Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,457
Local
Arronches / Lisboa
O GFS é o bipolar de sempre, a run das 12z realmente não está agradável porque dá anticiclone até ao limite, basicamente. Mas pronto não vale a pena dar muito crédito.
Quanto ao inicio de Novembro, onde já estava prevista alguma chuva e frio...
GFS, frio e chuva 0
R1CVkc2.png

HZXacUM.png

GEM, completamente diferente:
0Sv5D4l.png

DImWzCk.png

Também prevê alguma chuva entre dia 1 e 2.
Enquanto os modelos não entrarem em sintonia, não sabemos ao certo o que irá acontecer. Vamos ver o que nos diz o ECM.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
O GFS é o bipolar de sempre, a run das 12z realmente não está agradável porque dá anticiclone até ao limite, basicamente. Mas pronto não vale a pena dar muito crédito.
Quanto ao inicio de Novembro, onde já estava prevista alguma chuva e frio...
GFS, frio e chuva 0
R1CVkc2.png

HZXacUM.png

GEM, completamente diferente:
0Sv5D4l.png

DImWzCk.png

Também prevê alguma chuva entre dia 1 e 2.
Enquanto os modelos não entrarem em sintonia, não sabemos ao certo o que irá acontecer. Vamos ver o que nos diz o ECM.

O gfs é o mesmo de sempre ora dá anticiclone sem fim ou tempestades apocalípticas é quase saída sim saída não já nem ligo muito ás saídas médio longo prazo dele.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O gfs é o mesmo de sempre ora dá anticiclone sem fim ou tempestades apocalípticas é quase saída sim saída não já nem ligo muito ás saídas médio longo prazo dele.

Foi sempre assim o gfs , no inverno prevê entradas épicas de frio em que daria neve no litoral que nunca acaba por acontecer , no verão é o contrário prevê delírios de 48 graus ou mais , portanto nem vale a pena ver o gfs .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Já adiei para outra altura, quando o tempo estiver melhor.
Eu tenho algum medo de andar de avião e não vou arriscar entrar em pânico.
Da última vez foi ao contrário, estava um tempo espectacular em São Miguel mas aqui em Lisboa estava uma daquela nortadas bem fortes.
Na aterragem na Portela deu direito a alguns gritos e bater te palmas no fim, ainda me aguentei agarrado ao banco mas houve pessoal que saiu do avião tipo cal tal não foi o susto.

Fica para uma próxima, entretanto já tenho um marcado na easyjet para a Madeira em janeiro, e será a segunda vez, apesar de na Madeira ser complicado por acaso da última vez também correu bem, smooth landing.
Mas digo-te amigo Orion, a Madeira é linda mas os Açores são algo de especial :thumbsup:
Obrigado pela atenção e as minhas desculpas por este off topic aos restantes amigos foristas
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Em relação às saídas do GFS e do GEM temos algo curioso:
No primeiro temos uma entrada mais vigorosa do frio por grande parte da Europa até praticamente meio da França com a ISO 0, mas a península ibérica a destoar com temperaturas altas.
Por outro lado o GEM retira a ISO 0 mais para norte mas com a península ibérica a estar mais homogênea com o resto da Europa no que a temperaturas diz respeito.
Penso que no geral o continente ainda está algo quente e por isso termos temperaturas demasiado altas para a época.

Tenho lindo bastante assinalarem aqui a questão das alterações climáticas, penso que é mais que evidente que elas existem e estão em curso.
Contudo se esse facto é claro, não será tão evidente as razões subjacentes a essas mesmas alterações.
Como este é um fórum em que todos nós temos uma paixão relacionada com meteorologia e climatologia, é natural que conheçam um documentário chamado: the great global warming swindle.
Quem não conhece aconselho vivamente a verem, podem pesquisar no YouTube que está disponível inclusive legendado.
Dá-nos uma versão alternativa relacionada com as razões evocadas para o aquecimento global e as consequentes alterações climáticas.
E de facto não se baseia apenas em teorias mais ou menos extemporâneas, apresenta factos e conclusões bastante válidas e passíveis de serem levadas em linha de conta.
Da mesma maneira que é factual a existência de alterações climáticas, também creio ser mais que evidente que existe uma indústria e um lobbie á volta deste tema.
Mão humana ou um ciclo natural ?
Se calhar as coisas não são tão lineares como nos querem fazer crer ........
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.