações climáticas é pq não andam atentas ou pq já se esqueceram como era. Só ha duas hipóteses, ou estamos em cenário alterações verdadeiras, ou isto foi so uma flutuação normal e o clima volta a ser o que era na próxima década...porque estar diferente, ele está.

Tambem tenho de concordar. Eu sou de 91 mas lembro me tambem de ser diferente. A ultima decada principalmente tem sido completamente diferente. Lembro-me sempre de haver cheias em Setembro e de muito mais frio em Outubro, apenas com a pausa tipica do Verao de Sao Martinho. Nos ultimos anos, o Verao tem-se prolongado por tempo demasiado. As estacoes estao completamente descoordenadas.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O Europeu estava tão bom, mas hoje já mudou....
O GFS mete anticiclone até 10 de novembro que é até onde alcança...
Espero que isto mude, o início de novembro prometia, mas parece que vai tudo por água abaixo (no pun intended) ;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Mas existem algumas dúvidas que o clima em Portugal mudou e está a mudar cada vez mais rapidamente ? Eu nasci no Algarve, barlavento, e por lá vivi até 1990. Em puto adorava brincar nas poças, levei muitas por chegar a casa todo encharcado :lol:. Recordo-me que a maioria dos Invernos chovia bastante, com ventos fortes e mar muito agitado que provocava enormes ondas a bater nas falésias, um espectáculo fabuloso. Os campos estavam verdejantes e as ribeiras fartas de água. Claro que existia um outro inverno mais seco. Compararem com agora, o Algarve tem cada vez mais secas,chuvas muito irregulares, com episódios de cheias pelo meio. Eu noto uma brutal diferença.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O GFS mete anticiclone até 10 de novembro que é até onde alcança...
Espero que isto mude, o início de novembro prometia, mas parece que vai tudo por água abaixo (no pun intended)

Eu bem vos disse, que ainda tínhamos de esperar pelo Verão de S.Martinho. Esse para além do outro também nunca falha :D

A distância ainda é razoável, a esperança é a ultima a morrer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,644
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu bem vos disse, que ainda tínhamos de esperar pelo Verão de S.Martinho. Esse para além do outro também nunca falha :D

A distância ainda é razoável, a esperança é a ultima a morrer.
Eu já ando de calções e t-shirt desde o fim de Março( exceptuando a semana passada) e pelos vistos vou continuar, pois ainda vem aí o Verão de S.Martinho:D:lmao:
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu já ando de calções e t-shirt desde o fim de Março( exceptuando a semana passada) e pelos vistos vou continuar, pois ainda vem aí o Verão de S.Martinho:D:lmao:

Em Abril já estava eu na Praia (Excelente dia por sinal). Secalhar ainda dou um saltinho até à Caparica no Fim de semana, ainda por cima a água deve estar "caldo" :malandro:

sst-zona4-2017-10-28T1500.png
 

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
Então quer dizer que é a 1a vez que existe uma seca em Portugal? E que nunca tinha havido nortada durante meses? Nem nevoeiro? Deve estar na altura de inventar um dispositivo que retenha a água dos rios para uso posterior e outro que utilize a força do vento para produzir energia eléctrica...
Quando choveu há uns dias só não brinquei nas poças porque ia de carro e já não tenho idade para isso.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.