Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Agora que o GFS já não mete o AA ás portas de Portugal Continental, o ECM e GEM decidiram meter. Na próxima saída do GFS entrará em consonância de certeza, tal como é habitual. Já se sabe até demais que quando os modelos andam indecisos aquilo que acaba por ficar são sempre as más previsões.
Aproveitem estes dois dias de chuva porque logo de seguida voltamos ao mesmo de sempre, mas desta vez sem calor, ao menos isso.
Onde é que esta seca irá parar, meu deus! :facepalm:Os meses passam e nada muda, apenas a seca vai piorando.
Teria de chover ininterruptamente durante dois meses para inverter a seca em Portugal
Fonte: Expresso
 
  • Gosto
Reactions: rokleon e c0ldPT


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
latest
 
  • Gosto
Reactions: Gilmet e Teya
M

Membro excluído 274

Eu avisei a navegação...
A AEMET emitiu a sua previsão mensal esta manhã e lá estava... Novembro seco e quente... eles têm acesso a info que nós não temos, devemos seguir com atenção o que vão dizendo... na próxima atualização das 18Z o GFS já irá atrás... Vamos comer AA todo o mês, esperem para ver... não se vê fim a isto.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Acredito que para quem vive do campo é uma situação dramática, o não chover nem haver perspectivas consistentes de mudança no tempo.Assim como é dramática a situação de algumas barragens.

Por exemplo, em Trás -os-Montes, na aldeia de Azinhoso, perto de Mogadouro, existem algumas oliveiras a ficar amareladas e que nem azeitonas deram este ano, sei de um olival com mais de 400 oliveiras em que, este ano, a produção foi próxima do zero.

Para regarem as hortas algumas pessoas já estão a recorrer a pequenas cisternas transportadas por tractores, pois os poços e ribeiras onde iam buscar água simplesmente secaram.

Sei que não adianta de nada reclamar nem sofrer por antecipação, pois quem manda é a Natureza, mas sim, é uma situação dramática a que se vive, que só se vai agravando com o passar do tempo, caso as coisas não mudem radicalmente.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Para clarificar, o climatologista disse '2 meses a chover acima da média' e 'vários dias de chuva'.
" ininterruptamente", não quer dizer que estivesse dias e semanas a chover sem parar. Uns dias com chuva e outros de sol. Eram assim os nosso Invernos que já lá vão à muito tempo.
_________
Tenta perceber a situação de quem vive no campo antes de publicares isso! Não preciso de falar sequer, penso que com as noticias e reportagens chegas lá.
 
Última edição:

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
eu que até sou pessimista acho que vocês estão a sê-lo em excesso.
previsões a mais de 4/5 dias tem uma probabilidade de erro superior creio eu a 50%, por isso estar já a vaticinar ao dia 1 que o mês vai ser todo com o AA em cima é algo exagerado................
previsões mensais? valem o que valem, ou seja, pouco mais que zero
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Acredito que para quem vive do campo é uma situação dramática, o não chover nem haver perspectivas consistentes de mudança no tempo.Assim como é dramática a situação de algumas barragens.

Por exemplo, em Trás -os-Montes, na aldeia de Azinhoso, perto de Mogadouro, existem algumas oliveiras a ficar amareladas e que nem azeitonas deram este ano, sei de um olival com mais de 400 oliveiras em que, este ano, a produção foi próxima do zero.

Para regarem as hortas algumas pessoas já estão a recorrer a pequenas cisternas transportadas por tractores, pois os poços e ribeiras onde iam buscar água simplesmente secaram.

Sei que não adianta de nada reclamar nem sofrer por antecipação, pois quem manda é a Natureza, mas sim, é uma situação dramática a que se vive, que só se vai agravando com o passar do tempo, caso as coisas não mudem radicalmente.
Concordo. Deve ser difícil...
Mas encarar isto tudo de forma tão pessimista não é saudável.
Eu penso positivo. Vai chegar uma altura em que tudo se vai recompor. Sempre foi assim!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e criz0r

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
" ininterruptamente", não quer dizer que estivesse dias e semanas a chover sem parar.

Por acaso é daí a minha 'clarificação' :D

Tendo em conta o aumento tardio não ficaria surpreendido se a atual seca se prolongasse, no mínimo, até ao início do inverno.

I9Lewxd.png


Concordo. Deve ser difícil...
Mas encarar isto tudo de forma tão pessimista não é saudável.
Eu penso positivo. Vai chegar uma altura em que tudo se vai recompor. Sempre foi assim!

Se dependesses da agricultura e tivesses que aumentar as despesas (quando há margem para isso) para manteres a tua fonte de rendimento, saberias que essa positividade é muito gira na teoria mas inútil na prática.

Acrescento que o passado em nada determina o futuro. Daí que se fale em 'mudanças climáticas'.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
eu que até sou pessimista acho que vocês estão a sê-lo em excesso.
previsões a mais de 4/5 dias tem uma probabilidade de erro superior creio eu a 50%, por isso estar já a vaticinar ao dia 1 que o mês vai ser todo com o AA em cima é algo exagerado................
previsões mensais? valem o que valem, ou seja, pouco mais que zero
Concordo, vamos ver as saídas de amanhã

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Se dependesses da agricultura e tivesses que aumentar as despesas (quando há margem para isso) para manteres a tua fonte de rendimento, essa positividade é muito gira na teoria mas inútil na prática.
Desculpa, mas entre escolher viver a vida de forma pessimista ou vivê-la de forma optimista, eu escolheria (obviamente) a segunda opção.
E o pessimismo é útil?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Eu acho que estamos todos a precisar é de uma boa chuvinha fria a cair nas cabeças para refrescar as ideias :D vamos aproveitar estes 2 dias e meio de chuvas (de nada vai adiantar na minha opinião) e depois logo se verá, mas na minha opinião do que vejo vamos levar com este padrão pelo menos ate dia 15 ou 20 depois ai sim espero, esperamos todos que venham sistemas de chuvas bem mais importantes e duradouros e principalmente seguidos uns aos outros durante muito tempo...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.