Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
agora a sério !
Amanhã vai ser um dia agitado ....devemos ter prudência !
Que venha a chuva e bons acumulados !
Medronho beberei em casa , se tiver mais de 40 mm acumulados

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
É óbvio que se está na brincadeira, o melhor mesmo é ficar em casa, e não se pôr em aventuras em nenhuma serra.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Amigo é melhor não ir. A gente quere-o por cá.

O sítio é demasiado desamparado para uma noite de vendaval.
Obrigado amigo Martinus...
Ficarei em casa a acompanhar o evento, no quentinho do corpo e alma ( roupa, alegria e medronho )

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Olha que ainda vou mesmo ...
Estás a desafiar-me
Eu chego a Monchique de comboio ao fim do dia , janto e ainda passo a noite no alto da Fóia ..
Com sorte, vejo vento, chuva e neve ... E fico no carro a beber medronho e a assistir !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Off-Topic: Calma @joselamego , a neve é no pós-frontal, pelo que na Foia só deve nevar de madrugada, decerto coincidente com o nascer do Sol ;)
Quanto a aguardente de Medronho, isso é para aquecer :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Já estava a imaginar, o @joselamego em directo da Fóia, a dançar o corridinho, ou, então agarrado a uma antena que por lá existem muitas. :lmao:
 

manganao

Cumulus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
209
Local
Caldas da Rainha
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .
acho que já meteram aviso vermelho o ipma
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Haja coragem! :hehe: Se há coisa que me mete muito medo, é o vento! Ainda para mais no topo de uma serra...:p

Ir para a serra com este evento de vento nao me parece um bom conselho!
Só quem não conhece, se ficar no carro para não voar não tem problema nenhum, no topo da Foia nem arbustros há, só se voarem calhaus ou os troncos subam a serra. :lol::lol:
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .

Uma diferença importante é que o centro barométrico do Gong chegou a PT, a ciclogénese explosiva aconteceu por cá, neste caso, como na maioria das tempestades atlânticas, o núcleo atingirá o UK/norte de França. A frente que nos assolará é que será bastante agressiva.
Por um lado já tinha saudades destas depressões de inverno. Estou é apreensivo com os riscos associados a solos e matas massacradas pela seca e pelos incêndios. Este evento vem repentinamente abrir o inverno e "fechar" (ou não) um longo e severo período de seca, de maneira brevíssima, e lá está agressiva. Popularmente, curto e grosso. Muitas baixas de electricidade, inundações rápidas, deslizamentos?

Edit: Completando:

O famoso Gong foi uma ciclogénese, a qual julgo que chegou a ser explosiva (descida de 20 hPa em 24h pelo menos), se não foi andou lá perto, cujo centro entrou por terra na zona da Galiza. Este evento tem uma sinóptica algo diferente, pois o centro do ciclone deverá entrar por França. Porém o campo de ventos será mais extenso (em área) que no caso do Gong devido à interacção com o forte Anticiclone que está a Sudoeste. A intensidade do vento só depois do evento teremos mais certezas. Tenho ideia que o vento modelado no caso do Gong era ligeiramente mais intenso, mas este evento que se aproxima tem potencial para lhe fazer concorrência.
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Aviso vermelho lançado para vários distritos do Norte, aplicável às terras altas.

Mesmo assim penso que deveriam colocar aviso vermelho para o resto dos distritos pelo menos no Litoral, que irá sofrer bastante e muito mais do que o interior, sobretudo zonas mais expostas.

Pois é o que eu acho , aqui há certas zonas de lisboa que estão expostas a ventos muito fortes , eu acho que o litoral todo merecia aviso vermelho devido ao vento .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Vai ser uma autêntica lotaria. Isto porque estive a ver modelos de rajada máxima (causada por algum evento convectivo muito localizado mais intenso, embebido na superfície frontal) e vi valores entre os 130 e 150 km/h para a margem sul.

Claro que se fossemos todos ter mais atenção aos eventos localizados do que ao evento geral em si, então era só disparar avisos vermelhos para todo o lado.

A quantidade de água precipitável também está com valores propícios à ocorrência de problemas.........
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
"Ganda" bomba :surprise::
0Ra5ZlM.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só espero que se resolva o apagão do radar de Arouca a tempo. :unsure:

Enviado do meu SM-T560 através de Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.