Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Boas, nada de chuva enfim já sabia que não ia dar em nada foi tudo para Espanha e maio deve haver alguma chuva mas depois lá para meio do mês deve regressar o calor em força isto não dá em nada já vamos ter um verão quente .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Emfim maio deve ser também seco ou seja tivemos um inverno de secura e agora uma primavera ainda pior e agora vem um verão daqueles quentes eu queria muito acreditar que em maio ia mudar de padrão mas nesta altura e um milagre mudar de padrão .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas, nada de chuva enfim já sabia que não ia dar em nada foi tudo para Espanha e maio deve haver alguma chuva mas depois lá para meio do mês deve regressar o calor em força isto não dá em nada já vamos ter um verão quente .
Também se previam temperaturas de 30/35ºC depois deste "evento", que no fundo não foi nada mas pronto e entretanto agora prevêem-se temperaturas que temos tido ao longo deste mês e que a partir de agora já começam a ser mais normais. O que mais me preocupa no meio disto tudo é mesmo a falta de chuva mas daqui para a frente já não vem fazer a diferença. Se aparecerem trovoadas serão para estragar o pouco que este inverno fez.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Para a semana vamos aos 30 graus e depois deve vir alguma chuva que não deve fazer nada e depois deve vir o calor e secura novamente .
Não se prevê 30/35 graus mas também não se prevê quase nada de chuva só entre 4 e 8 de maio e que vejo chuva depois já não vejo mais nenhuma .
Nao vamos expectar sobre o que vai acontecer quando ainda falta algum tempo....tudo pode mudar...ainda por cima agora na primavera
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas, nada de chuva enfim já sabia que não ia dar em nada foi tudo para Espanha e maio deve haver alguma chuva mas depois lá para meio do mês deve regressar o calor em força isto não dá em nada já vamos ter um verão quente .

Emfim maio deve ser também seco ou seja tivemos um inverno de secura e agora uma primavera ainda pior e agora vem um verão daqueles quentes eu queria muito acreditar que em maio ia mudar de padrão mas nesta altura e um milagre mudar de padrão .
Ainda estou para perceber o porquê de te repetires tanto. Tenta evitar.
E já reparaste que estás sempre a contrariar-te? Quando sai uma run de sonho, Maio vai ser um mês brutal com muita instabilidade. Por outro lado, quando a run não te agrada, Maio já vai ser muito quente e seco com temperaturas de 40°C.
É como o @jonas diz, não vale a pena especular, ainda mais nesta altura do ano...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
O Tiagolco tem toda a razão nem vale a pena adiantar previsões como vai ser maio porque neste momento é uma incógnita. Olhando para o GFS, único modelo que sigo ja que não tenho acesso ao ECMWF, so nos permite ter alguma certeza do tempo que vai fazer até ao dia 5/6 dai para a frente e dada a distância temporal nem vale a pena ver. Acho que o GFS tem estado mal ultimamente a médio e lomgo prazo, chega a delirar ainda para mais nesta altura do ano, ora coloca cut offs, ora depressões, ora atira a dorsal para cima de PT. Enfim, concluindo neste momento não arrisco dizer como será Maio, seja o que São Pedro ou a natureza queiram. Ja agora deixo uma questão. O accuweather segue que modelo? É que tem estado muito constante nas suas previsões tanto a médio prazo como longo prazo, antevendo um maio não tão seco e quente como o GFS está a modelar. Obrigado :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Concordo contigo Nando costa os modelos andam muito instáveis isto é um 8 a 80 mas eu gosto mais do ecm que o gfs porque o ecm e um bom modelo a médio prazo e longo prazo já o gfs é bom a curto prazo isto agora é esperar pelas próximas saídas para ver que nos dizem .

Nesta última saída o GFS voltou a carga, agora coloca temperaturas de 30 graus por volta do 13 de maio. É delírio so pode. Também prévia temperaturas de 30/35 graus para todo o território a partir do dia 2 e vira apenas 2/3 quentes normais para a época. Conclusão o GFS, nem a médio prazo acerta quanto mais acima das 250/300 horas. Sabes onde posso consultar as cartas do EMC? É que aqui no fórum deixou de estar disponível. Obrigado e não vale a pena entramos em stress porque afinal no tempo ninguém manda e ainda bem senão seria mais um motivo para a guerra. ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Em todo o Inverno não se podem queixar muito, já o Sul na sua maioria não pode dizer o mesmo.
O que chove aqui nem é comparável com o que chove em Setúbal, seja em que mês for. Por exemplo se chover 50 mm aí quase que atinges a média de Abril, enquanto que se chover 50 mm aqui é metade da média. Os únicos meses que choveu dentro da média aqui foram Fevereiro e Março, todos os outros meses desde Setembro foram todos secos, especialmente Novembro, Dezembro e Janeiro.
O pessoal do Algarve teve um Inverno muito bom por exemplo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
O que chove aqui nem é comparável com o que chove em Setúbal, seja em que mês for. Por exemplo se chover 50 mm aí quase que atinges a média de Abril, enquanto que se chover 50 mm aqui é metade da média. Os únicos meses que choveu dentro da média aqui foram Fevereiro e Março, todos os outros meses desde Setembro foram todos secos, especialmente Novembro, Dezembro e Janeiro.
O pessoal do Algarve teve um Inverno muito bom por exemplo.
Este inverno tem sido muito à base de extremos, a média é atingida em poucos dias e depois estão quase 2 semanas sem chover, isso para combater secas não é o ideal. Apenas as barragens com pouca capacidade de armazenamento beneficiam disso porque de resto não é bom para mais nada. Aqui na minha zona para isto voltar ao normal era necessário um inverno normal com chuva distribuída por vários dias como era antigamente e não com dilúvios que só estragam aquilo que as pessoas muito se esforçam para ter e além disso nem os nascentes se abastecem.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.