Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
SddUwJx.png


Enquanto estivermos assim, bem podemos esquecer precipitações ou entradas frias...
Ou seja, está trocado, o AA era suposto estar a sul. É incrível este bloqueio.
E já lá vão 13 páginas de choradeira. Não estão fartos? :lmao:
Apenas estamos fartos desta pasmaceira...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estive a ver os arquivos da minha estação e no ano hidrológico 2011/2012 também não choveu por aí além..

Como podem ver pelos registos, Janeiro, Fevereiro e Março foram bastante secos, Fevereiro então apenas acumulou 4 mm:

wXUOjCB.jpg


O ano ficou abaixo da média com 1016,9 mm, mas longe de uma seca severa..

No ano seguinte veio a compensação, destaque para um Março extremamente chuvoso:

pkI2gue.jpg


1599,8 mm no fim do ano hidrológico.
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Estive a ver os arquivos da minha estação e no ano hidrológico 2011/2012 também não choveu por aí além..

Como podem ver pelos registos, Janeiro, Fevereiro e Março foram bastante secos, Fevereiro então apenas acumulou 4 mm:

wXUOjCB.jpg


O ano ficou abaixo da média com 1016,9 mm, mas longe de uma seca severa..


Em 2011/20112 bati o meu recorde de dias sem chover no inverno : uns inacreditáveis 45 dias.

O bloqueio durou até ao início de Abril. Se este ano seguir o mesmo caminho, vai haver suicídios em massa Aqui no fórum. :D

Mas depois compensou com uma Primavera e verão muito chuvosos. Se a memória não me falha, eu penso que nesse verão em Julho e Agosto registei perto de 100 mm.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em termos de frio, esta última saída do ECMWF está interessante:

WYprRSH.gif


DC0MILV.gif


QtXOpml.gif


EeaVjV7.gif


Querem ver que ainda vamos ter uma boa circulação de frio continental? :unsure:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois habituem-se ao tempo seco, já o tinha dito no inicio deste mês que o inverno no geral ia ser seco... atendendo ao histórico não é muito normal o padrão mudar a meio do inverno, e além disso vai em conta nas previsões dos modelos que já haviam apontado para um inverno seco...porém o AA pode sempre enfraquecer um pouco e entrar alguma frente.
Pode ser que a primavera venha a ser animada.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Eu creio que ate dia 15 nao vai haver qualquer possibilidade de ocorrer algo interssante em termos de frio ou chuva.
A partir dai, esta saida do ECM mostra alguma instabilidade....pode ser um sinal....ou apenas uma saida isolada.
:)
Acho que sou alergico a anticiclones...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
esta última saída do ECMWF está interessante

Creio que é a primeira run do ECM neste ano em que transfere o AA para a Escandinávia e para a Gronelândia, deixando alguma esperança numa entrada continental com alguma depressão retrograda oriunda do Mediterrâneo. Infelizmente se não for acompanhada de mais run's com essa tendência, valerá o que vale.
Pessoalmente creio que, com a entrada fria deste fim de semana na Europa Central/Oriental, podem-se dar as condições para uma nova circulação continental, favorecida pela descida de temperaturas generalizada nessa região. Mas é claro que tudo dependerá da movimentação do AA...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Em termos de frio, esta última saída do ECMWF está interessante:

WYprRSH.gif


DC0MILV.gif


QtXOpml.gif


EeaVjV7.gif


Querem ver que ainda vamos ter uma boa circulação de frio continental? :unsure:
Deus te oiça. Que saudades de uma entrada fria continental. E por falar nisso, faz hoje 8 anos que nevou por aqui (já?:confused:). Uma semana de frio a sério, que acabou em grande, com neve a cotas muito baixas, inclusive a cota zero em alguns locais do NW da PI. Nunca esquecerei. Saudades. :sad: :rolleyes:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas e luismeteo3

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Alguém me explica esta diferença nos modelos??? O ECM continua a insistir numa entrada continental e o GFS no Anticlone! E eu olho para os meus sites de previsão e dou em maluco! A neve aqui para Bruxelas desaparece a cada saída do GFS e aumenta a cada saída do ECM.

Já agora, o ECM não tem previsões de neve/precipitação?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.