Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Lá se foi a precipitação prevista...

cAAlmex....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Janeiro seco não é atípico, volta e meia acontece, normalmente quando é assim a primavera acaba sempre por ser chuvosa, provavelmente a mudança de padrão deve estar pra breve, tenhamos esperança, o facto de os modelos irem mostrando precipitação constantemente e a irem adiando é bom, algum dia ela há-de cair :rain::D.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na próxima semana, os modelos vão " vendo " ali uma entrada de NO , que poderia dar um bom nevão às terras altas.
Mas ainda está muito incerto.

De resto, por falar em cotas de neve, é curioso ( e exemplificado agora com os sortudos do Sotavento Algarvio, ainda para mais onde eu normalmente tiro férias) observar que nestas situações de entradas de massas de ar frio seco, se surgir alguma possibilidade de precipitação, é irrelevante a cota de neve. Quando a precipitação surge, onde passa alguma célula cai neve, seja a que cota for.
E há muitos exemplos em eventos anteriores.

Ou seja, nestas situações acho que não interessa ver as cotas, mas sim se vai ou não haver precipitação.

Como dá para ver, não temos tido sorte com as entradas de ar frio, pois temos condições no nosso território continental para cair neve a qualquer cota, seja Litoral ou Interior.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Quando a precipitação surge, onde passa alguma célula cai neve, seja a que cota for.

É mesmo por isso que eu ainda não perdi a esperança de ver algum floco na minha zona, pois a circulação no interior da península poderá trazer alguma surpresa no final do dia/amanhecer de amanhã. Mas claro, tudo depende da precipitação ;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É mesmo por isso que eu ainda não perdi a esperança de ver algum floco na minha zona, pois a circulação no interior da península poderá trazer alguma surpresa no final do dia/amanhecer de amanhã. Mas claro, tudo depende da precipitação ;)


Acredito que ainda poderás ter sorte.
Este Inverno está com uma tendência para massas de ar frio com alguma instabilidade para a Europa Mediterrânica.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Olhando aos modelos, pessoal do Interior Centro amanhã olhem para o céu de manhã cedo há alguma possibilidade de nevar qualquer coisa. Quanto ao Norte também o modelo WRF por exemplo coloca possibilidade baixa de alguma precipitação amanhã...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para a próxima semana, GFS e o ECM em sintonia para o possível regresso da chuva. :rain:
E, vendo as condições esbocadas, poderia dar um bom nevão a cotas altas e talvez mesmo a cotas médias, pois parece - me uma entrada fria húmida bastante interessante.

Mas é melhor ir com calma pois nas próximas saídas já pode ir tudo à vida.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Absolutamente incríveis alguns valores registados na região centro, que pena tenho eu de não poder estar no meu 2º local de seguimento em Belver que é um paraíso para estas Inversões. Tenho a certeza que se não chegou aos -8ºC andou lá perto.
Estou curioso para saber o nº de estações que alcançaram o recorde absoluto, -7.5ºC em Tomar, -7,9ºC Coruche ou mesmo -6,7ºC Alvega são valores espectaculares.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
O curioso desta situação de precipitação em forma de neve no Algarve é que o GFS apontou para essa probabilidade há mais de 5 dias e todos rimos a bom rir dessa previsão. Afinal foi o GFS o último a rir ;)
Vamos ver que surpresas nos reserva o inverno após este episódio, pois o frio também desestabiliza a atmosfera e o choque entre uma entrada fria com o ar mais quente e húmido que circula próximo da costa, poderá ajudar à mudança de panorama que tivemos desde meados de Dezembro.
Claro que não espero nevões como nas costas mediterrâneas de Espanha, mas com o frio instalado, qualquer precipitação em cotas médias seria em forma de neve.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O curioso desta situação de precipitação em forma de neve no Algarve é que o GFS apontou para essa probabilidade há mais de 5 dias e todos rimos a bom rir dessa previsão. Afinal foi o GFS o último a rir ;)
Vamos ver que surpresas nos reserva o inverno após este episódio, pois o frio também desestabiliza a atmosfera e o choque entre uma entrada fria com o ar mais quente e húmido que circula próximo da costa, poderá ajudar à mudança de panorama que tivemos desde meados de Dezembro.
Claro que não espero nevões como nas costas mediterrâneas de Espanha, mas com o frio instalado, qualquer precipitação em cotas médias seria em forma de neve.
Amanhã vou estar atento ao céu porque acredito que de manhã cedo possa cair qualquer coisa, por exemplo o WRF tem alguma precipitação aqui na minha zona entre as 7\9h... quem sabe vejo alguns flocos como hoje no algarve, já dava para alegrar as vistas, neste Inverno que está a ser péssimo
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O curioso desta situação de precipitação em forma de neve no Algarve é que o GFS apontou para essa probabilidade há mais de 5 dias e todos rimos a bom rir dessa previsão. Afinal foi o GFS o último a rir ;)
Vamos ver que surpresas nos reserva o inverno após este episódio, pois o frio também desestabiliza a atmosfera e o choque entre uma entrada fria com o ar mais quente e húmido que circula próximo da costa, poderá ajudar à mudança de panorama que tivemos desde meados de Dezembro.
Claro que não espero nevões como nas costas mediterrâneas de Espanha, mas com o frio instalado, qualquer precipitação em cotas médias seria em forma de neve.


Agora que falas nisso, Dias Miguel, deixaste - me com a pulga atrás da orelha.

Há uns tempos atrás, lembro - me de ver uma daquelas saídas loucas a médio prazo, que dava um grande nevão a cotas médias e inclusive com acumulação a cotas médias no Litoral.
Não liguei muito, pensei que era um devaneio, o GFS não voltou a insistir nisso.
Agora, quase do nada, essa possibilidade há muito tempo atrás ensaiada voltou a surgir.

E agora a questão mais importante.
Quando era o dia desse devaneio?

Pois é, entre os dias 25/ 27 Janeiro, exatamente na próxima semana.

Será que afinal o GFS vê aquilo que mais ninguém consegue ver?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom, o GFS também previu muito tempo alguma precipitação no sábado ao final da tarde, que depois deixou de prever...

Há previsão para sábado à tarde de alguma nebulosidade que poderá surgir no Litoral Oeste.
E ainda haveria algum frio instalado... :intrigante:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.