Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Depende também da duração das cut-off's. Olha por exemplo no inverno passado, duravam pouco mais de 3 dias porque lá está, o anticiclone está sempre há espreita e manda logo tudo para longe, beneficiaram o Algarve porque as barragens provavelmente enchem rapidamente com uma ou duas enxurradas dos seus afluentes porque não têm tanta capacidade de armazenamento. Aqui, na minha zona por exemplo não se vai lá assim, tendo em conta a capacidade de armazenamento da barragem, só se ia lá com os próximos meses bastante chuvosos para haver cheias sucessivas e mesmo assim, não enchia por completo. Tem 203.000 de capacidade e está neste momento a cerca de 35.000, muito mau mesmo. Veremos, os próximos meses como serão...

Para as barragens encherem no Sotavento Algarvio, foi necessário um semestre húmido entre Outubro a Março sempre com precipitação na média ou acima da média, embora chovesse poucos dias em forma torrencial, mas chovia mais de 100 mm na Serra do Caldeirão em cada mês e foi isso que encheu as barragens, aliás na serra tudo jorrava água como há anos que não via mas é preciso chover uma média de 600/700 mm anuais para encher as barragens, senão perde sempre armazenamento e este ano hidrológico que chove 20 mm em cada mês nem enche e nem erva existe ainda.

Mas, o Inverno passado foi chuvoso, no Algarve e foi o melhor dos últimos anos. :D :intrigante: Melhor, que o último em até nevou, deve ser deve. :huhlmao:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
um anticiclone no centro da europa é sempre muito difícil de remover... alguns cenários mostram isso, outros felizmente mostram uma situação transitória de anticiclone a oeste de nós mas com a circulação polar a afundar em nossa direção lançando-nos frentes potentes ainda antes do natal.

vamos aguardar que não se confirme o anticiclone no centro da europa.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,803
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
eu também era do meteoiberia, andei lá desde 2008.
Apenas me registei aqui depois desse fórum ter morrido senão a minha data de registo neste fórum podia ser bem mais antiga.

o Mário na minha opinião é excelente no que faz, por isso é frequentemente chamado à tv para dar a opinião
como qualquer um pode errar, mas acerta muitas mais vezes do que as que falha!
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
eu também era do meteoiberia, andei lá desde 2008.
Apenas me registei aqui depois desse fórum ter morrido senão a minha data de registo neste fórum podia ser bem mais antiga.

o Mário na minha opinião é excelente no que faz, por isso é frequentemente chamado à tv para dar a opinião
como qualquer um pode errar, mas acerta muitas mais vezes do que as que falha!
Eu recordo -me de te ver pelo meteoiberia ...
Sim é verdade que o Mário já acertou muitas vezes, já vi isso acontecer, mas vamos ver como será o resto do mês de dezembro e os próximos meses .. Esperemos com confiança nas suas previsões !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: huguh e jamestorm

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,148
Local
Abrantes
Eu também estava no outro forum - Meteoiberia.

Troquei muitas impressões com o Mário e ainda falo com ele frequentemente, no seu novo projecto.

Ele fartou se de prestar um serviço gratuito e ainda por cima era fortemente criticado.

Dou lhe toda a razão e o meu apoio no novo projecto.

Não se pode dar "pérolas a porcos" - Citação Bíblica.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Epá, mas tantos que participaram no Meteoiberia? eu também fui um deles...
Infelizmente o forum, grande parte dos dias, estava " ás moscas" e eram poucos aqueles que postavam regularmente, essa foi uma das razões entre outras para o forum ter acabado.
Gostava que um dia voltasse.
 
  • Gosto
Reactions: huguh e joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O MeteoIbéria foi durante muito tempo assunto tabu no MeteoPT. Foi formado por dissidentes do MeteoPT, que copiaram todo o conceito deste fórum e aliciaram membros a deixarem o MeteoPT e a inscreverem-se no MeteoIbéria. Isso passou-se pouco tempo antes de me inscrever aqui, parece que formam tempos difíceis para o MeteoPT, que felizmente conseguiu sobreviver apesar das dificuldades.

Nunca tive conta no MeteoIbéria, nem iria ter, mesmo que ainda existisse, por respeito ao MeteoPT!

Alguém sabe porque é que o MeteoIbéria desapareceu do mapa?
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O MeteoIbéria foi durante muito tempo assunto tabu no MeteoPT. Foi formado por dissidentes do MeteoPT, que copiaram todo o conceito deste fórum e aliciaram membros a deixarem o MeteoPT e a inscreverem-se no MeteoIbéria. Isso passou-se pouco tempo antes de me inscrever aqui, parece que formam tempos difíceis para o MeteoPT, que felizmente conseguiu sobreviver apesar das dificuldades.

Nunca tive conta no MeteoIbéria, nem iria ter, mesmo que o ainda existisse, por respeito ao MeteoPT!

Alguém sabe porque é que o MeteoIbéria desapareceu do mapa?


Foi por causa que o fórum já estava com pouco pessoal , já estava praticamente parado , poucas pessoas já participavam , enfim ...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.