Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Isto anda tão mau que temos de andar com pinças e lupas para ver onde vai cair uns pingos ou flocos perdidos lol
Sou um adepto de tempo severo como muitos sabem não tivesse ido ao corredor dos tornados caçar as maiores células na terra!! Este pais é mesmo um dos piores no mundo para ter esse tipo de tempo, é natural sentir um certo desprezo e mesmo raiva por este AA eterno em pleno Inverno, sabendo que o Inverno não é a altura melhor para o tempo que mais gosto... só não se importa com este tempo seco que já arruinou metade do Inverno quem se ta nas tintas se chove ou ta sol... quanto as temperaturas altas sim de dia tem feito tudo menos frio!! nas horas centrais do dia 80% dos dias este Inverno aqui tem estado acima dos 15ºC a 20ºC isso é calor para Janeiro, só não vê quem não quer ou é apenas do contra.
Este tópico é para isso mesmo "choradeira compulsiva" e irei sempre vir aqui "Reclamar" com o tempo quando se justificar :sad::angry::disgust::sweat::buh::sono:
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
quanto as temperaturas altas sim de dia tem feito tudo menos frio!!

Por muito difícil que me custe aceitar este tempo tenho de o fazer, mas as temperaturas diurnas que se têm feito sentir já roçam o ridículo. Parece uma hipérbole mas se ontem decidisse andar de manga curta ás 15h aqui por Entrecampos não iria ser espanto nenhum tal foi o dia de Primavera que esteve.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relação às últimas saídas dos modelos, não vejo qualquer alteração.
Uns resquícios de potenciais pequenas frentes que vai surgindo a médio prazo mas que é rapidamente aniquilado nas saídas seguintes pelo poderoso escudo protetor que é este AA, que está poderoso e vai ser muito difícil de derrubar.

Em relação às queixas, e eu também falo por mim, o pessoal anda desanimado com o desenrolar das condições meteorológicas nos últimos meses.
Tivemos um Verão tórrido, quente e seco, quase sem frentes atlânticas e sem atividade convectiva sequer, tudo a arder e a bater recordes de temperatura até ao início de Novembro.
Quando pensávamos que iríamos ser recompensados com um Outono tempestuoso, como normalmente acontece após um Verão tórrido, eis que fomos surpreendidos negativamente com um Outono fraco, dos mais fraquinhos dos últimos anos.
E chegámos ao inverno, e eis que continua uma pasmaceira. Ok que as temperaturas mínimas e as inversões estão dentro do normal, mas as temperaturas máximas ainda não estão naqueles valores que deviam estar em Janeiro. Às vezes, durante o dia, sinto - me tentado a tirar o casaco e isso, digam o que disserem, não é normal nesta época.

Acho que é devido a esta sequência de tempo que as pessoas que gostam de ver a chuva cair como deve ser, que não sejam apenas aguaceiros de 1 ou 2 horas no máximo, sentem falta.
E, verdade seja dita, o tempo desde Junho do ano passado, está uma enorme desilusão a todos os níveis.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Começa realmente a ser desesperante olhar para os modelos. Eu também credito na "teoria da compensação", mas passar parte do mês de Dezembro e o Janeiro todo nisto é frustante. Principalmente quando vemos muito frio na Europa e a crista anticiclónica não o deixa aproximar-se aqui deste cantinho... e é isso que os modelos continuam a mostrar ad eternum. É capaz de vir mais algum frio nas próximas 2 semanas, mas nada de registo ou fora da média.

Até hoje as mínimas foram muito elevadas para Janeiro. Veja-se, como curiosidade, a estação mais fria de Portugal às 8:00h. Aljezur, em pleno litoral Sudoeste, com -0,6ºC :lol:

Qoi2WZp.png


jEsIl3X.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As saídas do ECM estão cada vez pior. As últimas estão horríveis.
Cada vez vejo este AA a reforçar - se. Fala - se na possibilidade de uma siberiana.
Talvez até ocorra mais para a frente.
Por um lado, poderá trazer bastante mais frio. Mas, por outro, normalmente siberianas no nosso território estão associadas a fortes períodos anticiclonicos. Estou convencido que se isso ocorrer, é a confirmação que falta de que este AA durará todo o inverno.

