Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Só uma achega aos dados, certamente correctos para a EM do Aeroporto.

Em 7/8 de janeiro de 2015 houve a advecção de uma massa de ar, bastante arrefecida, do vale do Tejo sobre a parte mais oriental de Lisboa (o que é frequente, aliás), com valores entre 0 e 1º C.

Na manhã de 8 a temperatura esteve muito baixa e só começou a subir por volta do almoço, quando o nevoeiro dissipou. A estação do IS Técnico (situada no topo de um edifício de 43m...) registou uma mínima de 1º, que era corroborada pelos termómetros de rua e dos automóveis. Ver em http://meteo.tecnico.ulisboa.pt/obs/history/temp/daily/2015/01/08.

Provavelmente esta massa de ar frio não atingiu o Aeroporto, o que também é normal.

Abraço

Mínimas absolutas em Lisboa nos últimos anos (IPMA-Boletins):

2016: 4,1ºC
2015: 2,4ºC
2014: 4,0ºC
2013: 2,6ºC
2012: 2,7ºC
2011: 4,0ºC
2010: 2,9ºC
2009: 2,1ºC
2008: 5,4ºC
2007: 2,6ºC
2006: 1,9ºC
2005: 2,9ºC
...

Há muito tempo que não baixa de 1ºC
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Para o pessoal das apostas..hoje muitas mínimas ocorrerão ao final do dia. Estar á espera de inversões com vento moderado é quase como eu estar á espera de precipitação nestes dias, se bem que na última da hora o GFS aposta tudo naquela cut-off vinda de Espanha..a ver vamos...
 

luky

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
74
Local
Carvoeiro
Diabo de tempo! Nao ha quem suspenda o inverno por decreto ou que o retangulo se descole deste continente e desça para os tropicos?
Disse alguem com sabedoria que o dinheiro so serve para nos mudarmos para climas quentes conforme a saison. Mas com mais sabedoria devia saber que o dinheiro eh mais importante para podermos dispensar aturar algumad pessoas.
O frio so existe mesmo para acender a lareira. La se vai mais uma nota forte, para quem as tem...
Vou para praia que por aqui basta sol para estar la em fato de banho - so uns turistas do norte eh que se atrevem a ir ao banho..
Ate no norte europeu se passa menos frio que aqui com as casas todas geladas.
Rais parta o frio.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Resta apenas acrescentar que em Tras os Montes mal chove desde finais de Maio do ano passado, caminha para 9 meses... com temperaturas sistematicamente acima da média, um verão quente e longo, incêndios florestais... está tudo seco... os rios congelam? Claro... são autenticas poças de água parada, não têm caudal... isto é desesperante.

No Minho idem aspas.

Esta anomalia, quer na precipitação quer na temperatura, está a atingir principalmente o Norte. Tendo em conta as normais climatologicas de cada região do país, como é evidente.

E já lá vão quase 9 longos, penosos e infernais ( em parte) meses de anomalia.

Arriscaria mesmo dizer que é um dos maiores bloqueios da circulação atlântica no Norte das últimas décadas.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Tenho a mesma opiniao do que o flaviense 21 na minha zona so choveram 20 mm se tanto este mes vai terminar extremamente seco isto e preocupante ainda para mais nos meses onde e suposto chover mais, ou o fevereiro vem com muita chuva mesmo muita chuva ou a situacao vai ficar gravissima este tempo entristese me bastante maldito anticlone nao ha maneira de se ir embora
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Esta era a situação a 31-12-2016, neste momento deve estar pior.

mrrpe_agro.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Ainda tinha uma esperançazinha que do céu caísse alguma coisa no fim de semana para o litoral norte mas os modelos cada vez estão piores...
Fica para fevereiro.. .ou não...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
M

Membro excluído 274

Ainda tinha uma esperançazinha que do céu caísse alguma coisa no fim de semana para o litoral norte mas os modelos cada vez estão piores...
Fica para fevereiro.. .ou não...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Um dia isto acaba... disso não há duvidas e quando acabar será para estragar o pouco que resistiu à seca...
Os centeios por exemplo já parecem condenados... simplesmente não crescem... isso significará escassez de farinha e isso significará aumento do preço do pão... as leguminosas já de si caríssimas no ano passado parecem ter a mesma fatalidade este ano, fruta a mesma coisa... vai ficar tudo caríssimo.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Um dia isto acaba... disso não há duvidas e quando acabar será para estragar o pouco que resistiu à seca...
Os centeios por exemplo já parecem condenados... simplesmente não crescem... isso significará escassez de farinha e isso significará aumento do preço do pão... as leguminosas já de si caríssimas no ano passado parecem ter a mesma fatalidade este ano, fruta a mesma coisa... vai ficar tudo caríssimo.
Já para não falar do preço da agua que em alguns locais vai subir de certeza, a minha zona deve ser uma delas, no estado em que a barragem está não há dúvidasas pouca gente o sabe pois ninguém lá vai ver. Os animais praticamente só comem terra em alguns locais, nem nos campos cultivados e semeados a erva cresce pelo o contrario está a ficar amarela devido às geadas e à falta de chuva. As piores consequências ainda estão para vir e não é só na agricultura.
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Não tenho postado muito do Fórum, mas "reporto" desde Madrid, Espanha.

Este inverno tem sido fiascos atrás de fiascos. :facepalm: Hoje está bastante frio sim, mas nada que justifique o alarmismo feito aqui nos media. :facepalm:

Inverno horroroso, pouquíssima chuva, frio mais ou menos, mas nada de especial e neste momento há nevadas no Sudeste Peninsular (zona de Alicante), chuvas no Sul (Málaga e afins), enquanto em Madrid o céu de tal forma limpo que eu desde o 9º andar no escritório não vejo uma única nuvem no horizonte. :buh: E falamos de um 9º andar bastante no centro com uma vista panorâmica com um grande alcance.

Enfim, espero que isto mude, até porque não chove há mais de 1 mês e meio aqui. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Acho curioso falarem já em fiascos (virou moda) quando está a acontecer tudo dentro da normalidade e o frio nem sequer entrou ainda (está a começar). Mesmo algumas mínimas poderão ainda ser batidas no dia de hoje.
Concordo.
Basta haver um pequeno desvio do que estava previsto para ser logo considerado fiasco...
O que estava previsto:
FLPGGH7.jpg

O que aconteceu:
1ugeBSO.jpg

1f5sNCv.jpg

O gfs até esteve bastante bem...
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
as condições estão cá... a máxima do dia já foi (9ºC)...

agora é ver no satélite se existe alguma precipitação.

a Foia tem 2,4ºC aos 900m e o vento começa a enfraquecer.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
Estado
Fechado para novas mensagens.