Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Situações engraçadas...

Bragança com aviso vermelho que é emitido a partir de temperaturas máximas > 38º

Alguns quilómetros ao lado, o aviso vermelho da AEMET para a Meseta de Zamora e a Meseta de Salamanca só é emitido a partir dos 42º. Como tal, o aviso máximo em vigor é laranja.

Os tipos da AEMET são bastante dinâmicos. Os do IPMA deixam os avisos em permanente no portal. Já os espanhóis puseram tudo a verde quando o prazo expirou e há pouco voltaram a publicar os novos avisos para 'amanhã' (onde estou ainda é dia 16).

Quer se goste quer não do calor atual, um aviso vermelho para temperatura é sempre um marco. Também não pode haver recordes que vão ao encontro dos interesses de uns e não de outros.

Se não houver chuva excecional neste verão alguns iberianos ainda vão acabar a racionar água :rolleyes: Ainda bem que há barragens. Em tempos não muito longínquos a agricultura estava ainda mais vulnerável.

zyqwl5B.png

9WXfphU.png
 
Última edição:


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje quem ter ar condicionado é rei. Às 7h30 já estavam 27ºC em Rio de Mouro, estou curioso para saber que valores iremos atingir, ainda nem chegamos ao verão e já estamos nisto, mas enfim, é comer e calar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Por cá já sigo com 30.9°c e 43%HR.
A estação diz que pelas 11 horas estavam mais 7.3°c do que ontem pela mesmo hora.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia
Hoje não vou assar...
Picos da Europa, com 24 graus
9cacff595ee525630df38b42c64f8edd.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Se não houver chuva excecional neste verão alguns iberianos ainda vão acabar a racionar água :rolleyes: Ainda bem que há barragens. Em tempos não muito longínquos a agricultura estava ainda mais vulnerável.

zyqwl5B.png

9WXfphU.png

Ainda que fosse um verão chuvoso, quanto muito atenuaria a descida das barragens. Chuva suficiente para inverter/anular a descida das barragens no verão, só
é possível no noroeste / extremo norte peninsular. E mesmo aí...

No resto da península, além do consumo da água, há que ter em conta a evaporação das albufeiras.
Por exemplo, a barragem do Alqueva, em evaporação, deve perder perto de um metro de cota nos meses de verão.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
http://en.blitzortung.org/live_lightning_maps.php?map=13 quem é que me explica estas 2 descargas que aparecem em PT, em particular aquela junto à costa? Eu espero instabilidade, mas não tão cedo, será um bom sinal?

Uma outra descarga agora mesmo na região centro...é sinal que está uma célula activa a desenvolver naquelas bandas :viva::viva:
A descarga que está junto à costa é erro. Basta dar uma vista de olhos ao radar para perceber isso.
 
  • Gosto
Reactions: Teya e joselamego

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Ainda que fosse um verão chuvoso, quanto muito atenuaria a descida das barragens. Chuva suficiente para inverter/anular a descida das barragens no verão, só
é possível no noroeste / extremo norte peninsular. E mesmo aí...

No resto da península, além do consumo da água, há que ter em conta a evaporação das albufeiras.
Por exemplo, a barragem do Alqueva, em evaporação, deve perder perto de um metro de cota nos meses de verão.

lA5cbuj.png

GHfv5SE.png

2NfdMnN.png


Ignorante eu na matéria mas já deve ter faltado mais para os espanhóis considerarem a possibilidade de restringirem a passagem de água para PT (o Douro e o Tejo estão a 50% de capacidade e o Guadiana a 57%). Do que consegui ver, a quantidade de água nas albufeiras portuguesas está num nível razoável. Mas o Verão ainda não começou :unsure:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.