Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia! Hoje os modelos já deram um corte nas quantidades de precipitação que estavam a prever para o sul. Chega-se ao dia não passa de uns pingos que mal apagam o pó.

Eu sinceramente não acredito que vá chover alguma coisa de jeito no Sul, vamos continuar na mesma, seca seca e mais seca cada vez mais grave. Porque depois destes 3 dias mais nublados que estão a prever, regressa em força do anticiclone que já não se tira daqui!
Os modelos não estão prever regresso AA em força, apenas uns 2/3 dias depois há a possibilidade de vir instabilidade !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Bom dia. :)

Não sei se será o tópico mais adequado para o efeito, mas como é de seguimento livre penso que esta peça do DN de hoje se encaixará bem aqui.

Gases de estufa atingem recorde de concentração na atmosfera terrestre
30 DE OUTUBRO DE 2017 23:03

A Organização Meteorológica Mundial divulgou os resultados de um estudo que indica que a acumulação de gases de estufa na atmosfera, nomeadamente o dióxido de carbono, atingiram níveis que nunca foram vistos por qualquer ser humano na história do planeta, com a porção maior desta subida concentrada nos últimos 70 anos.

De acordo com o estudo, os níveis de gases de estufa são comparáveis apenas com os níveis de há 800 mil anos, quando o nível do mar era 20 metros superior e a temperatura média mais elevada em dois a três graus. Para comparação, humanos anatomicamente modernos só estão confirmados como existindo nos últimos 300 mil anos.

O dióxido de carbono subiu para 403,3 partes por milhão na atmosfera em 2016, um valor que corresponde a um aumento de 0,8 por cento em relação ao ano anterior, e a 145 por cento (quase duas vezes e meia) da quantidade existente na atmosfera no início da Revolução Industrial, em meados do Século XVIII. A subida rápida da concentração de CO2 nos últimos 70 anos é 100 vezes superior à subida que se verificou no final da última era glacial.

O gás metano também tem alguma importância para o efeito de estufa, e tem subido ainda mais depressa nos últimos anos, correspondendo apenas a 1,853 partes por milhão, mas o seu valor subiu em 257 por cento em relação ao do início da Revolução Industrial. Nitróxidos também estão mais do dobro acima do valor existente na mesma era.

https://www.motor24.pt/ecologia/gases-estufa-atingem-recorde-concentracao-na-atmosfera-terrestre/

Peço desculpa pelo tamanho da letra, ainda não vi onde diminuir o tamanho da fonte. :D

P.S. Já vi!
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,646
Local
Açores
É curioso que o pedido surge extatamente na altura em que a previsão aponta para uns quantos dias chuvosos. Há dois meses, há um mês, há 15 dias não chegou o apelo. Ou seja, primeiro confiamos na análise das ciências, depois pedimos a Deus. :)

A piada da coisa é que a mais de 5 dias de distância é impossível distinguir, meteorologicamente falando, entre influências do sobrenatural e 'ciência'.

Meteorologists are now as good with their five-day forecasts as they were with their three-day forecasts in 2005. Both government and private weather forecasting companies are approaching the point where they get tomorrow’s high temperature right nearly 80 percent of the time. It was 66 percent 11 years ago, according to ForecastWatch , a private firm that rates accuracy of weather forecasts.

É possível que algum dia os modelos meteorológicos sejam bastante eficientes a médio-prazo. Mas ainda não se está lá.

t2wqbbXl.jpg


170 milhas náuticas (72 horas) são 314 quilómetros. Em locais pequenos, como os Açores, é a diferença entre a Ophelia passar ao lado e arrasar algumas ilhas com, relativamente, pouco aviso prévio.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.