Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Durante 15 dias ou mais, vai reinar a pasmaceira :facepalm:
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não chegou o verão que tivemos que agora até no inverno temos sol praticamente todos os dias. Se não somos o país mais soleado da europa então não sei qual é.
Disso não haja dúvidas, sempre fomos, principalmente no verão e a partir de agora até no inverno iremos ser, muitos como este aparecerão e cada vez com mais frequência (infelizmente). Gosto de tempo com sol mas é na altura certa, agora é altura para chover e não para isto.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Calma que o ECM já começa a ver algo a partir do dia 9, pelo menos e para já no Norte.

Eh lá, por momentos tive um flash do início de Janeiro de 2009, mas deve ser só impressão minha...


P.S. em relação ao GFS e ao facto de ele estar a prever um AA sem fim, não há que desanimar. Com um bocado de sorte, nas próximas saídas ainda nos vai fazer sonhar com uma ISO -10, uma frente à descarregar 250 mm, uma ciclogenese explosiva ou quem sabe até queda de neve à cota 0...

Não há que desanimar, o inverno pode não vir a ser grande coisa, mas pode ser que sejamos recompensados com uma Primavera e um Verão chuvosos.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Essa previsão é um bocado estranha, o GFS até ao último dia da previsão (dia 13) não prevê nada e o ECM que é o modelo onde eles se baseiam está na mesma :unsure:


De um momento para o outro tudo pode mudar. A mudança de padrão raramente vem anunciado. Embora me pareca também que enquanto o AA não abandonar e migrar para longe, apenas nos podemos contentar com umas pequenas frentes como a de estes dias.


P.S. pessoalmente não me fio assim tanto nos modelos.
Deixo algumas questões:
.Quantas vezes os modelos " anunciaram " uma mudança de padrão nas últimas semanas?
.No Outono chegaram a anunciar várias semanas com precipitação acima da média, não foi?
.Os modelos dizem que a temperatura vai estar acima da média até ao Verão. A minha crença nisso é zero.

Além do mais, pessoalmente considero o GFS um modelo muito mau a médio prazo ( por isso acho as previsões deste modelo pouco credíveis a essa distância) ,embora seja razoável a curto prazo.
E que também quase todos os modelos são péssimos a delinear entradas continentais, por exemplo.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Deixo só um exemplo : aquando do evento de 9 de Janeiro de 2009, no dia anterior os modelos, a previsão do IPMA ,etc. previam um banal evento de neve a cotas médias acima dos 600/ 700 m. E nevou com acumulação à cota 0 no Litoral.

Às vezes, ocorrem eventos extraordinários nos invernos mais fracos.
Esse inverno de 2008 / 2009, se não fosse esse fantástico evento, não teria ficado na história. Teria sido mesmo um dos mais fraquinhos das últimas décadas, com um Outono ameno e quase sem chuva, pouco mais de duas semanitas de alguma chuva e frio. E tivemos uma Primavera antecipada logo a meados de Fevereiro com temperaturas bastante elevadas para a época. No seguinte mês de Março já se falava em seca. Recordam- se?

Só para dizer que já houveram invernos muito, muito maus no passado, não é só este ano.
Eu, apesar de não ser velho, já tenho uma idadezita para me lembrar de muita coisa.
No início dos anos 90 tivemos alguns invernos horríveis quase sem chuva, com incêndios e quase sem neve ( na altura até se discutia se no futuro deixaria de cair neve em Portugal) .
Nos anos 80 tivemos alguns verões com ondas de calor horríveis. Aqui no Minho, foi brutal a onda de calor de 81, a maior de sempre aqui em Viana do Castelo, com temperaturas sempre nos 30 e tal graus, com recorde de temperatura em Junho, as maiores mínimas tropicais de sempre por cá. E uma onda de calor muito mais prolongada do que no ano passado.
E outra onda de calor por volta meados dos anos 80.
Na altura até racionamento de água foi feito.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que vejo nos modelos é que pelo menos nos próximos 15 dias não ocorrerá precipitação, pessoalmente acho já difícil este padrão mudar a meio do inverno, de vez em quando lá vão aparecendo umas frentes mas sem grande relevo... é evidente que os modelos falham, mas falham muito mais nas estações de transição como na Primavera e no Outono, portanto espero no geral um resto de inverno seco, mas pode ser que ainda haja um ou outro evento interessante.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Começa a desenhar-se uma mudança de padrão.
 
  • Gosto
Reactions: james

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Não vale a pena ver chuva onde não existe, nenhum modelo coloca nada até miados do mês tanto o ECM como o GFS estes os principais estão um pesadelo já entrando nos últimos 10 dias de Janeiro. Este mês dificilmente não está arruinado.. resta no entanto a fé de que de um momento para o outro isto de uma reviravolta..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,914
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Começa a desenhar-se uma mudança de padrão.

Pelo menos para já não vejo mudança de padrão, só se for a mudança destes ultimos dias com alguma chuva para dias secos, céu limpo com noites frias e dias amenos..:unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Houve alguém que disse por aqui que se o AA se instalava nesta altura com a força anunciada (isto a 15 de Dezembro) que seria difícil destrona-lo e não deixa de ter razão.
Pelo menos até dia 15 é quase certo que reinará o que fará um mês de reinado e promete continuar.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.