Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É bastante cedo para fazer previsões seguras até ao final do mês.

Eu quero acreditar que não vamos levar com o AA até ao final do mês, seria mau demais.Vamos ver se na segunda quinzena as coisas se recompõem em termos de precipitações, mas está difícil. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
Alguém sabe dizer onde posso consultar aqueles diagramas com o ensemble do GFS? Aquele que tem run de controlo, run operacional etc com varias linhas etc?
Espero que me compreendam ahah


É mais fácil aqui -> http://www.meteociel.fr/modeles/gefs.php

Insere as coordenadas (3º ponto; podes usar as estações do IPMA ou personalizar com as tuas). No mapa fica mais confuso.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Trocamos com a Escandinávia??? :D

Nxdl3Xq.png

Quem vencerá: AA de 1039 hPa ou as duas irmãs de 977 e 975 hPa??
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Trocamos com a Escandinávia??? :D

Nxdl3Xq.png

Quem vencerá: AA de 1039 hPa ou as duas irmãs de 977 e 975 hPa??
A posição do Anticiclone é basta favorável para o mediterrâneo e é exatamente esse trajeto que elas irão tomar segundo os modelos. Tiveram a maior seca de sempre mas agora estão a ser recompensados. Já nós, temos sempre o mesmo, por muito que enfraqueça está sempre em cima de nós.
Mudanças mesmo, só talvez a partir de dia 20 e mesmo assim não sei.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
As próximas 2 semanas serão um espelho daquilo que vimos ontem em hoje: àgua nem vê-la, noites frias com inversões e dias amenos.

Acerca da 3a e 4a semana deste mês, o mais seguro e razoável é dizer que será uma incógnita pois vai muito além do alcance modelístico com fiabilidade aceitável. Mas desta vez arrisco-me a dizer que tenho um feeling que o padrão meteorológico irá mudar de vez e teremos pelo menos uma segunda quinzena chuvosa. Alguns modelos de médio prazo apontam claramente uma NAO negativa muito vincada, com o AA nas ilhas britânicas a obrigar desta vez o storm track a deslocar-se para as nossas latitudes. Há uns bons anos que não vemos esse padrão bem vincado (quem se lembra do Dezembro de 2009 e 2010?), espero que seja desta!
 
M

Membro excluído 274

Boas! :D

Lá vem o realista detestável de serviço... :D

Estive a ver o CFS e só dá AA até Dezembro pelo menos, no GFS e ECMWF nada... só dá AA.

Quem sabe lá para Dezembro:

cfs-5-12-2017_pbb9.png

cfs-6-12-2017_yxx0.png

saiso-decembre17.png


Ou aguardamos até Janeiro:

saiso-janvier18.png


As próximas semanas serão dramáticas para quem vive do Agro. :(

 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Há a possibilidade de a NAO se tornar negativa na segunda quinzena, mas não me parece muito forte em nenhum modelo.
O que me parece bastante provável a partir de dia 15 aproximadamente é um trambolhão da AO para valores extremamente negativos. Este cenário é muito claro no ensemble do GFS, com média de cerca de 1035mbar no Pólo Norte a 240h, e está em aberto no do ECMWF, apesar de neste modelo a dispersão ser maior.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Boas! :D

Lá vem o realista detestável de serviço... :D

Estive a ver o CFS e só dá AA até Dezembro pelo menos, no GFS e ECMWF nada... só dá AA.

Quem sabe lá para Dezembro:

cfs-5-12-2017_pbb9.png

cfs-6-12-2017_yxx0.png

saiso-decembre17.png


Ou aguardamos até Janeiro:

saiso-janvier18.png


As próximas semanas serão dramáticas para quem vive do Agro. :(


Por norma tento não ser pessimista, mas as saídas dos modelos são um desespero para quem anseia por chuva. Não falo apenas por aqueles que gostam de ver chover, mas por todos (e neste caso somos mesmo todos) que dela precisam para viver. O AA não cede e aquilo que nos vai chegando são os farrapos de algumas depressões. A circulação depressionária de Oeste está claramente interrompida há muito nas nossas latitudes. Basta ver que nem ao Minho e Douro Litoral chega.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Por norma tento não ser pessimista, mas as saídas dos modelos são um desespero para quem anseia por chuva. Não falo apenas por aqueles que gostam de ver chover, mas por todos (e neste caso somos mesmo todos) que dela precisam para viver. O AA não cede e aquilo que nos vai chegando são os farrapos de algumas depressões. A circulação depressionária de Oeste está claramente interrompida há muito nas nossas latitudes. Basta ver que nem ao Minho e Douro Litoral chega.
Realmente é verdade e é incrível o poder deste anticiclone. Já tivemos muitos outonos secos mas não nenhum como este, é que nem os restos das depressões que vão para as Ilhas Britânicas chegam cá. Tirando os 2/3 dias de chuva que houve em outubro e agora em novembro, não houve um único dia com céu nublado, pelo menos aqui. Noutros anos mesmo que não chova, sempre aparecem alguns dias nublados, algo diferentes para além de sol e sol, mas este ano nem isso. O que também tenho notado é a falta de dias com nevoeiro matinal, antes aparecia frequentemente por aqui e agora nem por isso, a verdade é que, tirando as vezes que chove também já nunca temos direito a ventos mais húmidos, assim que os eventos passam o vento roda logo para leste e depois esta pouca chuva que cai de nada serve.
Não gosto de ser pessimista, mas temos de ser realistas. O GFS nesta última saída volta a meter AA até ás 384h, a saída anterior foi apenas uma excepção pois tem estado a mostrar esse padrão em todas as saídas à que tempos. Onde é que alguma vez, em pleno mês de Novembro a nascente de um grande rio esteve seca como é o caso da do Douro?...Ainda à pouco tempo se viu que o Tejo também estava em risco de secar, a situação do Sado está como está também. Os meses de chuva passam e em vez de a situação melhorar, piora. Parece que estamos a entrar numa seca histórica e que promete ser ainda pior se isto não mudar de vez.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
Anomalias sazonais desde o inverno (outono até ao dia 4 Nov).

j6N49Lo.gif


O anticiclone não é algo monolítico. As anomalias até têm variado bastante não obstante as consequências semelhantes em PT continental.

Anomalia do verão e outono:

FqUFJYF.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.