Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
A NetAtmo baseia-se no ECM se não estou em erro... por
Experiência própria, a previsão da netatmo é deveras exagerada... são raras as vezes que acerta..:


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Curiosamente, tenho a percepção inversa. Normalmente fio-me na Netatmo para ter ideia dos valores de precipitação. No último evento, por exemplo, foi bem próximo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Alguns modelos, em especial mesoescala estão um pouco agressivos quanto à rajada prevista mesmo para zonas mais baixas e em especial no Norte. Veja-se o exemplo do WRF da UAveiro.
XXgthpb.png

E o WRF corrido pela MeteoCiel (rajada máxima até à data na carta):
Ml1J3pL.png

Não será de admirar se o IPMA colocar aviso vermelho amanhã. O próprio Arome mostra rajadas fortes a entrar cedo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Depois de alguma pesquisa por sites/modelos penso que quanto ás cotas de neve, poderá nevar pelos 600/700m ao início da manhã de segunda, com acumulção residual acima dos 800m e acima dos 1000m parece-me plausível acumulações > 10CM ;):cold:

Edit: IPMA põe neve em Bragança/Macedo de Cavaleiros/Vila Pouca de Aguiar/Penedono/V.N.Paiva/Sernancelhe etc., e chuva com 1º/2ºC em várias localidades entre os 400/600m
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Veio-me agora a memória a forte tempestade de Outubro 1987, isto porque tinha a ideia que a sinóptica era algo semelhante à prevista para estes dias.

Nesse dia, e aqui no Porto, fortes rajadas de vento ( acima dos 100 km/h) provocaram bastantes estragos.

A certa altura nem se podia ir para a rua pois o vento simplesmente empurrava as pessoas, caíram chaminés, persianas, árvores, caleiras soltavam-se dos telhados, telhas caíram nas ruas, escolas fecharam e tudo acompanhado por uma chuva diluviana , um verdadeiro temporal.

Cá fica a sinóptica desse dia, uma depressão também em rápido cavamento:


archives-1987-10-15-0-0.png


archives-1987-10-15-12-0.png


archives-1987-10-16-0-0.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha neatmo tb costuma dar valores próximos do real...tenho observado isso !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Pelo que eu tenho visto aqui pelos meus lados, (Açores) as previsões de chuva da netatmo, normalmente são cerca de 20mm superiores ao real!
Ainda na segunda-feira previa 60mm e nem 40mm choveu!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Previsão para a Serra da Estrela (1950 metros)
2ecJWzc.png

O anenómetro da EM na Torre está a funcionar correctamente? Vai ser muito interessante seguir as rajadas. Neste quadro prevêm 100 km/h de vento médio :shocking:, não me admirava que as rajadas no topo a 2000 m ultrapassem os 150 km/h.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.