Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Mas para mim o que importa mais é a chuva e que seja generalizada a todo o território.

gens-0-2-108.png
gens-0-2-132.png
gens-0-2-138.png
gens-0-2-180.png
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Em que se traduz esse padrão? Muito obrigada.

A leitura que faço neste momento dos modelos para os próximos 15 dias é de uma circulação fora do vulgar, sendo que a penisula iberica parece-me em posição privilegiada para sofrer bastante instabilidade e temperaturas abaixo do normal, mas como é uma situação invulgar os modelos tambem estao a ter dificuldades para lidar com isso e é muito difícil termos ideia do que possa acontecer. Como referi a semana passada o aquecimento estratosferico teve os seus efeitos na posição de altas pressoes no polo.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
A leitura que faço neste momento dos modelos para os próximos 15 dias é de uma circulação fora do vulgar, sendo que a penisula iberica parece-me em posição privilegiada para sofrer bastante instabilidade e temperaturas abaixo do normal, mas como é uma situação invulgar os modelos tambem estao a ter dificuldades para lidar com isso e é muito difícil termos ideia do que possa acontecer. Como referi a semana passada o aquecimento estratosferico teve os seus efeitos na posição de altas pressoes no polo.

Obrigada! Tudo o que não seja pasmaceira, por mim, está bem.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
O que é certo é que já vem mostrando esta situação há 4 dias..
Se aguentar até terça podemos sonhar com neve a cotas baixas.
No pior dos casos temos neve acima dos 800/1000M.

No melhor dos cenários neve acima dos 300/600M isto no norte e centro.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Chuva prevista a partir de dia 9 nada mau, precipitação generalizada a todo o território do continente sendo que a região sul lá para dia 11 poderá ter acumulados bastante bons o que é óptimo.

GFS_102_ESP0_SFC.png
GFS_108_ESP0_SFC.png
GFS_138_ESP0_SFC.png
GFS_144_ESP0_SFC.png
GFS_156_ESP0_SFC.png
O GFS até está bastante positivo, prevendo 66mm para aqui, e tem vindo a aumentar nas últimas saídas. O Europeu prevê chuva mas não tanta, estas depressões são sempre imprevisíveis, normalmente o que acontece é: o modelo que está mais positivo é sempre o que vai atrás do que está pior retirando tudo. Portanto é melhor não ganhar esperanças e irmos só acompanhando :p
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
O GFS até está bastante positivo, prevendo 66mm para aqui, e tem vindo a aumentar nas últimas saídas. O Europeu prevê chuva mas não tanta, estas depressões são sempre imprevisíveis, normalmente o que acontece é: o modelo que está mais positivo é sempre o que vai atrás do que está pior retirando tudo. Portanto é melhor não ganhar esperanças e irmos só acompanhando :p
Pois eu também tenho as minhas reservas, mas possa vocês já merecem chuva de jeito e se não for pedir muito também umas boas chuvadas aqui para o centro.:D:D:pray:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pois eu também tenho as minhas reservas, mas possa vocês já merecem chuva de jeito e se não for pedir muito também umas boas chuvadas aqui para o centro.:D:D:pray:
Por mim, muito ou pouco mas desde que vá chovendo já é bom, não é necessário cá dilúvios porque isso não resolve secas.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Por mim, muito ou pouco mas desde que vá chovendo já é bom, não é necessário cá dilúvios porque isso não resolve secas.
Sim o ideal é ir chovendo moderadamente mas várias semanas seguidas para os solos irem absorvendo aos poucos a água, o problema é que o nosso clima funciona muito por extremos ora chove torrencialmente em poucas horas ora estão meses e meses seguidos sem cair uma gota enfim é o que temos, pensamento positivo.:D:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.