Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Os efeitos da seca estão para durar
Em Espanha, as perdas da produção agrícola chegaram a atingir 100% em algumas regiões.

As chuvas chegaram finalmente à Península Ibérica mas os efeitos da seca estão para durar. Em algumas zonas de Espanha e Portugal as colheitas agrícolas foram completamente perdidas e os agricultores reclamam o apoio do estado.

O tema trouxe de novo à baila a questão da gestão dos recursos hídricos e a necessidade de colaboração entre as autoridades portuguesas e espanholas.

Em Espanha, as perdas da produção agrícola chegaram a atingir 100% em algumas regiões.

"A seca em áreas específicas de Leão e Castela foi totalmente devastadora com as perdas a atingirem 100% da produção, em particular nas zonas chamadas "áreas 0", especialmente na zona de Palencia. Podemos dizer que se registou uma perda média de 30% da produção em todo o país, em particular na produção de cereais", afirma Jaime Haddad, sub-secretário espanhol para a Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, MAPAMA.

Os prejuízos na área da exploração bovina também foram consideráveis, segundo Jaime Haddad.

"As pastagens estão secas e os agricultores não têm alternativa senão comprarem alimentos compostos ou forragem de forma a alimentarem o gado que, em situações normais, seria alimentado nas pastagens. Isso implica o aumento da produção causado diretamente pela seca".

Os peritos concordam. O sul da Europa está a aquecer mais rapidamente do que a média mundial. Será necessária muita chuva nos próximos meses para recuperar os níveis das barragens e os caudais dos rios.

http://pt.euronews.com/2017/12/12/os-efeitos-da-seca-estao-para-durar

O que caiu em algumas zonas, foi só uma gota no oceano.
 


AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Mas com o país em seca extrema não estou a conseguir acompanhar o otimismo de alguns no forum, pois para haver alguma recuperação tem que haver precipitação muito acima da média e isso não está de todo a acontecer. Nem este regime de chover quase tudo num par de dias é o ideal, chuva repartida e intervalada seria bem melhor. Vimos de 8 meses sucessivos muito abaixo da média, o que faz uma enorme diferença.
As médias podem ser boas para anos normais mas claramente insuficientes para a situação que vivemos. Apenas uma opinião de alguém que gosta mas percebe pouco do tema.
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Só o norte pelos vistos melhorou/atenuou a situação de seca ...
Centro e sul continua quase ou mesmo igual !
Em Monchique desde outubro (tenho 160 mm) não sei a média do outono na vila, mas acho que deve ser razoável ...provavelmente devido ao efeito da serra .


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas com o país em seca extrema não estou a conseguir acompanhar o otimismo de alguns no forum, pois para haver alguma recuperação tem que haver precipitação muito acima da média e isso não está de todo a acontecer. As médias podem ser boas para anos normais mas claramente insuficientes para a situação que vivemos. Apenas uma opinião de alguém que gosta mas percebe pouco do tema.
Algumas pessoas acham que a seca ficou resolvida com a "Ana".
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Só o norte pelos vistos melhorou/atenuou a situação de seca ...
Centro e sul continua quase ou mesmo igual !
Em Monchique desde outubro (tenho 160 mm) não sei a média do outono na vila, mas acho que deve ser razoável ...provavelmente devido ao efeito da serra .


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Teres 160 mm é bastante seco para Monchique. Basta veres que a média em Faro de Outubro e Novembro segundo a normal 1981-2010 é de 150.5 mm.


Em Faro, a precipitação está a rondar os 17% em relação à normal, está perfeitamente na normal. :huhlmao:

Dizem, os mais entendidos na matéria, que no Inverno vai aumentar a precipitação e no Outono e na Primavera vai diminuir. Curiosamente, aonde o Algarve tem maior perda de precipitação é no Inverno e tem aumentado ou mantido na Primavera e no Outono. São as tais alterações climáticas, onde todos sabem o futuro mas no fundo não dão uma para a caixa. :rolleyes:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É? Eu fiz essas previsões e não estou arrependido de a ter feito. Então, na região sul em 15 dias da 1° quinzena, 14 foram secos. Não conto sequer com quinta nem sexta porque não vai ser nada de jeito, se não fosse a Ana essa chuva molhava os solos por cima e no dia a seguir já estava tudo seco outra vez.
Em mais de 70 dias de outono, choveram menos de 15 por cá e até ao natal fico com a minha opinião acerca de termos tempo seco. O GFS antes deste evento, ainda previa algo sempre acima das 240h e agora o que prevê? Apenas qualquer nas 384h em todas as saídas mas dali não passa.
No sul, as barragens continuam sem receber qualquer água, aqui na minha zona as ribeiras só correm porque nascem na serra, a única coisa que poderá aparecer com mais força é alguma erva.
Basicamente, esta chuva serviu para enxurrar ribeiras e pouco mais, grande parte já devem ter secado.
23.9mm no total do evento
78.3mm desde setembro, quando o normal já era para ter mais de 200mm

Se continuarmos com este regime de chuvas apenas por 1 ou 2 dias, estamos bem tramados. No inverno passado foi igual e neste momento, estamos como estamos.

