Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Estofex para amanhã:

c0UyDfN.png



Over south-western Europe, a southerly flow has evolved ahead of the cut-off low. Rich maritime moisture is advected onshore across Portugal and northern Spain. Lapse rates are steep due to continuous warming of a cold air mass across the warm sea waters. A frontal boundary slowly moving inland will be the focus of thunderstorm development. Strong low-level vertical wind shear across western Iberia will allow for some tornadoes especially near the coasts.

Cheira-me a notícias de "mini-tornados, trombas ou tufões" (:confused:) no dia seguinte :lmao:
 


Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Vocês não estão é a contar com a construção de pontes,pilares,estradas e o raio que parta,que condiciona muito as ribeiras/nascentes.

Este ano Froia, perto de Proença também estava seca(neste caso com menos 1,6m de altura)... E não foi a seca,foram mesmo as obras da nova ponte que rebentaram com a agua que lá ía parar...Não exageremos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Alguém me explica uma coisa, porque razão o IPMA tem precipitação 5\6 dias seguidos para a próxima semana, pelo menos no Norte com probabilidade de 50\70% se todos os modelos neste momento preveêm anticiclone (incluindo o ECM)?
Quais são os dados que eles tem acesso que nos não temos?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Meteofan, que localidade viste? Para Aveiro por exemplo dia 5 e 6 e 7 da zero precip. no IPMA, e depois a instabilidade atmosferica volta dia 8. E está relativamente de acordo com esses modelos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão de tornados na costa portuguesa em dia de chuva forte e trovoada

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente esta quinta-feira estando também prevista a possibilidade de fenómenos extremos de vento na zona costeira

Entre esta quinta-feira e o meio da tarde de sábado vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser fortes e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento, precisou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada.

"A precipitação chegará a todo o território porque temos uma depressão centrada a noroeste do continente. Hoje e amanhã vai ficar estacionária e depois tende a deslocar-se para sul e em direção ao território do continente", explicou.

Segundo Maria João Frada, existe uma linha bem organizada com bastante precipitação que ainda está sobre o mar, prevendo-se que entre durante a manhã de hoje com mais ou menos intensidade no território do continente.

"Não se pode excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos"

"De qualquer maneira, durante este episódio irá com uma grande probabilidade ocorrer precipitação que em alguns locais será forte", disse.

Nesse sentido, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que foram emitidos avisos amarelos de precipitação para os distritos no litoral a norte de Setúbal.

"Contudo, hoje também neste litoral a norte do Cabo da Roca há a possibilidade de haver fenómenos extremos de vento. Não se pode excluir junto à costa nas zonas costeiras ou mesmo sobre o mar a possibilidade de ocorrerem tornados dispersos. É uma probabilidade baixa, mas ela existe porque a massa de ar é instável", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, estes fenómenos de vento podem ocorrer no litoral a norte do Cabo da Roca durante o dia de hoje e na sexta-feira essa possibilidade ainda existe um pouco por todo o território, mas mais nas zonas costeiras.

"A partir de sábado à tarde vamos ter uma melhoria com a diminuição da intensidade e frequência dos aguaceiros e o final do dia já sem ocorrência de precipitação. Domingo vai ser um dia sem precipitação com céu pouco nublado ou limpo, descida das temperaturas mínimas e geadas no nordeste Transmontano e Beira Alta", indicou.

Ainda no que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que hoje vai ocorrer uma pequena descida da máxima, prevendo-se que fiquem entre os 17 e os 23 graus, com exceção das terras altas que vão variar entre os dois e os 15 graus.

"Hoje tivemos uma pequena subida da mínima e depois no domingo com a evasão de uma massa mais polar vamos ter uma descida que irá estender-se até segunda-feira. No Nordeste Transmontano e na Beira Alta vamos ter mínimas entre os 0 e os 5 graus e no resto do território vão andar na casa dos 10/14 graus", disse.

Maria João Frada disse ainda existir uma possibilidade de nova ocorrência de precipitação a norte do sistema Montejunto/Estrela entre os dias 07 e 11 de novembro.

02 DE NOVEMBRO DE 2017 às 08:43

https://www.jn.pt/nacional/interior...em-dia-de-chuva-forte-e-trovoada-8888825.html
 
Última edição:

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
ora nem mais

Retirado do sapo:
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...ade-de-fenomenos-extremos-de-vento-ate-sabado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado estando também prevista a possibilidade de fenómenos extremos de vento na zona costeira, disse a meteorologista Maria João Frada.
Sinceramente não percebo tanto alarido por uma depressão que não tem nada de especial.
É o que dá chover poucas vezes.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Meteofan, que localidade viste? Para Aveiro por exemplo dia 5 e 6 e 7 da zero precip. no IPMA, e depois a instabilidade atmosferica volta dia 8. E está relativamente de acordo com esses modelos...
Felgueiras, precipitação de dia 7 a 11, com mais de 50% de probabilidade. Não vejo nada nos modelos que indiciem isso, antes pelo contrário, só vejo AA....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.