Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
isto dos incêndios é algo que me transcende e é um retrato de portugal e da sua falta de Estado, falta de sentido de responsabilidade e de inoperância geral, mas isso nada tem a ver com o assunto. So sei que cheira a fumo no ar e esta muito quente ainda. Espero mesmo que chegue a chuva!
Desculpa mas enquanto os bombeiros forem voluntários não vamos a lado nenhum. Tudo se queixa do peso do estado, mas é nestas coisas que se nota a falta que os bombeiros profissionais fazem!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
E falo disto por experiência própria. Já assisti a bombeiros voluntários a abandonar porque tinham que ir trabalhar! Só em Portugal mesmo.

E acho muito bem, ao fim ao cabo, andar a apagar incêndios e a cuidar das coisa dos outros não lhe dá nenhum sustento!
É importante que haja bombeiros voluntários, mas também é importante haver por parte do governo um investimento na profissionalização dos bombeiros.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Desculpa mas enquanto os bombeiros forem voluntários não vamos a lado nenhum. Tudo se queixa do peso do estado, mas é nestas coisas que se nota a falta que os bombeiros profissionais fazem!

E se não fossem eles, o país parava. Bombeiros profissionais também são da responsabilidade do estado e não significa que sejam melhores que voluntários. Se os bombeiros fossem pagos de acordo com o que fazem e se houvessem melhores condições materiais e humanas para a profissão não havia problema. Acho que se estão a confundir as coisas, hoje foi uma situação deveras excepcional e a culpa se houver é dos incendiários, do governo por não se preparar para um dia como o de hoje e, de muita gente que infelizmente não tem dois dedos de testa para ver que o dia está anormalmente quente e ateiam fogos por acidente (cigarros, queimadas, entre outros).
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Portugal está a viver um período de seca severa e com anomalias na temperatura muito elevadas, logo, torna-se extraordinariamente suscetível aos incêndios. O que está a acontecer hoje é a junção de variados fatores que são humanamente impossíveis de conter. A única coisa que é de lamentar, é haver ainda palermas que chegam fogo à mata!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Um dos fatores a que me refiro é precisamente o que está neste post do Twitter



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Espanha também teve temperaturas elevadas, vento e tudo igual a Portugal mas tenho a certeza que não se passa nada daquilo que se está a passar por cá. Também podem ser atos de terrorismo mas se fosse na generalidade, Espanha provavelmente estaria a passar pelo mesmo. Se não fossem os interesses...
A chuva até pode aparecer, mas já será tarde para muita gente e para muitos locais...:sad:
 

WinterIsHere

Cirrus
Registo
15 Set 2017
Mensagens
40
Local
Porto
Espanha também teve temperaturas elevadas, vento e tudo igual a Portugal mas tenho a certeza que não se passa nada daquilo que se está a passar por cá. Também podem ser atos de terrorismo mas se fosse na generalidade, Espanha provavelmente estaria a passar pelo mesmo. Se não fossem os interesses...
Exactamente. A proporção de incêndios em Portugal é claramente maior que em Espanha.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Espanha também teve temperaturas elevadas, vento e tudo igual a Portugal mas tenho a certeza que não se passa nada daquilo que se está a passar por cá. Também podem ser atos de terrorismo mas se fosse na generalidade, Espanha provavelmente estaria a passar pelo mesmo. Se não fossem os interesses...
Pelas notícias que fui vendo durante o dia, a Galiza esteve um inferno com os incêndios.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Exactamente. A proporção de incêndios em Portugal é claramente maior que em Espanha.
Mesmo por isso, os interesses são sempre os grandes culpados do que se passa neste país. O sul do país também tem serras e algumas áreas de floresta e não está a arder, pelo o contrário, não há uma única ocorrência e tenho a certeza que em Espanha se passa o mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Mesmo por isso, os interesses são sempre os grandes culpados do que se passa neste país. O sul do país também tem serras e algumas áreas de floresta e não está a arder, pelo o contrário, não há uma única ocorrência e tenho a certeza que em Espanha se passa o mesmo.
Verdade !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pelas notícias que fui vendo durante o dia, a Galiza esteve um inferno com os incêndios.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Sim, também estive a acompanhar... daí não ser um problema só nosso


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A discussão dos interesses vai sempre haver, e sim, certamente há algum desse chamado "terrorismo" e interesses.
Mas ainda assim, é quase garantido que hoje (como quase todos os dias), mas mais do que nunca hoje, o nº de ignições causadas por NEGLIGÊNCIA é avassalador!

Entre queimadas de agricultores, a beatas lançadas de um carro, a total ignorância e descuido por parte de grande parte da população relativamente ao potencial de propagação de incêndios com as condições meteorológicas de hoje, será de longe o principal motivo desta catástrofe sem precedentes.

Não deixa de ser crime, a negligência, mas em termos de causalidade, tem que ser bem separada.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.