Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Para facilitar a perceção, a média climatológica '81-'10 da PS entre 22 Set e 4 Nov é esta:

AOGhjNV.png


No mesmo período a observação é esta:

075Klru.png


E, como tal, a anomalia é esta:

lZ4qWwD.png


Novamente, o anticiclone faz parte do nosso clima. Não é algo que vai desaparecer só porque se quer.

Este outono está a haver uma tendência para que o AC fique mais tempo no Golfo da Biscaia.

Como já publiquei, o atual cenário até vai no sentido de alguns estudos que indicam que o anticiclone, com o AG, comece a passar mais tempo nas redondezas da PI. Mas este tipo de coisas também inevitavelmente ocorrerá periodicamente no âmbito das variações naturais. O que o AG traz é a redução do espaçamento entre as ocorrências (aliado ao aumento da temperatura).

De que forma é que este evento está correlacionado com o AG? Boa sorte em tentar descobrir a resposta.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Como já publiquei, o atual cenário até vai no sentido de alguns estudos que indicam que o anticiclone, com o AG, comece a passar mais tempo nas redondezas da PI. Mas este tipo de coisas também inevitavelmente ocorrerá periodicamente no âmbito das variações naturais. O que o AG traz é a redução do espaçamento entre as ocorrências (aliado ao aumento da temperatura).

De que forma é que este evento está correlacionado com o AG? Boa sorte em tentar descobrir a resposta.

O posicionamento do anticiclone poderá estar correlacionado com o AG tendo em conta que as alterações climáticas resultantes são à escala global. Isto, como é óbvio, não pode servir de indicador de que se trata de uma situação estacionária mas sim de uma fase que se pode estender por décadas ou séculos resultando em novos padrões climatológicos e tendências de precipitação. Na relação AG/AC existe uma variável cuja progressão está perfeitamente estabelecida, o aumento da temperatura.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
A CHUVA deverá regressar DAQUI A 9-12 DIAS ::::

Durante os próximos 8 dias regressamos a um padrão mais estável, com um anticiclone no Atlântico Nordeste e perturbações ancoradas no Atlântico ocidental e na Europa Central, descendo para o Mediterrâneo Central e Oriental.

Com este cenário teremos prevalência de tempo seco, com noites muito frias, para a altura do ano, e dias relativamente tépidos, não quer dizer que não possa cair algum chuvisco, de vez em quando, no Minho.

Daqui a 9-12 dias, aumentam fortemente as chances de chuva, com a erosão gradual do bloqueio anticiclónico e o estabelecimento de um regime de circulação mais favorável à chuva, com a entrada da fase 5/6 da MJO (Madden–Julian Oscillation) e fase negativa da AO/NAO (Arctic Oscillation/North Atlantic Oscillation).

Estamos confiantes, embora longe de ter certezas, de que haverá um bom período de precipitação para a 2ª quinzena do mês

Fonte: Bestweather
 

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Bom dia,

Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que bela carta do GFS, AA potente na Gronelândia ( 1070 hpa ), depressões a Oeste dos Açores e sobre Europa descendo até ao Mediterrâneo.

Adivinhem quem se mete pelo meio e barra tudo? Ele lá arranja um cantinho para se enfiar ... :D

gfs-0-288.png
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia,

Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).
Bom dia Daniel ,
Sê bem-vindo ao nosso cantinho
Também sou um user assíduo do fórum ...um apaixonado pela metereologia e por este nosso abrigo
Que haja fé e esperança que daqui alguns dias regresse a chuva
Abraço

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma coisa que tenho reparado, o GFS , volta e meia ameaça com uma entrada fria no fim da simulação, será que a tendência neste e no próximo ano, poderá, eventualmente, trazer-nos uma entrada fria daquelas continentais, tipo anos 50 em que neva abundantemente à cota 0? :unsure:

Por exemplo, o Ensemble do GFS já no fim da run:

tempresult_azp8.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Uma coisa que tenho reparado, o GFS , volta e meia ameaça com uma entrada fria no fim da simulação, será que a tendência neste e no próximo ano, poderá, eventualmente, trazer-nos uma entrada fria daquelas continentais, tipo anos 50 em que neva abundantemente à cota 0? :unsure:


Penso que isto já foi discutido aqui no fórum em tempos...
Não é estranho alguns dos melhores e mais memoráveis eventos acontecerem em anos com padrões chatos e invernos no geral até chatos ou secos.

