Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Que me dizem em retrospectiva em relação a este mês de outubro que está quase a terminar?
Seria interessante uma análise da temperatura e precipitação deste mês comparativamente aos históricos absolutos.
Será que tivemos o mês mais seco e quente desde que há registros?
Será que o natural e mais que justificável desejo de chuva leva-nos a encarar este mês como tendo sido o pior de sempre ?
 
  • Gosto
Reactions: jonas

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Que me dizem em retrospectiva em relação a este mês de outubro que está quase a terminar?
Seria interessante uma análise da temperatura e precipitação deste mês comparativamente aos históricos absolutos.
Será que tivemos o mês mais seco e quente desde que há registros?
Será que o natural e mais que justificável desejo de chuva leva-nos a encarar este mês como tendo sido o pior de sempre ?
Foi um mês naturalmente muito seco. Mas esperemos pelas análises do clima, pelo IPMA. Enquanto não sai, pode visitar os links seguintes:
http://www.ipma.pt/pt/publicacoes/boletins.jsp?cmbDep=cli&cmbTema=pcl&idDep=cli&idTema=pcl&curAno=-1
http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
http://www.rtp.pt/play/p3032/linha-da-frente

ao ver esta reportagem, deixa-me a ideia que realmente as alterações do clima já chegaram, mas em Portugal ninguém deu por isso. :disgust::disgust:
Para mim é claro como a água que pelo menos a sul do Tejo estamos com o clima mais próximo ao norte de África. Não sei bem se as mudanças no centro do país ao norte do Tejo são tão marcadas mas suspeito que sim. O que sinto e vejo é tudo a mudar e bem depressa.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Que me dizem em retrospectiva em relação a este mês de outubro que está quase a terminar?
Seria interessante uma análise da temperatura e precipitação deste mês comparativamente aos históricos absolutos.
Será que tivemos o mês mais seco e quente desde que há registros?
Será que o natural e mais que justificável desejo de chuva leva-nos a encarar este mês como tendo sido o pior de sempre ?

Por aqui a anomalia da média das máximas vai em 7ºC, o que é uma brutalidade. É possível que ainda desça umas décimas até ao final do mês, mas vai ficar como uma das maiores anomalias nas máximas destas últimas décadas, só comparável à anomalia de março de 1997.

A média das mínimas deve acabar muito próximo da normal ou ligeiramente negativa.

Na precipitação, muito abaixo da normal.
 
Última edição:

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
7 C. de anomalia positiva ao longo de um mês é uma coisa enorme, sem dúvida. Os americanos calculam para Bragança uma anomalia positiva inferior a 4 C. mas contando valores máximos e mínimos.

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/tn08575_30.gif

Por aqui a anomalia da média das máximas vai em 7ºC, o que é uma brutalidade. É possível que ainda desça umas décimas até ao final do mês, mas vai ficar como uma das maiores anomalias nas máximas destas últimas décadas, só comparável à anomalia de março de 1997.

A média das mínimas deve acabar muito próximo da normal ou ligeiramente negativa.

Na precipitação, muito abaixo da normal.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Teya

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Relativamente a este mês, acho que só uma hecatombe não iria considerar a anomalia tanto a nível de deficit de precipitação como em valores máximos de temperatura do ar. Se se fizer uma comparação com anos anteriores essa anomalia é notória. (Ainda que o mês de Outubro do ano passado também tenha sido quente)
As noites, tirando estes últimos dias têm sido até bem frescas por aqui, no entanto considero-as dentro da normalidade.
 
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
QDZnvCq.gif


GFS com boas perspectivas para a próxima semana. Uma rega bem repartida para todo o Portugal Continental.
O importante é que há concordância entre os diferentes modelos de previsão a médio prazo para os próximos e esperemos sinceramente que o AA que se segue seja por dois ou três dias no máximo...
Bem distribuído pelo país todo...
Vamos acompanhar com esperança que venha depois mais rega , que o AA se afaste

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Eu vou estar de sexta a domingo por Gondomar, mas como tenho uma estação Netatmo consigo ver o acumulado aqui de Monchique ...consigo acompanhar mesmo estando em família, em Gondomar ...
Vamos ver de quinta até domingo quanta precipitação vamos ter pelo país !!!!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Bem, parece que a dita cut-off vai confirmar-se ;) Depois desta há agora indícios para alguns dias de AA desta vez com temperaturas mais normais para a época com a aproximação de uma iso 0 segundo o ecm. Provavelmente vai trazer mínimas bem baixas, com 4°C de mínima previstos para aqui possivelmente posso ter as primeiras mínimas negativas e geadas, que com a atual seca não são muito bem vindas... O gfs não prevê mínimas dessa ordem e até a prevê uma suposta quebra de AA, por isso desta vez preferiria que o gfs acertasse. :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.