Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Bom dia pelos visto a chuva ja nao vai chegar ao litoral centro e tanta falta que faz nem vale apena olhar para os modelos um dia dao uma coisa no outro dao outra completamente diferente.
E como se nao bastasse estar tudo seco ainda esta imenso vento. Resta me esperar por domingo este mes esta arruinado vai ser um mes extremamente seco. Enfim
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia pelos visto a chuva ja nao vai chegar ao litoral centro e tanta falta que faz nem vale apena olhar para os modelos um dia dao uma coisa no outro dao outra completamente diferente.
E como se nao bastasse estar tudo seco ainda esta imenso vento. Resta me esperar por domingo este mes esta arruinado vai ser um mes extremamente seco. Enfim
Onde estava previsto chegar, não chega ela quanto mais! O evento de hoje foi um grande fiasco por aqui e mesmo no Baixo Alentejo pouco choveu, foi tudo para Espanha, olhava para o horizonte e mais parecia que havia mesmo um escudo, assim que as nuvens negras se aproximavam dissipavam-se, neste momento o sol brilha. Ninguém regou nada porque estavam à espera da chuva e depois é esta desilusão. O mês na estação que sigo segue com 0.4mm graças à humidade dos poucos dias em que houve alguma humidade e nevoeiro e se chegar ao 1mm até domingo já era bom. Já se sabe que o verão vai ser extremamente complicado em todos os sentidos.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Onde estava previsto chegar, não chega ela quanto mais! O evento de hoje foi um grande fiasco por aqui e mesmo no Baixo Alentejo pouco choveu, foi tudo para Espanha, olhava para o horizonte e mais parecia que havia mesmo um escudo, assim que as nuvens negras se aproximavam dissipavam-se, neste momento o sol brilha. Ninguém regou nada porque estavam à espera da chuva e depois é esta desilusão. O mês na estação que sigo segue com 0.4mm graças à humidade dos poucos dias em que houve alguma humidade e nevoeiro e se chegar ao 1mm até domingo já era bom. Já se sabe que o verão vai ser extremamente complicado em todos os sentidos.
Este mes e para esquecer nao me lembro de um mes de abril tao seco.
De facto olhando para o radar so vejo chuva em espalha parece que a depressao decidiu mudar a trajectoria a ultima da hora enfim pode ser que domingo chova alguma coisa de jeito.
Estas cut off sao sempre muito imprevisiveis mas sao aquelas que trazem normalmente chuva de jeito para o sul o que nao e o caso desta.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Vamos exemplificar um pouco as limitações e as tropelias dos modelos, para verem o quanto ridículo é estar sempre a comentar os seus delírios...
Hoje temos este panorama: no GFS para Portalegre, a previsão são "3 gotas"...

rBSJUY1.jpg



A previsão do AEMET para Valência de Alcântara, a 30 kms de distância

AOrxE1I.jpg


Com recurso a uma calculadora, até ao final do dia temos previsão de 51 mm...

Como pode haver tanta diferença, considerando a distância entre as duas cidades. Apesar da direcção do vento indicar vento de Leste, duvido que a orografia da Serra de S. Mamede gere tanta diferença...

FGYilZL.jpg


Sinceramente creio que, neste evento (caso ocorra com alguma intensidade na minha região), o que nos resta é olhar para o céu e esperar que chova ;):)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Foi um inverno para esquecer aqui e agora uma Primavera horrível das piores que me lembro em toda a vida... Maio não me parece nada animador ate dia 15 só vejo ali entre 4 e 8 alguma coisa e mais uma vez o sul não deve ser o mais beneficiado e vai cair onde menos falta faz...
"Vai cair onde menos falta faz". Onde é isso? Espanha? É porque se te referes ao Norte, ficas a saber que este mês tenho 0 mm acumulados, BOLA.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Resta esperar pelo próximo outono/ inverno e esperemos que o próximo Inverno seja mesmo Inverno, algo que não foi este ano... até lá é suar até ao fim do Verão( estes 6 meses que virão).
Se o próximo inverno for novamente seco, o Alentejo morre à sede! Este verão já vai ser complicado em muitos locais não só na agricultura mas também no abastecimento da população portanto vamos rezar para que o próximo outono e inverno sejam bastante chuvoso senão não sei como será. Tem sido uma região muito pouco beneficiada nos últimos anos...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vamos exemplificar um pouco as limitações e as tropelias dos modelos, para verem o quanto ridículo é estar sempre a comentar os seus delírios...
Hoje temos este panorama: no GFS para Portalegre, a previsão são "3 gotas"...

Como pode haver tanta diferença, considerando a distância entre as duas cidades. Apesar da direcção do vento indicar vento de Leste, duvido que a orografia da Serra de S. Mamede gere tanta diferença...

Depende de muita coisa mas nesse caso a AEMET não usa o GFS mas sim o ECM. Duvido que a orografia esteja a ser tida em conta nesses modelos.

Acrescento que quando se usa o meteograma para um pequeno ponto físico é inevitável que haja grandes variações consoante o evento.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
a AEMET não usa o GFS mas sim o ECM.

Orion, sei que a AEMET usa o ECM tal como o IPMA. Queria era exemplificar as diferenças que existem nos diferentes modelos e, como tudo o que é imprevisível, as previsões podem ser tão dispares. ;) Isto porque, aqui no "Seguimento Livre das Lamentações", há quem veja todos os modelos run a run e depois desespere quando as previsões não passam disso, previsões... :D

Quanto a este evento em particular, tanto o ECM como o GFS estão longe de concretizar as previsões que tinham há 24/48 horas atrás. A Meteorologia é lixada :)
 
  • Gosto
Reactions: Orion e joselamego

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bem, hoje já me fartei de ouvir desabafos do tipo "tanta coisa, tanta chuva esta semana e nada", "que calor, afinal o tempo de inverno que se previa não voltou", "já devia estar a chover há horas", o derradeiro "bem, espero que não sejas como estes meteorologistas", o que me leva a crer que nestes dias, típicos de estações de transição e de situações em que tudo depende de cut-off's e os modelos meteorológicos enlouquecem, o profissional mais insultado do mundo é o meteorologista.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quanto a este evento em particular, tanto o ECM como o GFS estão longe de concretizar as previsões que tinham há 24/48 horas atrás. A Meteorologia é lixada :)

O problema da malta é que não tem acesso ao ECM (todos os modelos erram e este não deve ser diferente). Como os outros modelos não têm grande fama dão demasiada importância ao GFS. Se algum dia o GFS deixar de ser gratuito (algo que não é assim tão descabido) aí vai haver muita saudade do GFS. Com erros e delírios incluídos :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.