Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
E prontos já nem há chuva para lisboa as tantas já nem há chuva para ninguém , esta saída do gfs está a ser um balde de água fria já nem há chuva para o litoral isto vai de mal a pior se isto continuar então vamos ter sérios problemas no verão continuamos a procurar recordes quer no inverno quer no verão , mais um ano muito quente agora todos os anos são quentes , queres ver que vou terminar a zeros este abril .
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
É o fim do mundo em cuecas na estremadura! :lmao:
HHVqpc9.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Lá se foi a chuva quase toda para grande parte do país, aqui ainda se safa mas está mesmo no limite. Não me admira nada que nas próximas saídas vá tudo para Espanha e já nem o sul sai beneficiado.
Volta a carregar no calor, a distância temporal é muita e de certeza que vai mudar mas aqui fica este mapa já bem tórrido, pelo andar da carruagem deve ser a repetição de 2015 quando Beja chegou aos 40ºC em pleno mês de Maio.
3XCSDAe.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Lá se foi a chuva quase toda para grande parte do país, aqui ainda se safa mas está mesmo no limite.

gem-0-120_vra8.png

gfs-0-120_qtx8.png

UW120-21_vsy3.GIF


Ainda há alguma incerteza nos modelos. É esperar mais 1 ou 2 dias.

Obviamente que o mau de uns é o bom de outros :D

gfs-0-174_kgv5.png


Já nem tenho esperanças para esta primavera , vai ser a maior seca queres ver .
Afinal não é 35 graus e mais de 35 graus vai aos 37 graus no Alentejo em maio .
Joralentejano as tantas até deve ultrapassar os 40 graus Beja este ano em maio .

Calma e respira fundo :lol:
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Orion mas é que esta saída do gfs foi um grande balde de água fria , esperemos pela saída do ecm mas isto está a ficar muito mau , se isto continuar neste caminho chegamos ao verão com seca severa se continuar assim , o escudo de Lisboa está ativo .
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Orion mas é que esta saída do gfs foi um grande balde de água fria , esperemos pela saída do ecm mas isto está a ficar muito mau , se isto continuar neste caminho chegamos ao verão com seca severa se continuar assim , o escudo de Lisboa está ativo .

Quanto ao 'escudo de Lisboa' de vez em quando escrevo que se o GEM acertasse ele seria o meu modelo favorito. Decerto concordarás comigo :D

gem-2-78_tjr8.png

tempresult_kjr5.gif


No que concerne ao GFS o centro-sul poderá ter chuva daqui a 3 dias. Amanhã haverá mais certezas. A 120 horas fiz referência aos vários modelos porque pequenas diferenças nas posições dos sistemas podem ter algumas diferenças relevantes para o litoral norte.

Óbvio que dificilmente Abril será um mês extremamente chuvoso mas daí extrapolar que a primavera está despachada é um bocado precoce. Chuvas tardias até seriam bem-vindas no que concerne aos incêndios. É esperar para ver.

Quanto ao calor, nada a fazer. Com 60% de probabilidade de ocorrência de El Niño dificilmente o forno vai ser brando.

Só com uma idade do gelo é que PT ficará chuvoso :lol:

"Our study clearly shows that when the tropical rain belt was positioned more southerly than normal during the Little Ice Age, the NAO index tended to be negative, so that central Europe was exposed to cold spells," says Lechleitner. But when the tropical rain belt is positioned more to the north, the NAO index is positive.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Bem o modelo ecm e mais alguns continuam a prever chuva para aqui mas já tive mais esperanças e eu já vi isto melhor e pelo andar que estamos a ter dificilmente vamos ter um verão fresco mas nunca se sabe isto da muitas voltas mas dificilmente o calor vai ser desligado no verão .
 
  • Gosto
Reactions: jonas
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Orion até tens razão porque ainda temos maio pela frente tivemos um bom mês de março este mês de abril os índices de água no solo devem ter baixado bem ainda estou com esperanças para maio mas já vi isto melhor agora resta esperar pela próxima saída do ecm vamos ver o que nos diz que não seja como esta saída gfs senão vai tudo por água a baixo :brucelee::facepalm::pray:.
 
  • Gosto
Reactions: jonas
Estado
Fechado para novas mensagens.