Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Como funciona o seguimento livre, em relação à chuva:

1- O pessoal lê a cartilha, o modelo não prevê grande chuva logo não vai chover grande coisa.

2 - O pessoal lê a cartilha, perante os modelos, os avisos do IPMA não fazem nenhum sentido, só vai cair 3 pingas que está no modelo.

3- O pessoal lê a cartilha e os modelos não têm nada de especial, mas cai uma chuvada e apanham uma molha valente.

4- O pessoal fica surpreendido e rasgam a cartilha e mudam para um novo livro da cartilha, que o anterior estava enganado.

:inocente:

Amanhã, começa o novo livro da cartilha. :lol:

Agora, vou fugir que vou levar porrada. :brucelee::D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
aviso_meteorol%25C3%25B3gico.jpg


Dúvidas sobre os avisos do IPMA?

Sinceramente ja disse a minha opinião, 10mm numa hora não é nada.
E se calhar nem isso vai chover. E sim, acho exagerado, porque cada vez que chova tem de meter aviso amarelo porque é MUITO comum chover 10mm numa hora.

Beja em aviso amarelo?? :lol::lol::lol::lol:
a chuva está a passar toda a norte do distrito de Beja... nem com depressões vindas de sul nos safamos..:disgust::disgust:

É aquilo que digo, não pode haver um evento de chuva, sem um único aviso.

Previsão descritiva do IPMA para o sul: Períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de
intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser fortes e acompanhados de trovoada na região Sul.

Olhando para a carta sinóptica de superfície constatamos a presença de uma linha de instabilidade sobre a região sul, ou seja, a configuração sinóptica garante precipitação continua ao longo de várias horas...

29.11.2017_00h00.jpg


Mapa com as descargas eléctricas atmosféricas

DEA.jpg



Isto não é nenhuma crítica mas sim aprendizagem...
Acho que o IPMA não esteve mal com os avisos, tendo em conta que o aviso amarelo se refere a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Consequências...

Chuva intensa provocou 21 inundações no distrito de Beja
28 | 11 | 2017 23.25H
A chuva forte que caiu hoje à noite no distrito de Beja provocou 21 inundações em vários concelhos, tendo a mais grave ocorrido numa escola em Ferreira do Alentejo, disse fonte dos bombeiros.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que a Escola E/B, 2/3 José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo, sofreu danos em salas, corredores e no quadro elétrico, devido à inundação, e vai encerrar na quarta-feira, "por precaução e segurança".
Segundo a mesma fonte, os concelhos de Beja e de Ferreira do Alentejo foram os mais afetados com as inundações registadas até cerca das 23:00, em habitações, vias públicas e estradas.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Concluindo, acho que houve uma precipitação nas criticas ao IPMA pela emissão do aviso amarelo, tendo em conta o que ocorreu... Mas afinal quem é que não se engana nas suas análises? Estamos cá para todos aprendermos.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ehhh, calma pessoal.
Estamos aqui para partilharmos experiências, para aprendermos também.

Já sabemos de antemão que o IPMA nem sempre corresponde aos nossos anseios. Tomara eles não falharem, tomara eles terem os meios técnicos e humanos ao seu dispor para terem um serviço de excelência.
Penso que mesmo a motivação ao longo dos anos foi-se um pouco abaixo por parte dos seus profissionais - razões serão várias. Salariais, falta de reconhecimento, ostracização por parte dos vários governos? Talvez...

Nós aqui tentamos cobrir um pouco as falhas do IPMA, com as nossas observações e com os dados das nossas estações. E mesmo os profissionais do IPMA reconhecem o nosso esforço...

Saudações. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Estou um bocado saturado de ouvir bocas.
Vou—me embora.

Vais te embora? Mas porque motivo? Porque te provaram que estavas enganado? Ninguém pode contrariar o que publicas?

Enganar todos nos enganamos, estamos aqui para aprender. :)
Acho é que devemos ter maior abertura para lidar com opiniões contrárias às nossas, caso contrário não faz sentido postar num forum público. ;)

Vá David, tem calma não abandones o MeteoPT! ;)
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Estou um bocado saturado de ouvir bocas.
Vou—me embora.

Calma David não precisas do fazer, se calhar estás a levar demasiado a sério alguns comentários, aqui todos estamos para aprender e partilhar a nossa paixão, e é natural haver opiniões divergentes mas temos de viver com isso :)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Estou um bocado saturado de ouvir bocas.
Vou—me embora.
Não vás! Eu compreendo-te, até porque tmb sou um critico do IPMA (Podem dizer o que quiserem a vontade, vou continuar a criticar)
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Penso que mesmo a motivação ao longo dos anos foi-se um pouco abaixo por parte dos seus profissionais - razões serão várias. Salariais, falta de reconhecimento, ostracização por parte dos vários governos? Talvez...

Espero que a desmotivação não seja porque os canais de televisão ditos populares substituíram o popular Athímio de Azevedo pelas "meninas da meteorologia" típicas dos canais amaricanos.

P.S. Pode ser que as "meninas da meteorologia" até já tenham passado à história, eu é que já não vejo T.V. há imenso tempo.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
O GFS é 8 e 80 na mesma saída.

Saída operacional é 8, saída de controle é 80 :huhlmao:

 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Boa tarde!

E pronto! Apesar deste episódio de chuva que afectou o centro e com mais intensidade algumas zonas do Sul, parece que voltamos aos dias de sol e geada à noite, até 15 de Dezembro os modelos apontam isso! Para quando o próximo evento de chuva? Este ano andamos com 1 ou 2 eventos por mês, continuamos na seca e cada vez mais grave.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.