Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A intensidade da Ana gerou um evento excecional especialmente para o sul.

Uma mudança de padrão continua tão remota depois da Ana como era antes da Ana.

Nas próximas semanas até pode aparecer alguma cut-off mas fundamentalmente ainda nada mudou.
 


WinterIsHere

Cirrus
Registo
15 Set 2017
Mensagens
40
Local
Porto
Bom dia!

Também fui membro do meteoibéria, com o mesmo nome de utilizador que uso neste fórum, aliás increvi-me nos dois fóruns ao mesmo tempo. Sempre fui apaixonado pelas previsões do tempo e por fenómenos climáticos, por isso aqui estou, embora seja pouco participativo, mas entro neste fórum todos os dias para consultar as previsões e ver as opiniões de cada membro.

Um grande bem haja a todos os membros e votos de que este fórum perdure.

Subscrevo, totalmente! Exatamente o meu caso!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
que tal vermos os acumulados deste ultimo evento?
se calhar em algumas regiões choveu metade ou até pouco mais de metade da média mensal de dezembro, nada mau para os tais 15 dias de secura que se anunciava aqui:rolleyes:
Monchique neste último evento tive segundo minha estação da neatmo
59,2 mm acumulado
Desde que comprei a estação no dia 3 outubro ( tenho acumulado a rondar os 160 mm )

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
que tal vermos os acumulados deste ultimo evento?
se calhar em algumas regiões choveu metade ou até pouco mais de metade da média mensal de dezembro, nada mau para os tais 15 dias de secura que se anunciava aqui:rolleyes:
Por aqui foram 29 mm.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
593
Local
Queijas/Oeiras
Pouca ou nenhuma chuva prevista de lisboa para sul nos próximos 10-15 dias, a Ana foi benvinda e generosa mas sem seguimento de precipitação apenas mitiga a seca. Neste regime de precipitação não nos safamos, precisamos de um inverno dos bons velhos tempos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
que tal vermos os acumulados deste ultimo evento?
se calhar em algumas regiões choveu metade ou até pouco mais de metade da média mensal de dezembro, nada mau para os tais 15 dias de secura que se anunciava aqui:rolleyes:

É verdade, também eu fiquei espantado com essas previsões tão antecipadas (e o Rozzo bem que nos avisou que eventos generosos (em chuva), podem surgir rapidamente do «nada») e mal acabou a Ana, ainda nem vamos a metade do mês, já há quem faça previsões de que o restante mês de Dezembro vai ser seco.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
É verdade, também eu fiquei espantado com essas previsões tão antecipadas (e o Rozzo bem que nos avisou que eventos generosos (em chuva), podem surgir rapidamente do «nada») e mal acabou a Ana, ainda nem vamos a metade do mês, já há quem faça previsões de que o restante mês de Dezembro vai ser seco.
É? Eu fiz essas previsões e não estou arrependido de a ter feito. Então, na região sul em 15 dias da 1° quinzena, 14 foram secos. Não conto sequer com quinta nem sexta porque não vai ser nada de jeito, se não fosse a Ana essa chuva molhava os solos por cima e no dia a seguir já estava tudo seco outra vez.
Em mais de 70 dias de outono, choveram menos de 15 por cá e até ao natal fico com a minha opinião acerca de termos tempo seco. O GFS antes deste evento, ainda previa algo sempre acima das 240h e agora o que prevê? Apenas qualquer nas 384h em todas as saídas mas dali não passa.
No sul, as barragens continuam sem receber qualquer água, aqui na minha zona as ribeiras só correm porque nascem na serra, a única coisa que poderá aparecer com mais força é alguma erva.
Basicamente, esta chuva serviu para enxurrar ribeiras e pouco mais, grande parte já devem ter secado.
23.9mm no total do evento
78.3mm desde setembro, quando o normal já era para ter mais de 200mm

Se continuarmos com este regime de chuvas apenas por 1 ou 2 dias, estamos bem tramados. No inverno passado foi igual e neste momento, estamos como estamos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.