Mas eu nem me referia a si (aliás nem lembro das suas previsões).

Facto indesmentível é, que houve gente que fez essas previsões e nem foi preciso chegar a meio do mês, para perceber que estavam erradas.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Tem pessoas que parece que já se conformaram aos meses com pouca chuva que basta um evento para ficarem felizes e contentes, quando na verdade a seca está quase na mesma em metade do Pais e até final do mês pouco se vê e só mesmo um grande optimismo sem fundamento pode dizer o contrario. chegado a maio do mês mantenho o que disse ao inicio do mês... 30/50mm ate dia 25 na maioria do Continente por amor de Deus só não vê quem não quer... ok o Pais não é só o Sul mas também não é só o Minho e Douro Litoral.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas quem é que já se conformou com a chuva que caiu (quanto muito, ainda que (pelo menos para já) não tenha sido o suficiente, já ajudou a desagravar um pouco a situação)?
Estávamos a falar no estado do tempo (meteorologia) e das previsões de alguns em que a primeira quinzena de Dezembro seria sem chuva e agora alguns já estão cometer o mesmo erro para a segunda quinzena de Dezembro.
Na minha opinião, é algo cedo para fazer tais previsões, sobretudo a esta distância temporal e com a imprevisibilidade normal desta época do ano.
 
Última edição:

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Tem pessoas que parece que já se conformaram aos meses com pouca chuva que basta um evento para ficarem felizes e contentes, quando na verdade a seca está quase na mesma em metade do Pais e até final do mês pouco se vê e só mesmo um grande optimismo sem fundamento pode dizer o contrario. chegado a maio do mês mantenho o que disse ao inicio do mês... 30/50mm ate dia 25 na maioria do Continente por amor de Deus só não vê quem não quer... ok o Pais não é só o Sul mas também não é só o Minho e Douro Litoral.
De que vale ficar inconformado com o que tem chovido? O antílope vai embora mais depressa? Não há nada que possamos fazer em relação a isso. No entanto, podemos poupar água em nossas casas porque sabemos que este bem essencial para a vida está a ficar escasso na península ibérica.
Não me interpretem mal. Temos que aceitar o que temos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e criz0r

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Olá a todos, acabei de me inscrever no forum, vivo nos Alvarrões, no concelho de Marvão e vou tentar dar o meu contributo do melhor que sei.
Bem vindo!! ;)
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Desculpem, mas tenho de intervir.

É unânime que Portugal está a ficar cada vez mais seco, o que se vê quer pela redução da água armazenada nas barragens como pelo problema das pastagens para criação de gado e ao nível da agricultura.

Face a isso, o que podemos fazer?

Primeiro, a medida mais urgente é poupar água. Porém, poupar água num momento de seca extremo é uma medida a muito curto prazo. Sabemos que quando chover mais os indivíduos vão passar a consumir novamente mais água. Mais tarde, quando a seca se agravar, aí voltaremos a poupar mais.

Mas de que serve para o longo prazo poupar água? Se os problemas se agravam tendencialmente com as condições climáticas, a poupança em momentos mais gravosos permite sobreviver nesses momentos.

No longo prazo precisamos de ser ativos e não reativos. No longo prazo planeia-se, intervém-se, modifica-se as condições.

Podemos adotar métodos eficientes para poupar água e obter o mesmo rendimento agrícola? Podemos. Mas isso é poupar água, só que de uma forma mais arrojada e planeada. Mas que desenvolvimento poderemos esperar no setor da agricultura e pecuária se deixar de haver água para sequer economizar com estes métodos?

A questão poderá ser de muito longo prazo, e ser portanto mais abrangente.

Acho que perante estas dificuldades só se poderá responder com desafios. Desafiar as condições naturais, deixar de estar subjugada a estas condições. Nesta perspetiva, encontrar soluções para dessalinização da água do mar poderá ser uma das soluções. É caro, mas é um investimento.

A percentagem do PIB português referente à agricultura e pecuária é reduzido, mas se tivermos em conta toda a produção industrial e serviços associados a esses setores primários a situação é mais séria. E se além disso considerarmos a balança comercial, a situação ainda se torna mais importante. Além de que um país desértico no interior e fixado apenas no litoral deixa gradualmente de ter vastas áreas utilizadas e ocupadas.

Aceitar é importante, porque implica uma consciencialização do problema. Mas só é certa no curto prazo. Porque se aceitar significou realmente consciencialização, então o entendimento dos efeitos deverá levar à reflexão sobre soluções sólidas no futuro.

Invista-se menos no imediato, pois investir no imediato é gastar. Invista-se no futuro, ainda mais sabendo como será o futuro em relação ao presente.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.