Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Até essa data, é impossível neste momento prever com exactidão se vamos ter tempo seco ou chuvoso. Para já, a única certeza é que nos próximos dias vamos ter uma descida acentuada das mínimas em todo o País.
Com o anticiclone que os modelos andam a prever de 1035/1040hpa acho que não há hipóteses de tempo chuvoso pelo menos na 1ª quinzena. A chuva prevista para o inicio do mês já foi pelo cano à muito e até ontem estava no dia 7 mas neste momento já não está em dia nenhum. Isto de andar com 1 ou 2 eventos em cada mês e que duram apenas 2 ou 3 dias de nada servem, apenas fazem com que a seca não se agrave para situações mais criticas rapidamente. O Rio Caia aqui em Arronches corre ligeiramente mas não tem força suficiente para chegar à barragem, ainda à 2 dias mostraram na TVI imagens do seu leito sequíssimo.
Dezembro, tem-se estado a tornar num mês bastante seco mas na média é um dos mais chuvosos. Já não coloco esperanças em nenhum mês, já se perderam 3 e pelo menos a 1ª quinzena de dezembro também já deve ir pelo mesmo caminho, só se os modelos mudarem radicalmente mas quando se fala de anticiclone, é sempre certo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Se os modelos falham na previsão de chuva no médio prazo... Também falham na previsão de sol garantido...

Sim, é verdade que dificilmente vão falhar e mudar para previsão de tempo chuvoso generalizado com corredor atlântico aberto, quando de momento estão a prever AA poderoso.
Sim isso é um facto, com este padrão previsto o mais expectável é a manutenção da estabilidade.

Mas.....

Situações como de ontem (e na verdade como a maior parte dos episódios curtos de chuva que temos tido) têm resultado de pequenas depressões isoladas a SW, de cut-off's.
E agora não tenho tempo para isso, mas presumo que tal como alguns "não-eventos" foram tirados dos modelos a poucos dias de distância, alguns destes episódios que ocorreram também não eram esperados e foram apenas colocados a poucos dias de distância. Penso que nenhum modelo há uma semana atrás previa propriamente bem a situação de ontem, e se dava o "evento" por terminado logo no f-d-s... Posso estar errado, mas...

E repara... Este tipo de eventos (de mais pequena escala espacial) é um padrão que os modelos frequentemente não conseguem ver no médio prazo. São eventos muito voláteis que tanto podem não dar nada, como de repente em 2/3 dias aparecer nos modelos e acabar por dar algum episódio de chuva significativo, mesmo que não seja generalizado!

E olha que este tipo de imprevisibilidade é muito mais relevante para a metade sul do país que para a metade norte... A metade norte depende muito mais de fluxos "bem comportados" atlânticos, esses sim praticamente impossíveis olhando para as actuais previsões. Já os regimes mais torrenciais e de menor duração temporal, característicos do sul do país, tendem a estar muito correlacionados com a ocorrência de bloqueios. Claro que são favorecidos com bloqueios mais a Norte, este situado tão perto da península não é nada favorável como sabemos, mas deixa sempre margem para algumas cut-off's a "pairar" a SW de nós.

Portanto, apesar de pouco provável, eu não dizia "não há hipótese nenhuma" de tempo chuvoso na 1ª quinzena. Com o bloqueio, não é de espantar pelo meio do marasmo voltar a aparecer alguma cut-off e poder haver alguma coisa interessante. Pode ser que sim, ou pode ser que não. Com mais probabilidade do não naturalmente, pelo menos para eventos mais "democráticos".
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Portanto isto agora é tempo frio e seco nos próximos 8 a 10 dias, quase garantidamente?

Digo 8 a 10 porque será já o limite dos limites para vislumbrar qualquer tendência (mesmo que ténue) em sentido contrário com o mínimo de credibilidade.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@joralentejano é bem verdade, que existe uma convergência dos principais modelos para o estabelecimento de mais um campo anticiclónico brutal aqui mesmo ao lado.
No entanto, tal como o @rozzo referiu e bem, nunca se sabe até que ponto é que não surge uma ou outra cut-off e também é verdade que neste aspecto quem acaba por beneficiar mais com isto somos nós aqui mais a Sul do País. A experiência, diz-me que não devemos subestimar os modelos de médio prazo só porque vemos estabilidade até a uma distância temporal de praticamente 20 dias.

Sei que a seca vai persistir e que muitas regiões ainda vão ficar pior, mas isso é algo que infelizmente está fora do nosso alcance. Todos nós já estamos e ainda iremos sofrer com esta situação mas este padrão terá que mudar um dia.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Eu não queria criticar o trabalho de ninguém, mas o optimismo da página Bestweather é incrivel, para eles o tempo vai sempre mudar! :lmao::lmao:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Eu não queria criticar o trabalho de ninguém, mas o optimismo da página Bestweather é incrivel, para eles o tempo vai sempre mudar! :lmao::lmao:

O promotor da página embora ausente é membro do MeteoPT e é um optimista por excelência! :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
The Iberian Peninsula will continue to endure drought conditions; however, relief will arrive for Italy and the Balkans following a hot and dry September.

Infrequent rainfall during the autumn will continue drought conditions across Portugal and Spain.

https://www.accuweather.com/en/weat...ase-drought-in-italy-and-the-balkans/70002458

Em retrospetiva, o AccuWeather esteve irrepreensível. Não é chuva na primeira metade de Dez que vai estragar a fiabilidade da previsão.

Quanto ao inverno, e enfatizo o texto em prol da imagem,...

While northern Europe will endure a wet winter, infrequent rainfall is predicted from southern and eastern Spain through much of Italy and the Balkan Peninsula.

The most likely area to get beneficial rain will be across northern and western Spain as well as Portugal, as Atlantic storms bring occasional rainfall throughout the winter.

This rainfall will help ease drought conditions across the region and also lower the wildfire threat following numerous deadly outbreaks during the summer and autumn.

If the storm track is able to extend southward for a period during the heart of the winter, this beneficial rainfall could expand across the rest of Spain.

https://www.accuweather.com/en/weat...ught-wildfires-in-spain-and-portugal/70003011

... não se deve assumir que vão acertar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.