Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
:D



Quem dera ao litoral norte ter um rio atmosférico...



"Americanicamente" dramático!
Porque é que só o litoral norte haveria de querer uma coisa destas? Nesta altura todo o país precisava de um rio atmosférico, ou mesmo um riacho durante umas semanas...
 
Última edição:

RTC

Cirrus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
40
Local
S.Gregório [Caldas da Rainha]
O GFS e o ECM estão praticamente iguais.

cho que o caso mais significativo é o G. Oriental já que a frente vai parar durante várias horas. É provável a ocorrência de chuva persistente e ocasionalmente moderada a forte. Está em aberto a ocorrência de atividade elétrica concentrada e de intensidade fraca a moderada.

O regime pós-frontal - dentro do cavado/núcleo depressionário - será temporariamente condicionado por um intenso jet e, em geral, pouca HR na baixa atmosfera.

A convecção pós-frontal deverá ser limitada pelo baixo Cape. Contudo ainda há tempo para que isto se altere. A conjetura parece favorável à ocorrência de linhas de instabilidade de rápido desenvolvimento. Se o CAPE subir a convecção pode ser moderada a forte.

Pequenas alterações na posição da depressão trarão enormes diferenças no estado do tempo.

Tópico a seguir.
Desloco-me 6a feira para S.Miguel para uma prova desportiva e as previsões não são nada animadoras...:(
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
9 de Janeiro de 2009 não caiu?

Onde se pagava para ver era nas Berlengas.

Em Gondomar não, mas em Lamego ( vivia na altura) sim e ficou tudo retido na estrada ! Saudades ....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Por aqui nesse dia houve acumulação entre uns 5 a 10 cm. Embora ja não me lembre bem... isto a menos de 10km de Gondomar. A serra de santa justa funciona realmente como uma importante barreira contra o ar marítimo, pena não ser mais alta :D
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Dando crédito à última saída do GFS isto está mesmo um mimo. Até 8 de novembro, crendo no modelo e nas reservas que nos colocam as previsões a médio prazo, nem um pingo de chuva em Portugal Continental. O AA reposiciona-se sempre de forma a influenciar-nos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Mas há uma coisa que me deixa na dúvida.
Não é suposto a alta pressão subtropical descer de latitude à medida que a estação caminha para o inverno?
Enfim, já nada mais é como dantes...
Sim, devia descer o AA subtropical para latitudes mais baixas ...
E é isso que me agonia e preocupa-me cada ano que passa.
As mudanças climáticas é um facto, querem acreditem ou não !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Uma amostra temporal muito curta para tanto desespero e especulação. Aconselha-se calma.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Mas há uma coisa que me deixa na dúvida.
Não é suposto a alta pressão subtropical descer de latitude à medida que a estação caminha para o inverno?
Enfim, já nada mais é como dantes...

Isso é verdade, em média, em termos climatológicos. Se fizeres a média para todas as longitudes para todos os anos, claro que sim, e continua a acontecer, e vai sempre continuar a acontecer enquanto houver um ciclo solar anual...

Agora para uma determinada região e para um determinado ano, isso não acontece de forma linear e "programada" obviamente. Há oscilações e padrões anómalos. E obviamente estamos bem centrados num desses padrões anómalos, com essa extensão de uma "língua" de alta pressão sub-tropical para cima da nossa região, sem dar tréguas. Mas se fores ver as cartas de pressão/geopotencial certamente repararás que tirando essa "anomalia", em todas as regiões à volta os valores de geopotencial vão sendo (mesmo que aos soluços) gradualmente mais baixos, é o normal.
 
W

Windmill

Mas por aquilo que tenho visto, as mudanças climáticas parece que só são mais evidentes aí nessa parte do globo, tanto a nível de temperatura como a nível de falta de chuva.
Já tem alguns anos que o anticiclone deixou de ser volátil, passando a ficar mais estacionário.
Há quem diga que isto vai mudar quando a corrente do Golfo enfraquecer. O que é certo, é que o tempo vai passando e o cenário Madeira - Canárias - Peninsula Ibérica é sempre o mesmo: verão quase todo o ano.
Os Açores apesar de tudo ainda se vão safando, mas até por aqui também já se nota a falta da chuva no tempo certo.
Acho que o melhor mesmo é emigrar...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.