Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Na minha opinião vai ocorrer uma mudança de padrão.
Contudo, poderá não ser logo tempestuosa como muitos esperam.
Poderá ser progressiva, com umas frentes fracas e até alguns dias de sol pelo meio.

E convém não esquecer que vamos entrar num dos meses do ano mais frios e com tendência para eventos mais extremos, como eventos frios, ciclogeneses,etc...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
O 'sonho' dos meteomalucos :D

tempresult_kev6.gif


Dá para quase tudo. Até frio com fartura para algumas ilhas:

tempresult_rvt4.gif
 
Última edição:

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Pessoalmente acho q os modelos estão péssimos chuva mais chuva mais chuva e temperaturas máximas entre os 14°c e 17°c para aqui...

Meus amigos vamos entrar em fevereiro e os modelos dao nos musica de november rain.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Pessoalmente acho q os modelos estão péssimos chuva mais chuva mais chuva e temperaturas máximas entre os 14°c e 17°c para aqui...

E com uma corrente de SO, estavas à espera de que temperaturas máximas? 9 graus?

Meus amigos vamos entrar em fevereiro e os modelos dao nos musica de november rain.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk


Chuva, chuva e mais chuva é o que o país precisa para a reposição dos lençóis aquíferos. Só tenho pena que a mudança não possa ser mais democrática, abrangendo todo o país, como chegou a ser modelado.

Em relação à neve, já lá iremos mais para a frente. Já viste o GFS acima das 240 horas, com a abrupta queda na cota de neve?

Não estejas é a contar com nevões à cota 0, pois provavelmente irás apanhar uma desilusão.

Cump.
 
Última edição:

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Chuva, chuva e mais chuva é o que o país precisa para a reposição dos lençóis aquíferos. Só tenho pena que a mudança não possa ser mais democrática, abrangendo todo o país, como chegou a ser modelado.

Em relação à neve, já lá iremos mais para a frente. Já viste o GFS acima das 240 horas, com a abrupta queda na cota de neve?

Não estejas é a contar com nevões à cota 0, pois provavelmente irás apanhar uma desilusão.

Cump.
Esquecem-se quem sofre com infiltrações provocadas pela chuva constante.

Quanto a neve a 240h...so olho para os modelos até as 120h o resto são tendências que na maior parte dos casos não chegam a concretizar.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esquecem-se quem sofre com infiltrações provocadas pela chuva constante.

Quanto a neve a 240h...so olho para os modelos até as 120h o resto são tendências que na maior parte dos casos não chegam a concretizar.

Quais chuvas constantes?
Quase não tem chovido.

E as infiltrações resolvem - se com material de bricolage, não é com o desaparecimento da chuva.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Esquecem-se quem sofre com infiltrações provocadas pela chuva constante.

Quanto a neve a 240h...so olho para os modelos até as 120h o resto são tendências que na maior parte dos casos não chegam a concretizar.
Realmente essa é muito boa, tens infiltrações e queixas-te da chuva por isso? :lmao:

A chuva faz muita falta, aliás estava a ficar tudo seco cá no norte, até as ervas estavam todas amarelas por causa das geadas e o solo já estava seco, o rio Lima está com um caudal que parece Verão. Tem de chover bem pra repor as coisas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
No seguimento disto...

https://www.meteopt.com/forum/topic...-semanas-janeiro-2017.9114/page-8#post-593380
https://www.meteopt.com/forum/topic...e-3-dias-janeiro-2017.9116/page-3#post-593167

... retorno à minha rubrica, desta vez com gráficos melhorados -> "A situação meteorológica em rabiscos... :D"™

7Kujpw7.jpg


Em honra do cAAlmex do fórum assinalei o anticiclone mais intenso a A++. Este terá alguma mobilidade longitudinal e alguma (menor) mobilidade latitudinal (que não assinalei com seta). Este anticiclone será o responsável pela pouca chuva prevista nos Açores.

A cut-off em altitude (ULL) tem provocado algumas trovoadas mas está demasiado longe para ser relevante para os Açores. A referida depressão irá eventualmente dissipar-se a sudeste da sua atual posição.

A frente a este dos Açores deverá chegar ao continente amanhã, afetando principalmente o centro-norte. A oeste dos Açores assinalei a próxima frente que deverá afetar os Açores na madrugada de 2ª e chegar ao continente lá para 3ª. Aparentemente ela também poderá afetar a Madeira, o que me leva ao ponto seguinte...

Em geral continua tudo na mesma e anteriormente não me expliquei bem. Neste momento há um núcleo anticiclónico a impedir que as frentes cheguem à Madeira e ao centro-sul do continente. Este núcleo deve enfraquecer a 72 horas mas depois disso é aí que os modelos (GFS e ECM divergem). O GFS prevê um fortalecimento/extensão do anticiclone (o A++) em crista a partir das 96/120 horas o que faz com a que chuva tenda a ser empurrada para norte. Já o ECM prevê um enfraquecimento permitindo que os sistemas frontais tenham mais abrangência e intensidade (empurrando a chuva para sul).

No GFS o continente continuaria a ser afetado pelas plumas tropicais...

CVIa2zW.png


... mas podem não estar reunidas todas as condições para que ocorra chuva em todo o território:

hbWryG6.png
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Esquecem-se quem sofre com infiltrações provocadas pela chuva constante.

Quanto a neve a 240h...so olho para os modelos até as 120h o resto são tendências que na maior parte dos casos não chegam a concretizar.
Se estivesse no teu lugar, queria lá saber das infiltrações, isso são problemas que se resolvem facilmente. A chuva faz bastante falta, quem me dera ter a chuva prevista para a tua zona. Mais uma vez e tal como o ano passado quase toda a região sul não vai ser muito beneficiada.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Se estivesse no teu lugar, queria lá saber das infiltrações, isso são problemas que se resolvem facilmente. A chuva faz bastante falta, quem me dera ter a chuva prevista para a tua zona. Mais uma vez e tal como o ano passado quase toda a região sul não vai ser muito beneficiada.


Concordo contigo Joralentejano, aqui no sul queremos chuva, chuva, chuvaaaaaaaaa até maio.... de preferência... se tivessemos metade da chuva que está prevista para o norte, ficavamos felizes!!!!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.