Claro que antes de mais, eventos desses são curtos, portanto podem já por si ser um evento completamente isolado e fora do padrão dominante.

Mas além disso, a verdade é que este tipo de padrão chato, em que temos a dorsal sempre nas redondezas a chatear, é um padrão que 90% do tempo é uma desgraça para o nosso inverno, mas nos outros 10% das vezes ocasionalmente "degenera" num bom padrão, mesmo que só por uns dias. Isso acontece quando por algum motivo ou alguma outra "peça do puzzle" a dorsal estica rapidamente para Norte a oeste da península e provoca mergulhos polares espetaculares. No caso mais favorável possível, isso acontece aliado a uma potente entrada ártica, e a dorsal não só estica para norte, como inclina para NE já mais sobre o UK e acaba por prender a bolsa de ar polar que todos desejamos vários dias sobre a península. Algo como cartas do famoso nevão nos anos 50. Mas... Essa conjugação de factores acontece uma vez em muitos anos.. São precisas muitas coisas ao mesmo tempo! :D
Ela chegar para Oeste e já permitir alguns mergulhos polares de N/NW (que dificilmente vão a cotas perto do 0) como no final de Fevereiro de 2016 já nos podemos considerar com alguma sorte...

Mas resumindo sim, este odioso padrão é por vezes o precursor necessário para uma sinóptica memorável. O pior é ela acontecer... ehehehe
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
A propósito de eventos memoráveis: além do nevão em Lisboa de 2 de Fevereiro de 1954, houve outro também a 30 de Janeiro de 1945 como se pode ver no recorte de imprensa em baixo.


30-jan-1945-3.jpg



O que não consigo encontrar são dados acerca do nevão de 1966. A imagem abaixo mostra a zona de aquartelamentos da Base Aérea do Montijo sob intensa queda de neve em 1966.

5sg0h.jpg


Alguém me poderá ajudar? :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Estava a ver as reanálises e não encontro nenhuma carta que me pareça digna de neve a cota 0 nos meses de Inverno de 1966.

Todavia, em Novembro desse ano, e apesar de ser extremamente cedo na temporada, o padrão estava óptimo, com sucessivos mergulhos polares, portanto pode ter sido aí.

- 2 a 4 Novembro, parece-me pelas cartas que não haveria frio suficiente (embora isso numa reanálise valer o que vale...)
- 6 a 8 Novembro, o mesmo que no caso anterior
- entre 18 e 25 de Novembro sim, havia bastante frio instalado, e apesar de na resolução da reanálise não ser bem visível, parecem haver ali algumas cut-offs coincidentes com esse frio instalado (além da depressão maior no Mediterrâneo). É possível que seja algures nesse período.

Estou a recorrer às reanálises 20thCR, disponíveis no nosso portal:
https://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/europa

Vendo as cartas no NCEP, a minha melhor aposta, caso fosse em Novembro, era nos dias 22-23 Novembro 1966.

Há frio instalado de vários dias atrás, e há ali nas isobaras claramente uma pequena cut-off a atravessar o país (ao estilo de 2006). Pode ter sido esse o evento que relatas dessa foto. Atenção que nas reanálises fica tudo muito suavizado, tanto o campo de pressão, como o das temperaturas. Certamente os valores da temperatura aos 850hPa nesse pequeno núcleo seriam bem mais baixos que os que aparecem na carta que mostro.

E mais uma vez, se virem a sequência de vários dias, o padrão que falava há pouco, a dorsal "chata" bem perto de nós, mas a "esticar" na direção certa uns dias antes...

Co6GGMh.png


cnED0SX.png



Melhor exemplo disso é ver cartas de reanálise do dia 28 janeiro de 2007, se não soubéssemos que realmente nevou na zona de Lisboa, diríamos que era impossível pelas cartas. O que claro, deixa sempre margem para outras cartas de outros meses, que eu agora à partida "rejeitei"...


PS: Já agora se virem o mês de Dezembro de 1966, parece o que estamos a passar agora, com bloqueio persistente e chato ali a NW da península. :lol:
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.