A última siberiana forte que tivemos foi em 2011/2012, provavelmente o inverno mais seco de todos os tempos.
Acho que infelizmente caminhamos para uma repetição desse inverno.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:w00t:

gfs_0_264.png


gfs_2_276.png


:palmas:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Realmente a previsão do GFS a partir do dia 19 é "louca", a despejar litros e litros de água sobre o território (oxalá que sim) :) .
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Grande nevão dia 19 pelo GFS!

Edição especial True Illusion:

1919369.JPG

Prefiro começar a ver desvaneios dos modelos do que ver modelagem consistente do AA é sinal que a circulação está a mudar. Reforço que antes de acabar o mês vamos ter alguma coisa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema é que quer o GFS quer o ECM já várias vezes viram a mudança a médio prazo e nunca se concretizou.

Quando estamos sob a influência de um bloqueio destes, é preciso ser muito cauteloso quando se fala em mudança de padrão.
Mas seria muito bom e ainda iríamos a tempo de uns bons eventos caso o AA começasse a ceder.
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Se de lotaria se tratasse, eu faria a seguinte previsão.

A partir de dia 20/22 acredito que tenhamos precipitação para o Litoral Centro do país.Previsão baseada em pura futurologia(assim como a maioria das saídas com espaços de tempo tão grandes com 11 dias.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Vaga de frio está a assolar a Europa. E Portugal, escapa?
Enquanto a Europa treme de frio, as temperaturas em Portugal até vão subir. O frio já passou, mas também já tem data de regresso.
naom_5874abf80a7e2.jpg
© iStock
PAÍS IPMA

Grande parte da Europa está a ser afetada por uma vaga de frio intenso provocada por massas de ar polar com origem na Escandinávia. Há registo de várias mortes, temperaturas negativas e neve a paralisar cidades.

E Portugal, escapa? Na verdade, esta massa de ar frio já afetou o país - no fim de semana passado, disse ao Notícias ao Minuto a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cinco distritos chegaram a estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima".

A temperatura mais baixa, de -3º Celsius, foi registada em Bragança e na Guarda (com máximas de 9º e 8º, respetivamente), nada que se compare com o que se sentiu no resto da Europa, devido a uma posição favorável do anti-ciclone.

Nos últimos dias, segundo a BBC pelo menos 20 pessoas morreram devido às baixas temperaturas, mesmo em países onde a temperatura costuma ser amena, como em Itália, onde se registaram sete vítimas mortais, cinco das quais sem-abrigo.

Também na Polónia 10 pessoas morreram esta semana, com temperaturas abaixo dos 20º negativos, elevando para 65 o número de mortos neste inverno.

Igual cenário na Alemanha, que tem vindo a registar temperaturas inferiores a 25 graus negativos durante a noite. Bósnia, Sérvia, Roménia, Croácia, República Checa, Bulgária e Montenegro estão cobertas de neve.

O frio já tem data de regresso

Enquanto em vários países as temperaturas vão manter-se baixas, em Portugal haverá até uma ligeira subida da temperatura nos próximos dias.

Apenas no sábado regressa o frio, devido à "influência de uma corrente de norte de ar mais frio e húmido", prevê a meteorologista Patrícia Gomes.

Seguem-se quatro ou cinco dias com temperaturas mais baixas, antes do regresso ao mais tradicional inverno ameno.


Durante o mês de dezembro de 2016 o valor médio da temperatura média do ar em Portugal foi de 10,41°, 0,44° acima do valor normal. Dia 2 de dezembro as máximas ultrapassaram os 15º, o valor mais alto neste período registado desde 1931.
https://www.noticiasaominuto.com/pa...gekko&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon
 
Estado
Fechado para novas mensagens.